PUBLICIDADE
Podemos começar o texto perguntando o que é um CEO? Faz sentido uma introdução rápida para colaborar com quem não está familiarizado com esse termo. CEO (Chief Executive Officer): diretor-geral ou presidente da empresa, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional.
Essa função, em qualquer empresa do mundo, mas principalmente nas grandes, é extremamente estratégica, e o perfil profissional pode impactar no sucesso ou fracasso de marcas e produtos. Ao mesmo tempo que é sonho de vários profissionais, temos que entender que existe apenas um por empresa, ou seja, além da necessidade de boa escolha, é fundamental entender a responsabilidade por trás da função.
Para mostrar um pouco a importância dessa função, principalmente para empreendedores que começam suas startups e, sendo assim, se tornam CEOs, vamos apresentar a seguir alguns cases de sucesso.
Leia também: 5 metodologias para startups
Tópicos deste artigo
4 CEOs importantes no mercado mundial
1. Elon Musk
Empresa: Tesla.
Nascido na África do Sul, é o fundador de uma das empresas mais sofisticadas em tecnologia do mundo, chamada de Tesla e SpaceX. Foi cofundador da empresa de pagamentos PayPal, mas destituído após desentendimento com outros líderes da empresa, que, em 2002, foi vendida para o Ebay por $1,5 bilhão.
Ele é uma das pessoas que contemplam a lista dos mais ricos do mundo e o ranking de bilionários pela Bloomberg e Forbes.
2. Tim Cook
Empresa: Apple.
Nasceu na cidade de Mobile, Estados Unidos, e se formou em Engenharia de Produção Industrial pela Universidade de Auburn. Trabalhou em grandes empresas, como Compaq e IBM. Desde agosto de 2011, Tim Cook atua como CEO da Apple, uma das empresas mais inovadoras do mundo e fundada por Steve Jobs, que o convidou para assumir a empresa e liderar as conferências para anúncios de novos produtos. Ele exerce um papel estratégico muito bem-sucedido, que cresce fortemente desde que assumiu o cargo.
3. Sundar Pichai
Empresa: Google.
Nasceu na Índia, onde concluiu tanto o ensino de base e superior em Engenharia Metalúrgica. Mudou para os EUA, onde continuou estudando, e iniciou o trabalho na Applied Materials e McKinsey & Company. Em 2004, entrou para o Google como um dos gerentes responsáveis pelo Google Maps, Gmail e Chrome. Em 2014, foi chamado para assumir a presidência executiva da Microsoft, mas recusou o convite para assumir o lugar de Larry Page, CEO do Google na época.
Veja também: 3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego
4. Satya Nadella
Empresa: Microsoft.
Nasceu em Hyderabad, na Índia, onde se formou em Engenharia pela Manipal Institute of Technology. Mudou para os EUA e entrou no MBA em Ciência da Computação e Negócios da Universidade de Chicago. Após o término do programa, começou a trabalhar na Sun Microsystems e, depois de dois anos, na Microsoft. Desenvolveu diversos trabalhos em diferentes áreas na empresa e foi promovido a CEO em 2014. Foi a terceira pessoa a ocupar a vaga na história da empresa.
Por Nova Educa