Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eco

Eco é um fenômeno sonoro que ocorre quando o intervalo de tempo entre o som direto e o som refletido é de mais de 0,1 segundo.

Ilustração de um barco e de um submarino usando, respectivamente, o sonar e o radar, que funcionam pelo princípio do eco.
O radar e o sonar emitidos pelas embarcações funcionam pelo princípio do eco.
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O eco é um fenômeno sonoro que acontece quando existe uma diferença de tempo maior do que 0,1 segundo entre o som que se propaga direto da fonte para o ouvido e o som que recebemos depois que ele é refletido pelas superfícies. Podemos percebê-lo quando falamos próximo a uma montanha ou no interior de cavernas.

Leia também: Ondas de rádio — ondas eletromagnéticas que não precisam de meio para se propagar

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o eco

  • O eco é um fenômeno sonoro que ocorre quando o som refletido chega ao ouvinte depois do som direto.
  • Os golfinhos e morcegos possuem ecolocalização, uma adaptação biológica que permite que eles identifiquem o que está ao seu redor através do eco.
  • A distância da fonte que emite o som e o obstáculo é calculada pela metade do produto da velocidade do som no ar pelo tempo que o som levou para bater no obstáculo e refletir até o nosso ouvido.
  • O eco não pode ser confundido com a reverberação.
  • A reverberação é um fenômeno sonoro que causa a percepção de um prolongamento do som, já que a diferença de tempo entre o som direto e o som refletido é menor que 0,1 segundo.

Como o eco funciona?

O eco funciona por meio do fenômeno da reflexão do som, no qual o som sai da fonte e, ao encontrar um obstáculo, podendo ser um objeto ou um animal, retorna para a fonte.

Existem dois sons que chegam até o nosso ouvido, o som direto, recebido direto da fonte sonora, e o som refletido, proveniente da sua reflexão em alguma superfície e que demora mais tempo para nos atingir.

Ilustração representando a propagação do som até o ouvido para explicar o eco, um fenômeno sonoro.
Propagação do som até o ouvido.

O nosso sistema auditivo leva 0,1 segundo para esquecer o som que ouvimos e perceber o próximo, isso é conhecido como persistência auditiva ou de audição, e com base nela podemos perceber os fenômenos sonoros.

Se a diferença de tempo entre o som direto e o som refletido for menor que 0,1 segundo, em que as ondas sonoram chegam quase juntas ao ouvido, ocorre o fenômeno de interferência construtiva, em que o som é amplificado, mais intenso. Já se essa diferença de tempo for maior que 0,1 segundo, o nosso ouvido começa a diferenciar um som do outro, ocorrendo o que chamamos de eco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de eco

  • Alguns exemplos de eco ocorrem quando gritamos diante de uma montanha ou dentro de uma caverna, e assim primeiro ouvimos o som direto e, em seguida, o som refletido pela montanha.
  • Alguns animais, como os morcegos, baleias e golfinhos, emitem ondas ultrassônicas, que funcionam como ecolocalizadores, permitindo que eles identifiquem a posição de um obstáculo sem o uso da visão, e sim da sua sensibilidade auditiva.
Ecolocalização dos morcegos e baleias, adaptação biológica pela qual identificam o que está ao redor através do eco.
Ecolocalização dos morcegos e baleias.

Como calcular a distância do som refletido com o eco?

Para calcularmos a distância entre o observador ou fonte emissora de som e o obstáculo que produziu o eco, usamos a fórmula:

\(d=\frac{v_{som}\cdot t_{refletido}}{2}\)

  • d  → distância do observador ao obstáculo, medida em metros.
  • vsom  → velocidade do som no ar, vale 340 m/s.
  • trefletido  → tempo de ida e volta do som, medido em segundos [s].

Exemplo:

Uma pessoa grita em frente a uma montanha e ouve o som emitido após 0,2 segundo. Sabendo disso, qual é a distância da pessoa até a montanha?

Resolução:

Calcularemos a distância entre o observador e o obstáculo que produziu o eco por meio da fórmula:

\(d=\frac{v_{som}\cdot t_{refletido}}{2}\)

\(d=\frac{340\cdot0,2}{2}\)

\(d=34\ m\)

Então a pessoa está a 34 metros de distância da montanha.

Saiba também: O que é a barreira do som?

Eco e reverberação

O eco e a reverberação são fenômenos sonoros ocasionados pela reflexão do som quando ele encontra algum obstáculo:

  • Eco: a diferença de tempo entre o som direto e o som refletido é de mais de 0,1 segundo.
  • Reverberação: a diferença de tempo entre o som direto e o som refletido é próxima de 0,1 segundo, ocasionando um som mais prolongado, aquele que ouvimos nas igrejas ou em quartos vazios.

Fontes

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2) 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Eco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eco.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O tempo da persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 segundo. Nesse intervalo de tempo, quando dois sons incidem sobre o ouvido humano, atrasados em tempos menores que 0,1 segundo, é impossível distingui-los. Considere que uma fonte de ondas sonoras emita um som e que um observador posicionado junto a essa fonte ouça o eco 2,0 s após a sua emissão. Admitindo que a velocidade do som nesse local seja constante e igual a 340 m/s, qual é a distância do obstáculo responsável pela reflexão do som?

a) 780,0 m

b) 390,0 m

c) 34,0 m

d) 17,0 m

e) 340,0 m

Exercício 2

O eco é um fenômeno acústico produzido pela:

a) absorção das ondas sonoras.

b) refração das ondas sonoras.

c) polarização das ondas sonoras.

d) transmissão das ondas sonoras.

e) reflexão das ondas sonoras.