Em alguns locais, ouvimos o que falamos e posteriormente ouvimos novamente a nossa fala. Essa situação ocorre em razão do som emitido por nós ser refletido por alguns obstáculos.
Para uma melhor compreensão, interpretamos a reflexão sonora, que nos dá a ideia de como o som comporta-se diante do obstáculo refletor, de acordo com a posição em que ele foi emitido.
Os sons refletidos podem ser percebidos como um reforço, que são a reverberação e o eco. A percepção de um desses fenômenos deve-se à capacidade que os nossos ouvidos têm em distinguir os dois sons que chegam até ele, e essa diferenciação só ocorre mediante um intervalo de tempo superior a 0,1s entre a chegada do som emitido e do som refletido.
A proximidade entre emissor e obstáculo pode tornar o som refletido como um reforço do som emitido, em razão da grande proximidade entre eles.
Quando o som refletido chega aos nossos ouvidos em um intervalo de tempo menor que 0,1 s, e não estamos tão próximos do obstáculo, ouvimos o som refletido sem que o emitido tenha sido extinguido completamente.
O eco caracteriza-se quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1s, logo podemos perceber distintamente o som emitido e o som refletido.
Uma relação matemática permite-nos determinar a que distância devemos estar de um obstáculo para percebermos o som refletido com um eco.
Sendo a velocidade do som no ar equivalente a 340 m/s, a distância mínima para a ocorrência do eco será dada por:
Como o som deve ir até o obstáculo e voltar ao receptor, o espaço deverá ser dobrado, e o tempo considerado será de 0,1s:
Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
ALMEIDA, Frederico Borges de. "Eco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eco.htm. Acesso em 14 de abril de 2021.
O tempo da persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 segundo. Nesse intervalo de tempo, quando dois sons incidem sobre o ouvido humano, atrasados em tempos menores que 0,1 segundo, é impossível distingui-los. Considere que uma fonte de ondas sonoras emita um som e que um observador posicionado junto a essa fonte ouça o eco 2,0 s após a sua emissão. Admitindo que a velocidade do som nesse local seja constante e igual a 340 m/s, qual é a distância do obstáculo responsável pela reflexão do som?
a) 780,0 m
b) 390,0 m
c) 34,0 m
d) 17,0 m
e) 340,0 m
O eco é um fenômeno acústico produzido pela:
a) absorção das ondas sonoras.
b) refração das ondas sonoras.
c) polarização das ondas sonoras.
d) transmissão das ondas sonoras.
e) reflexão das ondas sonoras.