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Um dos maiores sucessos da Netflix (projeto original do YouTube Red) é a série Cobra Kai. A história é a continuação do clássico Karatê Kid, um dos filmes mais conhecidos da década de 80, e segue no enredo com uma história sobre um Johnny Lawrence fracassado, que busca redenção, ao reabrir o dojo Cobra Kai, reacendendo a sua rivalidade com o agora bem-sucedido Daniel LaRusso, que tem lutado para manter o equilíbrio em sua vida sem a orientação do mentor, sr. Miyagi. Paralelamente ao conflito dos dois, estão as histórias dos alunos de Lawrence e LaRusso, que trazem para a série conflitos dos jovens e atualizam a trama com os dias atuais.
Contudo, por trás do drama e aventura, existe a ação empreendedora que ambos protagonistas fazem na criação de suas escolas de artes marciais, desde o nascimento do conceito até o funcionamento e resultados que surgem. O objetivo deste conteúdo não é dar spoiler ou debater a trama, mas, de alguma forma, seremos obrigados a comentar sobre itens da história, ou seja, não vai perder a graça para quem não assistiu e orientará aqueles que já são fãs.
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Tópicos deste artigo
4 dicas de empreendedorismo da série Cobra Kai
1. Produto e ambiente
Nitidamente os personagens principais amam o karatê, o que facilita muito a vontade de abrir o seu próprio negócio. Quando empreendedores descobrem uma vocação, isso deixa de ser apenas um trabalho e se torna algo que faz parte da vida. No entanto, não basta apenas gostar, é preciso ter conhecimento e entender sobre o que está sendo desenvolvido, portanto, estudar e se preparar bem é fundamental para o sucesso.
Por outro lado, o ambiente, a decoração ou a comunicação visual precisam estar alinhados com seu produto. Na série, as academias de luta recebem os padrões visuais da personalidade e dos princípios de cada personagem: Johnny com frases e regras na parede que se conectam com sua forma de ensinar; e Daniel com o uso da harmonia no ambiente para transmitir conhecimento. Não é uma questão de melhor ou pior, apenas de alinhamento.
2. Demanda
Buscar alunos novos para nenhuma das empresas começa de maneira fácil, pelo contrário, no início são apenas frustrações e derrotas no aspecto de vendas. Todo empreendedor precisa criar estratégias que gerem conexão com seu público-alvo. Johnny percebe um grande gatilho comercial quando o vídeo da luta de Miguel viraliza, e vários estudantes se interessam em iniciar o programa do Cobra Kai. Com isso, ele produz mais conteúdo para internet, buscando transmitir seu conceitos para todos.
Enquanto isso, Daniel tenta, por meio de uma apresentação e bate-papos, atrair público, e percebe que acaba entrando em conflito com as estratégias da concorrência, em resumo, ele só consegue sucesso quando percebe que seu público é justamente aquele que não quer ir para o Cobra Kai, ou seja, o perfil é diferente. Reparem como é importante perceber que empresas parecidas podem dividir o mercado e como o comportamento da demanda precisa ser avaliado para desenhar a melhor estratégia de vendas.
Veja também: 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo
3. Gestão
Esse aspecto é o drama dos personagens, pois ambos se perdem quando não conseguem se organizar e planejar suas vidas. No dojo do Johnny, é evidente que a gestão financeira é o grande problema, no início, com a organização de pagamentos, e depois, discussões com o locatário (que causa um problema complexo no final da segunda temporada).
Daniel tem mais sucesso financeiro, porém sua gestão de tempo e prioridades conflita com sua loja de veículos, o que acaba causando dificuldades no relacionamento com sua esposa e família. Empreendedor precisa ser gestor de diferentes assuntos, quem pretende entrar nessa aventura, deve estudar e se organizar muito bem para não se perder no meio do caminho.
4. Espírito de equipe
Tudo que trabalha com disciplina e organização de pessoas para alcançar objetivos parecidos traz consigo o espírito de equipe. Os alunos, ou clientes, das academias se conectam com os conceitos e não com o produto. Eles acreditam nas pessoas e não em um serviço, e o principal, todos conseguem perceber a evolução e os resultados.
Montar produtos com qualidade é fundamental para o sucesso, porém criar uma conexão com os clientes pode ser seu maior diferencial. Todo empreendedor precisa avaliar como será a eficiência do seu relacionamento e comunicação com todos aqueles que se envolvem com o negócio.
Por Nova Educa