PUBLICIDADE
Ao realizarmos um determinado experimento, o calor pode se propagar de três diferentes formas: convecção, condução e irradiação.
Quando o material está no estado líquido ou gasoso irá transferir calor por convecção, esse processo consiste na propagação de calor por correntes quentes e frias que sobem e descem, como se vê, a matéria em movimento é que realiza a distribuição de calor. Quando colocamos um líquido para ferver ele entra em ebulição quando o calor é distribuído por igual em toda a parte líquida, a água entra em movimento e distribui o calor.
A transferência de calor por condução ocorre, por exemplo, em metais como o alumínio, cobre e ferro. Quando o metal é aquecido as partículas que o compõe ficam agitadas e transferem calor a todas as partículas que constituem o material. E não é preciso que as moléculas se movimentem para que esta transmissão ocorra, os metais são bons condutores de calor.
Como seria a transferência de calor por irradiação?
Considere que você está próximo de uma lareira acesa, seu corpo recebe calor proveniente do fogo sem ter que precisamente tocá-lo, é mágica? Não, é a energia na forma de radiação. Como exemplo temos o maior fenômeno de todas as manhãs, que ilumina e aquece nosso planeta, o Sol. O calor solar é responsável pela vida na Terra, se não existisse a transferência de calor deste astro morreríamos congelados.
A irradiação ocorre de um corpo emissor para um receptor, no caso do sol, ele é o emissor de calor e nós somos os receptores. Esta energia é denominada de energia radiante, se propaga no espaço e é transferida por ondas eletromagnéticas.
Por Líria Alves
Graduada em Química