PUBLICIDADE
O petróleo, também conhecido como óleo cru e até mesmo por Ouro Negro, faz jus a esta denominação, uma vez que se tornou a principal fonte de combustível da sociedade moderna. Está presente em nossos veículos e em objetos que usamos em nosso cotidiano, como por exemplo, maquiagens, embalagens, tecidos, etc.
Em se tratando de composição química, o petróleo tem a sua: é constituído de compostos orgânicos denominados hidrocarbonetos. Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares. Os hidrocarbonetos mais pesados estão na forma sólida, e os mais leves são gases. Com este princípio é possível obter frações de petróleo para todos os gostos.
As chamadas refinarias de petróleo são as responsáveis por deixá-lo livre de impurezas e materiais contaminantes. Depois de fracionado, o petróleo segue para a vasta indústria petroquímica, onde será convertido em subprodutos, tais como: querosene, óleo diesel, gás natural, gás de cozinha, graxas, parafinas e gasolina.
Por Líria Alves
Graduada em Química