Topo
pesquisar

Irradiação Térmica

Física

A transferência de calor por ondas eletromagnéticas
A transferência de calor por ondas eletromagnéticas
PUBLICIDADE

No século XVIII, o físico americano Benjamim Franklin realizou a seguinte experiência: num dia de sol, colocou sobre a neve pedaços de tecidos de diferentes cores. Depois de algumas horas, verificou que sob o tecido preto havia formado uma quantidade de água maior que sob as outras cores, sob o tecido branco, a quantidade de água era a menor.

Concluiu que as cores claras absorvem menos calor que as cores escuras, fato que podemos facilmente verificar se, em um dia quente, colocarmos uma roupa preta: sentimos mais calor pelo fato da roupa absorver maior quantidade de calor.

Como acontece essa absorção?

O processo de transferência de calor denominado irradiação térmica é feito pelas ondas eletromagnéticas, denominadas ondas de calor ou calor de radiante. Esse processo ocorre tanto em determinados meios quanto no vácuo.

As ondas de calor, ou calor radiante, geradas pelas agitações térmicas moleculares, são funções da temperatura. De um modo geral, podemos dizer que em maior ou menor grau, todos os corpos emitem energia radiante devido a sua temperatura.

Isso só não ocorre se a temperatura absoluta da substância for zero. Para nós, o principal emissor de calor é o Sol.

Com uma temperatura superficial da ordem de 6 000 K, o Sol emite calor luminoso, ou seja, calor acompanhado de luz, além de outras formas de ondas eletromagnéticas que chegam a Terra por irradiação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O paradoxo da túnica preta

Depois do que acabamos de dizer, parece inviável que habitantes do deserto usem túnicas pretas e venham a se sentir confortáveis. No entanto esse fato tem uma explicação física.

O conforto térmico proporcionado pela túnica se deve ao fato de ela ser aberta embaixo. A túnica preta pode atingir uma temperatura de 6º C a mais do que a temperatura atingida por uma túnica branca, porém esse aquecimento provoca o aquecimento do ar que está sob a túnica, produzindo uma corrente de convecção para cima.

Há portanto uma corrente de ar que entra pela parte de baixo da túnica e sai pelo tecido poroso. Então essa corrente de ar refresca o corpo.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Termologia - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Irradiação Térmica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/irradiacao-termica.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola