Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

4 dicas de empreendedorismo da série “Cobra Kai”

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Um dos maiores sucessos da Netflix (projeto original do YouTube Red) é a série Cobra Kai. A história é a continuação do clássico Karatê Kid, um dos filmes mais conhecidos da década de 80, e segue no enredo com uma história sobre um Johnny Lawrence fracassado, que busca redenção, ao reabrir o dojo Cobra Kai, reacendendo a sua rivalidade com o agora bem-sucedido Daniel LaRusso, que tem lutado para manter o equilíbrio em sua vida sem a orientação do mentor, sr. Miyagi. Paralelamente ao conflito dos dois, estão as histórias dos alunos de Lawrence e LaRusso, que trazem para a série conflitos dos jovens e atualizam a trama com os dias atuais.

Contudo, por trás do drama e aventura, existe a ação empreendedora que ambos protagonistas fazem na criação de suas escolas de artes marciais, desde o nascimento do conceito até o funcionamento e resultados que surgem. O objetivo deste conteúdo não é dar spoiler ou debater a trama, mas, de alguma forma, seremos obrigados a comentar sobre itens da história, ou seja, não vai perder a graça para quem não assistiu e orientará aqueles que já são fãs.

Leia também: 5 lições do documentário “The Playbook”, da Netflix 

4 dicas de empreendedorismo da série Cobra Kai

O mundo ficcional pode nos inspirar com diferentes modelos de empreendedorismo.
O mundo ficcional pode nos inspirar com diferentes modelos de empreendedorismo.

1. Produto e ambiente

Nitidamente os personagens principais amam o karatê, o que facilita muito a vontade de abrir o seu próprio negócio. Quando empreendedores descobrem uma vocação, isso deixa de ser apenas um trabalho e se torna algo que faz parte da vida. No entanto, não basta apenas gostar, é preciso ter conhecimento e entender sobre o que está sendo desenvolvido, portanto, estudar e se preparar bem é fundamental para o sucesso.

Por outro lado, o ambiente, a decoração ou a comunicação visual precisam estar alinhados com seu produto. Na série, as academias de luta recebem os padrões visuais da personalidade e dos princípios de cada personagem: Johnny com frases e regras na parede que se conectam com sua forma de ensinar; e Daniel com o uso da harmonia no ambiente para transmitir conhecimento. Não é uma questão de melhor ou pior, apenas de alinhamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Demanda

Buscar alunos novos para nenhuma das empresas começa de maneira fácil, pelo contrário, no início são apenas frustrações e derrotas no aspecto de vendas. Todo empreendedor precisa criar estratégias que gerem conexão com seu público-alvo. Johnny percebe um grande gatilho comercial quando o vídeo da luta de Miguel viraliza, e vários estudantes se interessam em iniciar o programa do Cobra Kai. Com isso, ele produz mais conteúdo para internet, buscando transmitir seu conceitos para todos.

Enquanto isso, Daniel tenta, por meio de uma apresentação e bate-papos, atrair público, e percebe que acaba entrando em conflito com as estratégias da concorrência, em resumo, ele só consegue sucesso quando percebe que seu público é justamente aquele que não quer ir para o Cobra Kai, ou seja, o perfil é diferente. Reparem como é importante perceber que empresas parecidas podem dividir o mercado e como o comportamento da demanda precisa ser avaliado para desenhar a melhor estratégia de vendas.

Veja também: 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo  

3. Gestão

Esse aspecto é o drama dos personagens, pois ambos se perdem quando não conseguem se organizar e planejar suas vidas. No dojo do Johnny, é evidente que a gestão financeira é o grande problema, no início, com a organização de pagamentos, e depois, discussões com o locatário (que causa um problema complexo no final da segunda temporada).

Daniel tem mais sucesso financeiro, porém sua gestão de tempo e prioridades conflita com sua loja de veículos, o que acaba causando dificuldades no relacionamento com sua esposa e família. Empreendedor precisa ser gestor de diferentes assuntos, quem pretende entrar nessa aventura, deve estudar e se organizar muito bem para não se perder no meio do caminho.

4. Espírito de equipe

Tudo que trabalha com disciplina e organização de pessoas para alcançar objetivos parecidos traz consigo o espírito de equipe. Os alunos, ou clientes, das academias se conectam com os conceitos e não com o produto. Eles acreditam nas pessoas e não em um serviço, e o principal, todos conseguem perceber a evolução e os resultados.

Montar produtos com qualidade é fundamental para o sucesso, porém criar uma conexão com os clientes pode ser seu maior diferencial. Todo empreendedor precisa avaliar como será a eficiência do seu relacionamento e comunicação com todos aqueles que se envolvem com o negócio.

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Leia este texto e conheça quatro CEOs importantes no mercado mundial. Aprenda também a relevância e a função desse cargo fundamental dentro de uma empresa.
Confira dicas valiosas que podem ser extraídas do filme “O Senhor Estagiário” para quem está empreendendo e quer ter uma carreira profissional de sucesso.
Conheça alguns apps gratuitos de celular/tablet que podem colaborar com a organização de ideias e conteúdos, além de contribuir com a produtividade.
Conheça alguns apps de celular que são acessíveis e ajudam muito na hora de empreender, seja na organização, seja na praticidade que eles trazem.
Veja cinco ações importantes para lidar com a crise e saiba o que é possível fazer para não ficar em desvantagem nesse tipo de situação.
Confira cinco ações para começar a sua empresa! Saiba de que forma você pode aproveitar da melhor forma seu pensamento empreendedor e colocá-lo em prática.
Veja 5 ações para depois da crise e saiba como é possível retomar as atividades de forma rentável e reestruturar sua empresa após um momento pouco favorável.
Clique aqui e leia estas cinco lições para empreendedores que tiramos da série “The Playbook” e veja como temos muito a aprender nas plataformas de “streaming”.
Conheça cinco metodologias que podem auxiliar na criação e desenvolvimento de startups. Veja como cada metodologia pode garantir o crescimento rápido de sua empresa.
Clique aqui e conheça 6 filmes sobre empreendedorismo que podem te ensinar e inspirar ao mesmo tempo em que você se diverte.