Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

Dicas do empreendedor Pablo Sales

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Falar e aprender sobre empreendedorismo por meio de conteúdo é muito importante e colabora com o desenvolvimento profissional dos jovens, mas ouvir uma história real de quem viveu a situação traz mais detalhes sobre a realidade do mundo dos negócios. Seguindo nossa série de entrevistas com CEOs ou fundadores de startups, vamos bater um papo com um empreendedor que criou uma plataforma de ensino que dá suporte para professores e escolas no desenvolvimento e inovação da sala de aula: Pablo Sales.

Leia também: Dicas do empreendedor Léo Gmeiner

Quem é Pablo Sales?

Fundador da Kanttum, EdTech focada em formação de professores, Pablo Sales faz parte da rede de empreendedores da Endeavor e Fundação Lemann, onde foi eleito, em 2015, um dos seis empreendedores mais inovadores em educação no Brasil. Participou do programa de mentoria Scale Up Transforma e StartEd, foi diretor comercial da Samba Tech, além de ter sido diretor comercial da Starline Tecnologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4 dicas de Pablo Sales sobre empreendedorismo

Conhecer histórias reais de empreendedores motiva a alcançar uma melhor posição no mercado.
Conhecer histórias reais de empreendedores motiva a alcançar uma melhor posição no mercado.

Dica 1: seus produtos precisam evoluir e mudar

Em 2014 a empresa se chamava Replay4me e tinha como objetivo gravar aula para os alunos reverem. Após minha primeira visita há um colégio, recebemos o convite para PIVOTAR e gravar as aulas para que os professores tivessem uma ferramenta para refletir sobre sua prática e posteriormente receberem feedback.

Mesmo não entendendo nada de formação de professores, compreendemos que era uma dor real das escolas, dos professores, e avançamos com a validação dessa tese. O resultado é que hoje somos a maior plataforma para feedback de professores do país.

Outra mudança importante foi quando fomos aprovados pelo Centro Lemann, em Stanford, para operar no Brasil. Compreendemos que só gravar a aula e permitir comentários para o professor era uma parte pequena da solução de formação. Tivemos a honra de participar do projeto e recebemos consultoria dos professores de Stanford sobre como observar uma aula, como dar feedback, como criar uma rubrica, como gerar um diagnóstico dos professores etc. Com isso, reposicionamos a empresa, passamos a nos chamar Kanttum, e recebemos 1.6 milhão para construir o melhor produto para formação de professores do país.

Comentário: A palavra "pivotar" pode ser encontrada com uma busca na internet, mas perceber que seu produto precisa mudar para alcançar um público mais qualificado e amplo é extremamente importante para quem tem visão de negócio. Ouvir a opinião das pessoas e clientes é fundamental para desenvolver seu produto.

Veja também: 3 pontos positivos em ser empreendedor

Dica 2: como crescer e desenvolver o seu negócio?

  • Ouvir o cliente e construir nossa solução sempre focado em resolver um problema real.

  • Me cercar de bons mentores e redes de relacionamento (participei da Lemann, Endeavor, Future Education e várias outras).

  • Ter um time que sonhe com você. Nossa empresa tem um baixo turnover e isso é incomum. Quero continuar mantendo isso e acredito que as principais alavancas são: sonho grande — alinhamento de propósito, transparência total e crescimento real

Comentário: Para crescer, ficou claro que relacionamento é muito importante, portanto abram a mente e estejam sempre dispostos a conhecer qualquer pessoa, pois um ouvinte hoje pode se tornar ou indicar um grande cliente amanhã.

Dica 3: o que focar no aprendizado?

Conhecer sobre o mercado, curso sobre como levantar capital e curso sobre como liderar pessoas.

Comentário: Entender seu ecossistema de negócio é muito importante e conseguir investimentos ou contratos fechados é uma característica de sucesso das empresas, mas temos que nos lembrar da equipe de trabalho. Ninguém constrói nada sozinho, ter pessoas que sonham junto só impulsiona para o caminho certo.

Dica 4: o erro

No início da empresa tivemos um desalinhamento com um dos sócios e tivemos que recomprar as ações do mesmo. Infelizmente tínhamos pouco caixa, estávamos rodando em bootstrap, passamos um período bem difícil financeiramente falando. O que nos manteve motivados foram os projetos novos que conquistamos e a perspectiva de futuro bem relevante.

Comentário: Errar faz parte de qualquer empresa, e mais uma vez a preocupação com as pessoas é um grande desafio. Manter-se resiliente nos momentos de dificuldade, com a empresa no rumo correto, é algo que grandes empreendedores vão ser obrigados a fazer em algum momento.  

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Aprenda 10 termos importantes sobre vendas para te ajudar nesse processo que é fundamental no ramo do empreendedorismo.
Leia este texto e conheça quatro CEOs importantes no mercado mundial. Aprenda também a relevância e a função desse cargo fundamental dentro de uma empresa.
Leia este texto e descubra quatro importantes tendências de negócios para novos empreendedores em 2021. Saiba em que área começar uma nova empresa.
Conheça alguns apps gratuitos de celular/tablet que podem colaborar com a organização de ideias e conteúdos, além de contribuir com a produtividade.
Clique aqui e leia cinco dicas para jovens empreendedores venderem seus produtos e alcançarem cada vez mais o sucesso de sua empresa.
Clique aqui e conheça 6 filmes sobre empreendedorismo que podem te ensinar e inspirar ao mesmo tempo em que você se diverte.
Confira dicas de empreendedorismo de Samira Almeida para potencializar seus conhecimentos sobre as formas corretas de empreender e desenvolver seu negócio.
Confira dicas de empreendedorismo com o CEO Léo Gmeiner, para potencializar seus conhecimentos sobre as formas corretas de empreender e desenvolver seu negócio.