Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Início da primavera no Hemisfério Sul

23 de setembro, oficialmente, tem início a primavera no Hemisfério Sul. Esse é o dia do ano em que os dias e as noites têm igual duração.

Imagem de um broto na terra com o escrito “Primavera no Hemisfério Sul – 23 de setembro”.
A primavera, no Hemisfério Sul, tem início oficial em 23 de setembro, mas sabe-se que essa data sofre variações.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O início da primavera do Hemisfério Sul tem início oficial em 23 de setembro, quando também se inicia o outono no Hemisfério Norte. A primavera é a estação em que ocorre a floração de diversas espécies de plantas, o que confere à atmosfera um clima de renovação. Nesse período, animais tendem a sair da hibernação e animais polinizadores têm sua atividade intensificada.

Em geral, tem-se a primavera com o um período de temperaturas amenas e agradáveis, além da acentuação da umidade. Entretanto, para além da ocorrência geral das chuvas, na região central do Brasil, onde o clima é o tropical continental e há maior incidência dos raios solares, é na primavera que se dá o aumento considerável da temperatura e a queda da umidade, que pode atingir níveis alarmantes.

O que define astronomicamente o início e o fim da primavera no globo terrestre são os fenômenos equinócio e solstício. No Hemisfério Norte, a primavera se inicia em 21 de março.

Leia mais: 21 de setembro — Dia da Árvore

Tópicos deste artigo

Que dia começa a primavera no Hemisfério Sul?

Todos os anos, no dia 23 de setembro, tem-se oficialmente o início da primavera, uma das quatro estações do ano. Mas, nessa data, é primavera apenas no Hemisfério Sul, pois, no Hemisfério Norte, é quando se inicia o outono.

Do ponto de vista técnico, a primavera não necessariamente coincide com a sua data oficial. Por exemplo: no ano de 2014, o seu início correto, segundo o portal Climatempo, foi às 23h29 do dia 22 de setembro. Já em 2022, a estação teve início às 22h04 do dia 22 de setembro.

Podemos pensar então no que marca, astronomicamente, o início da primavera, e a resposta são os fenômenos equinócio e solstício. A seguir, veremos um pouco da relação entre eles e a referida estação.

  • Equinócio

A data de início da primavera possui relação com o fenômeno equinócio, que nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.

É válido lembrar, porém, que o equinócio exato só ocorre em um momento do ano, pois, logo depois, a luz solar, gradativamente, inclina-se para o Hemisfério Sul, fazendo com que, aos poucos, os dias se tornem cada vez mais longos do que as noites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Solstício

Quando o processo dos dias se tornarem mais longos atinge o seu ponto máximo, ou seja, o momento em que o dia for o mais extenso possível, temos o solstício, que costuma ocorrer no dia 21 de dezembro, encerrando a primavera e iniciando o verão.

Atenção: Perceba, porém, que as estações do ano são apenas convenções, pois, se pensarmos bem, a data de início da primavera é apenas o ápice do posicionamento da Terra em relação aos raios solares durante o movimento de translação. Assim, à medida que o tempo passar, mais próximos do verão estaremos e, gradativamente, teremos “menos primavera”.

Esquema ilustrativo do movimento de translação da Terra.
Astronomicamente, o início das estações do ano depende do movimento de translação da Terra e, mais especificamente, do equinócio e do solstício.

O que acontece na primavera?

É válido mencionar que não necessariamente a primavera é a “estação das flores”. Isso porque essa estação provoca diferentes efeitos sobre diferentes lugares, de modo que nem sempre essa época do ano obedece ao estereótipo do céu azul, sol radiante, temperaturas amenas e ambiente florido. No Brasil, por exemplo, a primavera pode se dar de maneira distinta da tradicional, com ocorrência de baixa umidade e aumento de temperatura em algumas regiões.

  • Como é a primavera no Brasil?

No Brasil, nesse período, muitas regiões começam a receber as fortes chuvas, que costumam se iniciar no final do mês de setembro e no início do mês de outubro, prolongando-se durante quase todo o verão.

É também durante a primavera que o fenômeno do El Niño se manifesta aqui, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no Norte e Nordeste.

Escritor do artigo
Escrito por: Rodolfo F. Alves Pena Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Início da primavera no Hemisfério Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/chegada-primavera.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante