Alguns meios de transporte aquáticos utilizam o sonar; um dispositivo criado na segunda década do século XX que pode ser usufruído com a finalidade de determinação de profundidade oceânica, captador de obstáculos e, os mais atuais, permitem gerar imagens em preto e branco do fundo do oceano.
O princípio de funcionamento desse dispositivo tão interessante está concentrado no fenômeno de reflexão que a onda sonora emitida por ele apresenta.
Conhecendo a velocidade do som (emitido pelo sonar) na água, basta marcar o tempo de ida e vinda imediatamente após a emissão do som e determinar a profundidade ou se há algum obstáculo pela frente.
Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
ALMEIDA, Frederico Borges de. "Sonar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sonar.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
(UFPE) Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de:
a) 17 m
b) 34 m
c) 68 m
d) 170 m
e) 340 m
Leia o texto a seguir:
… O USS Zumwalt é 29 metros maior que outro navio de guerra semelhante, o Arleigh Burke (DDG 51). Mas ele também é 50 vezes mais difícil de ser detectado em comparação aos atuais navios de guerra graças à sua forma angular, declarou o capitão James Downey ao jornal Portland Press Herald. Downey é o chefe do programa DDG 1000 para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O objetivo desse design "oculto" é que o navio possa navegar sem ser facilmente detectado em águas menos profundas, perto da costa...
Fonte:BBC.com;
acesso em 19/08/2016
A respeito do texto e dos fenômenos ondulatórios, marque a alternativa correta:
a) A forma angular do USS Zumwalt favorece a absorção de parte das ondas enviadas por radares, assim, o navio não é detectado;
b) A forma angular do USS Zumwalt favorece a difração de parte das ondas enviadas por radares, assim, o navio não é detectado;
c) A forma angular do USS Zumwalt favorece a reflexão de parte das ondas enviadas por radares, assim, o navio não é detectado;
d) A forma angular do USS Zumwalt favorece a refração de parte das ondas enviadas por radares, assim, o navio não é detectado;
e) A forma angular do USS Zumwalt favorece o fenômeno da interferência de ondas, assim, o navio não é detectado;
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