Convecção, ou convecção térmica, é um processo de transmissão de calor. Quando um fluido, como o ar ou a água, é aquecido, suas porções mais quentes podem sofrer dilatação térmica, expandindo seu volume. Em outras palavras, esse fluido aquecido passa a ocupar um volume maior do que o fluido nos arredores.
Todo corpo inserido em um meio líquido ou gasoso sofre a ação de uma força vertical para cima, chamada de empuxo. Essa força é proporcional ao volume do fluido deslocado pelo corpo. Como o líquido aquecido passa a ocupar um volume maior, ele sofre mais empuxo e sobe, dando origem a um movimento ascendente. A subida do fluido aquecido dá espaço para que as porções mais frias e mais densas do fluido desçam, formando um movimento descendente. O processo continua até que todo o fluido esteja sob a mesma temperatura.
Tópicos deste artigo
Resumo sobre convecção
-
Convecção é uma das formas de transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas.
-
Quando um fluido é aquecido, sua porção mais quente diminui de densidade, passando a sofrer mais com o empuxo. Assim, formam-se as correntes convectivas ascendentes.
Transmissão de calor por convecção
Quando acendemos uma lareira ou fogueira, o calor é transmitido ao redor da região onde a madeira é queimada. Essa transmissão ocorre a partir de fenômenos como a convecção e a irradiação. Assim, é possível sentir o ar quente subir, levando consigo fuligem e outros gases produzidos durante a queima. Além disso, mesmo que não estejamos tão perto das fogueiras, conseguimos perceber o calor em virtude da grande emissão de raios infravermelhos.
No cozimento de alimentos, o líquido sofre processo de convecção até que todo seu volume fique em equilíbrio térmico, cessando as correntes convectivas. No início da cocção, a água que está em contato com o fundo da panela recebe calor por condução. O aumento de temperatura leva à diminuição de densidade, por isso, essa água um pouco mais quente sobe, transferindo calor às suas vizinhanças por meio de seu movimento ascendente. O processo repete-se até que todo o fluido atinja sua temperatura de ebulição.
Convecção, irradiação e condução
A convecção é um dos processos de transmissão de calor. Além dela, existem a condução e a irradiação. Confira a definição de cada um desses processos:
-
Condução: é a transferência de calor mediante o contato entre as superfícies de dois ou mais corpos que se encontram em diferentes temperaturas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
-
Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo. Quando é fornecido calor a um fluido, formam-se correntes convectivas, que transmitem o calor até que todo o fluido entre em equilíbrio térmico.
-
Irradiação: é transferência de calor realizada por meio de ondas eletromagnéticas. Todo corpo que se encontra em temperaturas diferentes do zero absoluto troca calor em forma de ondas eletromagnéticas constantemente com suas vizinhanças. O Sol, por exemplo, aquece a Terra por meio da emissão de infravermelho e luz visível, entre outras ondas eletromagnéticas.
Exemplos de convecção
Agora que já sabemos o que é convecção, que tal conferirmos alguns exemplos de situações em que esse processo está presente?
→ Forno convectivo
Os fornos convencionais, elétricos ou a gás, têm sua chama ou aquecedor localizado na parte mais baixa do forno. Dessa forma, o ar aquecido sobe, enquanto o ar mais frio desce, formando as correntes de convecção até que todo o forno fique na mesma temperatura.
→ Nuvem convectiva
As nuvens convectivas são conhecidas por serem muito longas, estendendo-se de 11 km até 23 km de altura. Seu formato alongado surge em virtude das correntes de ar quente que sobem em seu interior. No topo dessas nuvens, o ar ascendente ganha sentido horizontal, conferindo a essa categoria uma aparência achatada, como uma bigorna.
As nuvens convectivas mais famosas são as cúmulos-nimbo, responsáveis por grandes tempestades, chuvas de granizo e de neve e, até mesmo, furacões. Saiba mais sobre os tipos de nuvens clicando aqui.
Na figura acima, temos a distribuição de temperaturas em um furacão. Os tons azuis correspondem às regiões mais frias, enquanto os tons alaranjados e avermelhados são as regiões mais quentes.
Entre outros fatores, podemos dizer que os furacões formam-se em decorrência de uma grande diferença de temperatura entre o solo e a atmosfera, criando fortes correntes convectivas ascendentes e descendentes. Essas correntes são chamadas, respectivamente, de zonas de alta e de baixa pressão.
→ Ar-condicionado e aquecedor
Os ares-condicionados são instalados, geralmente, em locais altos, já que o ar frio que eles produzem é mais denso que o ar ambiente. Com isso, o ar frio desce, e o ar quente sobe, até que todo o cômodo esteja em equilíbrio térmico.
Os aquecedores, por sua vez, são colocados no chão ou em lugares baixos para que o ar quente emitido por eles possa subir, aquecendo todo o ambiente.