Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

4 CEOs importantes no mercado mundial

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Podemos começar o texto perguntando o que é um CEO? Faz sentido uma introdução rápida para colaborar com quem não está familiarizado com esse termo. CEO (Chief Executive Officer): diretor-geral ou presidente da empresa, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional.

Essa função, em qualquer empresa do mundo, mas principalmente nas grandes, é extremamente estratégica, e o perfil profissional pode impactar no sucesso ou fracasso de marcas e produtos. Ao mesmo tempo que é sonho de vários profissionais, temos que entender que existe apenas um por empresa, ou seja, além da necessidade de boa escolha, é fundamental entender a responsabilidade por trás da função.

Para mostrar um pouco a importância dessa função, principalmente para empreendedores que começam suas startups e, sendo assim, se tornam CEOs, vamos apresentar a seguir alguns cases de sucesso.

Leia também: 5 metodologias para startups

4 CEOs importantes no mercado mundial

Os CEOs estão no topo da hierarquia operacional de uma empresa, cumprindo o cargo de diretores-gerais.
Os CEOs estão no topo da hierarquia operacional de uma empresa, cumprindo o cargo de diretores-gerais.

1. Elon Musk

Empresa: Tesla.

Nascido na África do Sul, é o fundador de uma das empresas mais sofisticadas em tecnologia do mundo, chamada de Tesla e SpaceX. Foi cofundador da empresa de pagamentos PayPal, mas destituído após desentendimento com outros líderes da empresa, que, em 2002, foi vendida para o Ebay por $1,5 bilhão.

Ele é uma das pessoas que contemplam a lista dos mais ricos do mundo e o ranking de bilionários pela Bloomberg e Forbes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Tim Cook

Empresa: Apple.

Nasceu na cidade de Mobile, Estados Unidos, e se formou em Engenharia de Produção Industrial pela Universidade de Auburn. Trabalhou em grandes empresas, como Compaq e IBM. Desde agosto de 2011, Tim Cook atua como CEO da Apple, uma das empresas mais inovadoras do mundo e fundada por Steve Jobs, que o convidou para assumir a empresa e liderar as conferências para anúncios de novos produtos. Ele exerce um papel estratégico muito bem-sucedido, que cresce fortemente desde que assumiu o cargo.

3. Sundar Pichai

Empresa: Google.

Nasceu na Índia, onde concluiu tanto o ensino de base e superior em Engenharia Metalúrgica. Mudou para os EUA, onde continuou estudando, e iniciou o trabalho na Applied Materials e McKinsey & Company. Em 2004, entrou para o Google como um dos gerentes responsáveis pelo Google Maps, Gmail e Chrome. Em 2014, foi chamado para assumir a presidência executiva da Microsoft, mas recusou o convite para assumir o lugar de Larry Page, CEO do Google na época.

Veja também: 3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego

4. Satya Nadella

Empresa: Microsoft.

Nasceu em Hyderabad, na Índia, onde se formou em Engenharia pela Manipal Institute of Technology. Mudou para os EUA e entrou no MBA em Ciência da Computação e Negócios da Universidade de Chicago. Após o término do programa, começou a trabalhar na Sun Microsystems e, depois de dois anos, na Microsoft. Desenvolveu diversos trabalhos em diferentes áreas na empresa e foi promovido a CEO em 2014. Foi a terceira pessoa a ocupar a vaga na história da empresa.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça três oportunidades que a faculdade pode oferecer ao jovem empreendedor, sem limitá-lo apenas ao estudo.
Clique aqui e conheça três pontos positivos em ser empreendedor após a conclusão do ensino médio, mas sem a necessidade de abrir mão de um curso superior.
Leia este artigo e veja algumas dicas de empreendedorismo retiradas da série da Netflix “Cobra Kai”. Descubra como a ficção pode te ajudar a empreender.
Clique aqui e leia cinco dicas para jovens empreendedores venderem seus produtos e alcançarem cada vez mais o sucesso de sua empresa.
Confira dicas de empreendedorismo com o CEO Léo Gmeiner, para potencializar seus conhecimentos sobre as formas corretas de empreender e desenvolver seu negócio.
Leia quatro dicas importantes sobre empreendedorismo dadas pelo CEO Pablo Sales, para que você saiba como começar em sua jornada e o que esperar no futuro.