close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Características do Continente africano

O continente africano está dividido em dois: África islâmica e África Subsaariana. Ele apresenta uma grande diversidade cultural, religiosa e social.

Paisagem da África
Paisagem da África
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.

É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro-organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores.

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim para a consolidação da cultura no Brasil.

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista, formada por religiões nativas.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Características do Continente africano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/caracteristicas-continente-africano.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Relacione a conferência de Berlim com o mapa do continente africano. 

Por Alice de Amorim da Silva
Responder
Ver respostas

Verdadeiro ou Falso?

Mapas são representações gráficas em escala reduzida da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano podem ainda representar especialmente determinadas informações gráficas, compondo, assim, os mapas temáticos

Por Anna Clara
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Indique a cor que representa o continente africano no mapa-múndi.

a) Azul

b) Verde

c) Vermelho

d) Preto

e) Amarelo

Exercício 2

Marque o item que apresenta apenas países africanos.

a) Nigéria, Jamaica e África do Sul

b) Madagáscar, Angola e Argélia

c) Haiti, Somália e Zâmbia

d) Camarões, Egito e Trinidade e Tobago

e) Paquistão, Marrocos e Costa do Marfim

Estude agora


Dostoiévski | Literatura e Filosofia

Um dos maiores escritores de todos os tempos e uma das maiores mentes pensantes do século XIX, Fiódor Dostoiévski é...

Países mais violentos do mundo

Assista à nossa aula e conheça os países mais violentos do mundo segundo o ranking de mortes violentas. Entenda as...