Acústica é a uma área de estudo da Física que estuda todos os aspectos relacionados às ondas mecânicas, como o som, o ultrassom e as vibrações que se propagam em meios sólidos, líquidos e gasosos. Ela se concentra no estudo de fenômenos como a propagação, reflexão, absorção e interferência entre ondas sonoras.
O somé uma onda mecânica e, por esse motivo, só é capaz de se propagar em meios materiais, como ar, água ou em metais. A propagação do som é tridimensional, e uma onda sonora propaga-se de forma circular em um meio homogêneo, percorrendo distâncias iguais em todas as direções. Além disso, o som é uma onda transversal, isto é, as ondas sonoras viajam na mesma direção da perturbação que as originou.
O som é uma onda mecânica e longitudinal.
Os sonsaudíveis pelos seres humanos se encontram dentro de um intervalo de frequências chamado de espectro audível. Essas frequências distribuem-se, na média, entre 20 Hz e 20.000 Hz. Sons de frequências inferiores a 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequência superior a 800 Hz são conhecidos como ultrassons.
A detecção de ultrassons e infrassons é usada em uma grande quantidade de tecnologias e as aplicações são muitas:
detecção de abalos sísmicos;
realização de exames;
estudo de estruturas subterrâneas etc.
A velocidadedepropagação das ondas sonoras é umacaracterística do meio em que essas ondas viajam. Tal característica depende de fatores como densidade, temperatura e elasticidade do meio. Geralmente, as ondas sonoras se propagam mais rapidamente nos meios sólidos, como nos metais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Fórmulas de acústica
As fórmulas de acústica são utilizadas para calcular características do som, como velocidade de propagação, frequência, comprimento de onda, intensidade sonora etc. Confira a seguir as principais delas!
v – velocidade do som (m/s)
λ – comprimento de onda (m)
f – frequência (Hz)
A fórmula a seguir é utilizada para determinar o nível de intensidade sonora do som em decibéis:
I0 – limiar da audição humana (10-12 W/m²)
I – intensidade sonora (W/m²)
A fórmula a seguir é usada para calcular a frequência aparente, quando uma fonte sonora se move em relação a um observador:
f – frequência aparente (Hz)
f0 – frequência da fonte emissora (Hz)
vS – velocidade do som (m/s)
vF – velocidade da fonte sonora (m/s)
vM – velocidade do meio (m/s)
Acústica e música
A acústica tem aplicações diretas na música, e uma delas é o estudo dos harmônicos em cordas e em tubos sonoros, usados em grande parte dos instrumentos musicais. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso texto específico: Física nos instrumentos musicais.
Questão 1 —O fenômeno que ocorre pelo fato de as ondas sonoras sofrerem uma mudança aparente de frequência devido à movimentação relativa entre a fonte emissora e o observador é chamado de:
a) difração.
b) efeito Doppler.
c) efeito Tindall.
d) polarização.
Resolução:
O fenômeno que causa a mudança aparente na frequência das ondas é conhecido como efeito Doppler, portanto a alternativa correta é a letra B.
Questão 2 — O “volume” do som é, na verdade, a intensidade das ondas sonoras, ou seja, é a quantidade de energia transmitida pelo som a cada segundo, a cada metro quadrado. Assinale a alternativa que apresenta a unidade de medida correspondente à intensidade sonora.
a) m/s
b) m³
c) kg.m/s²
d) W/m²
Resolução:
Como é dito no enunciado, a intensidade sonora é a potência por metro quadrado, portanto a alternativa correta é a letra D.
Por Rafael Helerbrock
Professor de Física
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
HELERBROCK, Rafael.
"Acústica"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/acustica.htm. Acesso em 20 de maio
de 2022.
1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?
1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?
(UFSCar) Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças
(IFRS) O som é a propagação de uma onda mecânica longitudinal apenas em meios materiais. O som possui qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir. Associe corretamente as qualidades fisiológicas do som apresentadas na coluna da esquerda com as situações apresentadas na coluna da direita.
Qualidades fisiológicas
(1) Intensidade
(2) Timbre
(3) Frequência
Situações
( ) Abaixar o volume do rádio ou da televisão.
( ) Distinguir uma voz aguda de mulher de uma voz grave de homem.
( ) Distinguir sons de mesma altura e intensidade produzidos por vozes de pessoas diferentes.
( ) Distinguir a nota Dó emitida por um violino e por uma flauta.
( ) Distinguir as notas musicais emitidas por um violão.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é