close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

3 oportunidades que a faculdade oferece ao jovem empreendedor

No fim do ensino médio, surge a dúvida: trabalhar ou estudar? É importante notar que uma escolha não anula a outra, pois a faculdade pode ajudar muito na hora de empreender.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Cada dia mais os jovens se perguntam como eles querem desenhar o seu futuro e, quando chegam a uma fase de decisão, avaliam as possibilidades, buscando escolher o melhor caminho. Tendo em vista as oportunidades, situação financeira e objetivos, muitos ficam em dúvida sobre o que fazer: estudar ou trabalhar?

Quando se acaba o ensino médio, ou mesmo estando nele, é muito difícil fazer uma escolha que pode impactar o restante da vida, por esse motivo é importante conversar com familiares, profissionais do mercado, professores e qualquer pessoa que possa compartilhar a experiência de como ela fez as suas próprias escolhas.

Não temos a pretensão de dar todas as respostas a um questionamento muito complexo, mas, avaliando de forma simples, podemos ter uma certeza: as duas opções são importantes, ou seja, não é uma questão de escolha, mas de como seguir os dois caminhos em paralelo. Organizamos assim em duas partes os pontos positivos de fazer faculdade e de empreender. Aproveite e deixe seu ponto de vista!

Leia também: 5 metodologias para startups

Optar por uma graduação não deve ser sinônimo de anular o desejo de empreender. Ambas as atividades podem ser realizadas visando ao mesmo propósito.
Optar por uma graduação não deve ser sinônimo de anular o desejo de empreender. Ambas as atividades podem ser realizadas visando ao mesmo propósito.

Tópicos deste artigo

Pontos positivos de fazer faculdade

1. Networking

Estudando você tem a oportunidade de conhecer pessoas que buscam objetivos parecidos com o seu, logo é possível dividir e compartilhar ideias ou objetivos constantemente. Nesse cenário é mais fácil aumentar o seu relacionamento e entender o mercado, pois, em uma sala de aula com 30 alunos, normalmente vários deles trabalham em diferentes empresas, trazendo, assim, novas culturas e processos para todos.

Essa experiência não impede você de empreender, mas potencializa seu lado profissional e, ao mesmo tempo, pode colaborar para encontrar um emprego fixo que lhe trará aperfeiçoamento e vivência de mercado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Conhecimento

Na faculdade você terá diversos professores e vai conviver com palestras e eventos universitários. A troca de conhecimento é muito importante, mas buscar mentores ou referências é o grande diferencial. Quando se é jovem, a fase é de aprendizagem, portanto busque conhecimento e não tente pular esse estágio, pois, quanto mais absorver informação, mais maduro e assertivo nas decisões irá se tornar.

Lembre-se de que a grande vantagem de estar em uma faculdade é que você pode escolher o que vai estudar, assim é possível no início avaliar conteúdos mais generalistas; porém, quanto mais for passando o tempo, maior será a possibilidade de especialização ou de aprofundar em conteúdos de maior interesse pessoal.

Veja também: 3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego 

3. Facilidade para o emprego

Uma grande vantagem de fazer faculdade é o trabalho formal. Mesmo com risco de demissão, existe uma segurança, e seu salário cai todos os meses na conta-corrente, sem grandes surpresas. Mas esse formato exige compromisso de horário e responsabilidades; por outro lado, traz estabilidade e oportunidades no plano de carreira. Para conseguir um bom emprego, é muito importante a formação acadêmica, e muitos empreendedores começaram a vida profissional trabalhando para grandes empresas, juntando grana, ganhando experiência, para depois se arriscarem nos seus sonhos.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Clube do empreendedorismo

10 termos importantes sobre vendas no empreendedorismo

Aprenda 10 termos importantes sobre vendas para te ajudar nesse processo que é...

Clube do empreendedorismo

10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo

Aprenda 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo e atualize-se na área...

Clube do empreendedorismo

3 coisas importantes para definir entre empreendedorismo e emprego

Leia o texto para descobrir três importantes pontos para ajudar na hora de decidir...

Clube do empreendedorismo

3 pontos positivos em ser empreendedor

Clique aqui e conheça três pontos positivos em ser empreendedor após a conclusão...

Clube do empreendedorismo

4 CEOs importantes no mercado mundial

Leia este texto e conheça quatro CEOs importantes no mercado mundial. Aprenda...

Clube do empreendedorismo

4 formas de utilizar Open Innovation e empreendedorismo

Conheça o conceito de Open Innovation (inovação aberta) e confira quatro formas...

Clube do empreendedorismo

4 tendências para novos empreendedores em 2021

Leia este texto e descubra quatro importantes tendências de negócios para novos...

Clube do empreendedorismo

5 ações para começar sua empresa

Confira cinco ações para começar a sua empresa! Saiba de que forma você pode...

Clube do empreendedorismo

5 dicas para empreendedores venderem seus produtos

Clique aqui e leia cinco dicas para jovens empreendedores venderem seus produtos e...

Saúde na escola

5 dicas para evitar o estresse infantil

Você sabia que as crianças podem desenvolver estresse assim como os adultos?...

Estude agora


Niketche – uma história de poligamia

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a obra Niketche – uma história de poligamia, da...

Os maiores produtores de petróleo do mundo

Assista à videoaula e conheça os países que mais produzem petróleo no mundo. Saiba qual o papel dos países que...