PUBLICIDADE
Já apresentamos muitos conteúdos sobre empreendedorismo, mas resolvemos agora lançar um novo formato. Faremos algumas entrevistas com CEOs ou fundadores de startups, verdadeiros empreendedores que trarão a realidade e ponto de vista de quem está batalhando no mercado para fazer sua empresa acontecer. E lembrem-se: para crescer mais rápido, aprendam com os erros e acertos dos outros. Vai facilitar o seu caminho se já souber os riscos que possam surgir.
Neste artigo vamos tirar algumas informações de um cara super para frente, que desenvolve soluções para o mercado educacional e é muito parceiro quando o assunto é ajudar o próximo: Léo Gmeiner.
Leia também: 3 pontos positivos em ser empreendedor
Tópicos deste artigo
Quem é Léo Gmeiner?
Pai ao cubo, começou a carreira profissional como jornalista há mais de 20 anos. Há 17, resolveu empreender formalmente. Fundou uma agência de comunicação, uma agência de marketing e, depois, a Intuitive Appz, que, desde 2010, desenvolve tecnologia para clientes como Qualcomm, Mercedes-Benz, Mattel e Disney-Pixar. Em 2013, criou o Filho sem Fila, startup que lida com segurança e logística escolar inteligente. Também é diretor do Comitê de Edtechs da ABStartups e Professor de Inovação e Empreendedorismo da FIAP. (Perfil no Linkedin: Léo Gmeiner)
Dicas do empreendedor Léo Gmeiner
Dica 1: Seus produtos precisam evoluir e mudar.
Temos evoluído a ferramenta constantemente de acordo com as sugestões e necessidades dos clientes. Ao longo dos anos, trouxemos QR Code para identificar pessoas, RFID para veículos, alteramos o design do app e a usabilidade. Recentemente, remodelamos toda a experiência, com novas funcionalidades para atender as necessidades do retorno às aulas pós-pandemia.
Comentário: Uma empresa precisa começar, mas continuar evoluindo é extremamente importante para conseguir alcançar grandes resultados. Ficou evidente no discurso do Léo que o produto não é mais o mesmo, ele se transformou em algo mais eficiente para o público consumidor.
Dica 2: Crescer e desenvolver o seu negócio
Ter o cliente no centro de nossa operação foi fundamental para chegar aonde estamos. Gerenciar pessoas e imprevistos acompanha o processo de desenvolvimento da empresa.
Comentário: Essa colocação pode trazer diversas respostas, mas, com certeza, alguns detalhes e foco no cliente são muito importantes. A empresa pode ser sua, mas seu principal negócio é atender bem os clientes.
Leia também: 5 empresas gigantes que começaram em uma garagem
Dica 3: Foco e aprendizado
Na minha visão, o mais importante é executar, se propor a errar e aprender rapidamente com isso. O Sebrae é uma boa base de cursos e conhecimento nos mais diversos segmentos.
Comentário: Percebam que, quando você está no mercado e construindo sua empresa, o principal foco é criar, realizar ou executar. É muito importante o planejamento, mas, se não tivermos produtividade, nossa empresa pode ficar parada e sofrer impactos.
Dica 4: O Erro
Já errei muitas vezes, mas o aprendizado de ter quebrado uma empresa por falta de foco e comprometimento foi um dos mais transformadores.
Comentário: Ser empreendedor é estar disposto a errar, mas ser resiliente também é uma obrigação. Vitórias trarão boas lembranças e comemorações, mas são nos fracassos que realmente precisamos fazer uma autoavaliação e buscar entender nós mesmos e aonde queremos chegar.
Por Nova Educa