Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A audição humana

Física

Estrutura do ouvido humano
Estrutura do ouvido humano
PUBLICIDADE

Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo. Como as pessoas percebem o som?

As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração. Essas vibrações são transmitidas a um conjunto de três pequenos ossos denominados de martelo, bigorna e estribo. As vibrações passam primeiro pelo martelo, que ao entrar em vibração aciona a bigorna e este finalmente faz o estribo vibrar. Durante esse processo as vibrações são ampliadas de forma que o ouvido passa a ter capacidade de perceber sons de intensidades muito baixas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após serem ampliadas, as vibrações alcançam o ouvido interno, o qual possui forma de um caracol. Dentro dessa pequena estrutura existem pequenos pelos e um líquido que facilita a propagação do som. Após passar por essa estrutura, as ondas sonoras estimulam células nervosas que enviam, através de um nervo auditivo, os sinais ao cérebro humano. Já no cérebro esses sinais sofrem inúmeras modificações, que no final faz com que o ser humano tenha a percepção do som.

Por Marco Aurélio da Silva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "A audição humana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-audicao-humana.htm. Acesso em 15 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda como funciona a audição e descubra como é a estrutura do órgão responsável por esse sentido.
Clique aqui e descubra importantes dicas para melhorar a audição. Como sabemos, vários fatores afetam nossa capacidade de ouvir, e a perda desse sentido acarreta uma série de problemas que afetam a nossa qualidade de vida. Assim, é fundamental cuidarmos da nossa audição.
Clique aqui e conheça a diferença entre eco e reverberação, fenômenos que ocorrem com a reflexão das ondas sonoras.
Acesse o artigo e descubra o que é ultrassom e infrassom, quais as suas propriedades e principais aplicações tecnológicas.
Aprenda a diferenciar intensidade sonora, altura e timbre. Descubra o que são as características fisiológicas das ondas sonoras e como elas são percebidas.
Aprenda um pouco mais a respeito das otites, uma doença que afeta, principalmente, crianças. Neste texto, falaremos o que é otite, o que causa essa doença, explicaremos a respeito da otite média e externa e citaremos os principais sintomas desse problema. Além disso, falaremos sobre suas formas de tratamento.
Você sabe o que é a velocidade do som? Aprenda a calculá-la, conheça os fatores que a afetam diretamente e entenda qual é a sua relação com a temperatura.