Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

3 oportunidades que a faculdade oferece ao jovem empreendedor

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Cada dia mais os jovens se perguntam como eles querem desenhar o seu futuro e, quando chegam a uma fase de decisão, avaliam as possibilidades, buscando escolher o melhor caminho. Tendo em vista as oportunidades, situação financeira e objetivos, muitos ficam em dúvida sobre o que fazer: estudar ou trabalhar?

Quando se acaba o ensino médio, ou mesmo estando nele, é muito difícil fazer uma escolha que pode impactar o restante da vida, por esse motivo é importante conversar com familiares, profissionais do mercado, professores e qualquer pessoa que possa compartilhar a experiência de como ela fez as suas próprias escolhas.

Não temos a pretensão de dar todas as respostas a um questionamento muito complexo, mas, avaliando de forma simples, podemos ter uma certeza: as duas opções são importantes, ou seja, não é uma questão de escolha, mas de como seguir os dois caminhos em paralelo. Organizamos assim em duas partes os pontos positivos de fazer faculdade e de empreender. Aproveite e deixe seu ponto de vista!

Leia também: 5 metodologias para startups

Optar por uma graduação não deve ser sinônimo de anular o desejo de empreender. Ambas as atividades podem ser realizadas visando ao mesmo propósito.
Optar por uma graduação não deve ser sinônimo de anular o desejo de empreender. Ambas as atividades podem ser realizadas visando ao mesmo propósito.

Pontos positivos de fazer faculdade

1. Networking

Estudando você tem a oportunidade de conhecer pessoas que buscam objetivos parecidos com o seu, logo é possível dividir e compartilhar ideias ou objetivos constantemente. Nesse cenário é mais fácil aumentar o seu relacionamento e entender o mercado, pois, em uma sala de aula com 30 alunos, normalmente vários deles trabalham em diferentes empresas, trazendo, assim, novas culturas e processos para todos.

Essa experiência não impede você de empreender, mas potencializa seu lado profissional e, ao mesmo tempo, pode colaborar para encontrar um emprego fixo que lhe trará aperfeiçoamento e vivência de mercado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Conhecimento

Na faculdade você terá diversos professores e vai conviver com palestras e eventos universitários. A troca de conhecimento é muito importante, mas buscar mentores ou referências é o grande diferencial. Quando se é jovem, a fase é de aprendizagem, portanto busque conhecimento e não tente pular esse estágio, pois, quanto mais absorver informação, mais maduro e assertivo nas decisões irá se tornar.

Lembre-se de que a grande vantagem de estar em uma faculdade é que você pode escolher o que vai estudar, assim é possível no início avaliar conteúdos mais generalistas; porém, quanto mais for passando o tempo, maior será a possibilidade de especialização ou de aprofundar em conteúdos de maior interesse pessoal.

Veja também: 3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego 

3. Facilidade para o emprego

Uma grande vantagem de fazer faculdade é o trabalho formal. Mesmo com risco de demissão, existe uma segurança, e seu salário cai todos os meses na conta-corrente, sem grandes surpresas. Mas esse formato exige compromisso de horário e responsabilidades; por outro lado, traz estabilidade e oportunidades no plano de carreira. Para conseguir um bom emprego, é muito importante a formação acadêmica, e muitos empreendedores começaram a vida profissional trabalhando para grandes empresas, juntando grana, ganhando experiência, para depois se arriscarem nos seus sonhos.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Aprenda 10 termos importantes sobre vendas para te ajudar nesse processo que é fundamental no ramo do empreendedorismo.
Aprenda 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo e atualize-se na área de vendas on-line e na interação virtual com seus clientes.
Leia o texto para descobrir três importantes pontos para ajudar na hora de decidir entre empreendedorismo e emprego.
Clique aqui e conheça três pontos positivos em ser empreendedor após a conclusão do ensino médio, mas sem a necessidade de abrir mão de um curso superior.
Leia este texto e conheça quatro CEOs importantes no mercado mundial. Aprenda também a relevância e a função desse cargo fundamental dentro de uma empresa.
Conheça o conceito de Open Innovation (inovação aberta) e confira quatro formas de utilizá-lo em sua empresa, assim como alguns possíveis resultados.
Leia este texto e descubra quatro importantes tendências de negócios para novos empreendedores em 2021. Saiba em que área começar uma nova empresa.
Confira cinco ações para começar a sua empresa! Saiba de que forma você pode aproveitar da melhor forma seu pensamento empreendedor e colocá-lo em prática.
Clique aqui e leia cinco dicas para jovens empreendedores venderem seus produtos e alcançarem cada vez mais o sucesso de sua empresa.
Você sabia que as crianças podem desenvolver estresse assim como os adultos? Clique aqui e descubra 5 dicas para evitar o estresse infantil.