Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Los adjetivos

Espanhol

Os adjetivos (los adjetivos) são palavras que tanto no português como no espanhol qualificam o substantivo e concordam com ele em gênero e número.
Os adjetivos, no espanhol ou no português, são palavras que aparecem antes ou depois do substantivo e expressam qualidades ou estados de ânimo
Os adjetivos, no espanhol ou no português, são palavras que aparecem antes ou depois do substantivo e expressam qualidades ou estados de ânimo
PUBLICIDADE

Según la Real Academia Española (RAE), la palabra adjetivo viene del latín adiectivus y expresa calidad o accidente. La función gramatical del adjetivo es calificar o determinar al sustantivo, acompañándolo en género y número. Los adjetivos se clasifican tradicionalmente en dos grupos: adjetivos calificativos y adjetivos determinativos. Veamos cada uno de ellos: / De acordo com a Real Academia Espanhola (RAE), a palavra adjetivo vem do latim adiectivus e expressa qualidade ou acidente. A função gramatical do adjetivo é qualificar ou determinar o substantivo, variando como este em gênero e número. Os adjetivos classificam-se tradicionalmente em dois grupos: qualificativos e determinativos. Vejamos cada um deles:

Los adjetivos calificativos (Os adjetivos qualificativos):

Otorgan al sustantivo una cualidad./ Outorgam ao substantivo uma qualidade.

Ejemplos: Alumnos estudiosos. / Exemplos: Alunos estudiosos.

Los adjetivos calificativos se subdividen en dos grupos: explicativos y especificativos. / Os adjetivos qualificativos subdividem-se em dois grupos: explicativos e especificativos.

→ Adjetivos explicativos

Esos adjetivos explican una cualidad natural del nombre. Debido su valor explicativo, ellos adjetivos aparecen antepuesto al sustantivo. / Esses adjetivos explicam uma qualidade natural do nome. Por causa do seu valor explicativo, eles aparecem na frente do substantivo.

Ejemplo: Frío helado. / Exemplo: Frio sorvete (tradução literal para o português).

→ Adjetivos especificativos

Son los adjetivos más comunes. Su característica es especificar al sustantivo, diferenciándolo de otros nombres. / São os adjetivos mais comuns. Sua característica é especificar o substantivo, diferenciando-o de outros nomes.

Ejemplo: La carpeta morada. / Exemplos: A pasta roxa.

Cuadro de adjetivos cualificativos (explicativos y especificativos)./

Quadro de adjetivos qualificativos (explicativos e especificativos).


Los adjetivos determinativos/ Os adjetivos determinativos

Los adjetivos determinativos son aquellos que identifican al sustantivo y informan con exactitud su significado. Son clasificados en:  artículos (determinado e indeterminado), demostrativos, posesivos, numerales, indefinidos, interrogativos y exclamativos./ Os adjetivos determinativos são aqueles que identificam o substantivo da oração e informam com precisão seu significado. São classificados em: artigos (determinados e indeterminados), demonstrativos, possessivos, numerais, indefinidos, interrogativos e exclamativos.​

→ Adjetivo artículo determinado

Se refiere a algo definido. / Faz referência a algo definido, determinado.

Ejemplo: La señora Pérez está enferma. / Exemplo: A senhora Pérez está doente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Adjetivo artículo indeterminado

Ejemplo: Le hicieron unas preguntas. / Fizeram-lhe umas perguntas.

→ Adjetivo demostrativo

Indica cercanía o lejanía en relación al nombre a que se refiere. / Indica proximidade ou distância com relação ao nome a que se faz referência.

Ejemplos:

Este libro, que está en mais manos, es mío. (Cercanía)/ Este livro, que está nas minhas mãos, é meu. (Proximidade)

Esa camisa roja que está en el escaparate de la tienda es muy bonita. (En ese caso la camisa no está cerca, pero tampoco lejos.) / Essa camisa vermelha que está na vitrine da loja é muito bonita. (Nesse caso, a camisa não está próxima, mas também não está distante).

Aquel chico que está al lado del supermercado es mi vecino. (Lejanía) / Aquele menino que está do lado do supermercado é meu vizinho. (Distância)

→ Adjetivo numeral

Ese adjetivo cuantifica el sustantivo, indicándole número u orden. / Esse adjetivo atribui valor numérico ao substantivo.

Ejemplos:

María se comió tres fresas. / Maria comeu três morangos.

Mi primera clase de guitarra será mañana. / Minha primeira aula de violão será amanhã.

→ Adjetivo indefinido

Ese adjetivo generaliza el sentido del sustantivo. / Esse adjetivo generaliza o sentido do substantivo.

Ejemplo: Un día cualquiera me iré a China. / Qualquer dia desses irei à China.

→ Adjetivos interrogativo y exclamativo

Los adjetivos interrogativo y exclamativo anteceden al sustantivo y siempre llevan tilde. / Os adjetivos interrogativo e exclamativo antecedem o substantivo e levam acento sempre.

Ejemplos:

¿Cuáles películas te gustan más? (Adjetivo interrogativo) / De quais filmes você gosta mais?

¡Cuánta felicidad! (Adjetivo exclamativo) / Quanta alegria!

¡Ojo! / Atenção!

No se puede confundir los adjetivos interrogativo y exclamativo con los pronombres interrogativo y exclamativo. Esos últimos sustituyen al sustantivo. / Não se pode confundir os adjetivos interrogativo e exclamativo com os pronomes interrogativo e exclamativo. Esses últimos substituem o substantivo.

Ejemplos:

¿Cuáles te gustan? (Pronombre interrogativo) / Quais você gosta mais?

¡Cuánto lo siento! (Pronombre exclamativo) / Sinto muito!


Por Nádia Rocha
Graduada em Letras - Espanhol

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ROCHA, Nádia. "Los adjetivos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/espanhol/adjetivo.htm. Acesso em 20 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O anúncio classificado é um gênero textual no qual os adjetivos têm presença marcante. Comente sobre a finalidade dos mesmos.

Questão 2

(Fac. São Marcos) Assinale a frase incorreta, quanto à flexão de grau do adjetivo:

 a- (     ) Que tristezas são mais ruins que as nossas?
b-  (     ) A proposta era mais boa do que má.
c – (    ) A proposta era mais má do que boa.
d – (    ) Minha casa é mais grande do que pequena.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Você sabia que o alfabeto (el alfabeto) espanhol possui 27 letras? Vamos descobrir quais são e aproveitar para aprender como se pronunciam?
Ampliar o vocabulário da língua que estudamos é muito importante para comunicação e interação com outras pessoas, bem como para a compreensão de vários tipos de textos sem precisar ficar indo o tempo todo ao dicionário. Aprenda aqui o vocabulário das emoções e estados de ânimo em espanhol!
Que tal conhecer algumas expressões usuais (expresiones usuales) em Espanhol? Elas podem facilitar a comunicação com algum hispanofalante. Aprenda já!
Conheça os advérbios em espanhol. Saiba quais são os grupos em que se dividem, e aprenda quais são as suas funções.
Descubra como se dizem as cores em espanhol, ‘los colores’, e aprenda algumas expressões linguísticas engraçadas e curiosas que usam o vocabulário das cores.
Saiba o que são os pronomes e quais são os “pronombres demostrativos” em espanhol. Conheça as suas diferentes formas e saiba como os usar adequadamente.
Conheça os “pronombres posesivos”, pronomes possessivos em espanhol. Saiba quais são suas funções e como utilizá-los adequadamente observando os exemplos.
Aprenda como funciona a classificação dos “sustantivos” (substantivos em espanhol). Resolva os exercícios sobre esse importante tema.
Aprenda sobre os verbos de “cambio”, verbos de mudança em espanhol. Conheça quais os tipos de mudanças que eles expressam e as diferenças entre elas.