close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eco

O eco ocorre quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1s. Sendo assim, podemos distinguir o som emitido do som refletido.

O sonar de pesca capta o eco das ondas que atingiram um peixe ou um cardume
O sonar de pesca capta o eco das ondas que atingiram um peixe ou um cardume
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Em alguns locais, ouvimos o que falamos e posteriormente ouvimos novamente a nossa fala. Essa situação ocorre em razão do som emitido por nós ser refletido por alguns obstáculos.
Para uma melhor compreensão, interpretamos a reflexão sonora, que nos dá a ideia de como o som comporta-se diante do obstáculo refletor, de acordo com a posição em que ele foi emitido.
Os sons refletidos podem ser percebidos como um reforço, que são a reverberação e o eco. A percepção de um desses fenômenos deve-se à capacidade que os nossos ouvidos têm em distinguir os dois sons que chegam até ele, e essa diferenciação só ocorre mediante um intervalo de tempo superior a 0,1s entre a chegada do som emitido e do som refletido.

A proximidade entre emissor e obstáculo pode tornar o som refletido como um reforço do som emitido, em razão da grande proximidade entre eles.
Quando o som refletido chega aos nossos ouvidos em um intervalo de tempo menor que 0,1 s, e não estamos tão próximos do obstáculo, ouvimos o som refletido sem que o emitido tenha sido extinguido completamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O eco caracteriza-se quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1s, logo podemos perceber distintamente o som emitido e o som refletido.

Uma relação matemática permite-nos determinar a que distância devemos estar de um obstáculo para percebermos o som refletido com um eco.
Sendo a velocidade do som no ar equivalente a 340 m/s, a distância mínima para a ocorrência do eco será dada por:

Como o som deve ir até o obstáculo e voltar ao receptor, o espaço deverá ser dobrado, e o tempo considerado será de 0,1s:

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Eco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eco.htm. Acesso em 22 de maio de 2022.

De estudante para estudante


1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?

Por Vitor Lampert
Responder
Ver respostas

1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?

Por Vitor Lampert
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O tempo da persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 segundo. Nesse intervalo de tempo, quando dois sons incidem sobre o ouvido humano, atrasados em tempos menores que 0,1 segundo, é impossível distingui-los. Considere que uma fonte de ondas sonoras emita um som e que um observador posicionado junto a essa fonte ouça o eco 2,0 s após a sua emissão. Admitindo que a velocidade do som nesse local seja constante e igual a 340 m/s, qual é a distância do obstáculo responsável pela reflexão do som?

a) 780,0 m

b) 390,0 m

c) 34,0 m

d) 17,0 m

e) 340,0 m

Exercício 2

O eco é um fenômeno acústico produzido pela:

a) absorção das ondas sonoras.

b) refração das ondas sonoras.

c) polarização das ondas sonoras.

d) transmissão das ondas sonoras.

e) reflexão das ondas sonoras.

Estude agora


Tempos derivados

São derivados os tempos verbais que se originam de outros primitivos. Assista a esta videoaula para aprender um pouco...

Pré-Enem | Problemas ambientais urbanos e rurais

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...