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Podemos começar este artigo deixando claro que um dos itens mais importantes de sucesso em qualquer empresa são as vendas. Começar um novo negócio envolve muito planejamento, mas, no final — ou melhor, após a implementação —, vender se torna algo fundamental para a continuidade desse negócio.
Muitos nascem com o dom de apresentar, falar e convencer; outros já possuem algumas dificuldades com relação a essas características, mas a arte de vender não é apenas isso, também exige muito planejamento e estruturação.
Buscando facilitar a visão de quem está começando, vamos apresentar alguns pensamentos para colaborar com o seu desempenho e processo nas vendas.
Veja também: 10 termos importantes sobre vendas no empreendedorismo
Tópicos deste artigo
5 dicas para empreendedores venderem seus produtos
1. Definir o perfil do seu cliente
Antes de começar qualquer venda, é necessário estabelecer quem será seu cliente. A pergunta parece simples, mas você vai perceber que existem complexidades. Muitos jovens, quando criam suas empresas, adotam que aquela solução serve para qualquer pessoa, e podem estar certos, mas, para vender, isso não funciona.
O McDonalds, Instagram e Uber, por exemplo, podem ser utilizados por qualquer idade, gênero ou classe social, mas eles sabem quem são seus principais clientes. Pare, pense e repense sobre qual a faixa de idade, situação financeira, tamanho de empresa, tipo de mercado, entre outros fatores, antes de sair procurando quem gostaria de conhecer o seu produto.
2. Criar um processo de vendas
Muitos jovens acreditam que vender é montar uma apresentação, sentar com o cliente, falar e fechar negócio. Simples e rápido. No entanto, com o tempo, você vai perceber que isso é pouco eficiente. Criar um processo de venda vai merecer um artigo no futuro, mas, neste momento, o que vale é entender a necessidade. É preciso ajustar como devem acontecer:
- a divulgação do produto;
- a abordagem inicial com o cliente;
- apresentação do produto, se necessário;
- demonstração do produto;
- formato da proposta e que horas ela deve ser entregue;
- como monitorar o processo;
- regras para fechamento;
- contrato;
- pagamento;
- parte contábil.
Reparem como são muitos detalhes e, mesmo assim, é necessário ficar revisando e avaliando o que está dando certo e o que está errado até atingir uma maturidade comercial que deixe as coisas mais estabilizadas. Tem muita empresa que paga muito bem para diretores comerciais que entendem como montar esse processo, por isso vale muito estudar mais sobre o assunto.
Leia também: 10 termos sobre clientes e vendas no empreendedorismo
3. Resolver o problema do seu cliente
Parece ser óbvio o título deste tópico, mas quando assistimos a algumas apresentações, percebemos que a empresa não está alinhada com esse discurso. Muitos vendedores querem empurrar produtos para o cliente, buscam o fechamento rápido, sem entender a necessidade por trás daquela negociação.
Vender não é apenas apresentar algo, mas conversar muito com a pessoa do outro lado da mesa, identificar o motivo do interesse no produto. Quanto mais conectados com as pessoas da mesa de negociação, mais perto de entender problemas e resolvê-los estaremos.
4. Mostrar funcionando
Esse item não serve para todos os tipos de negócio, mas se encaixa em diversos mercados. Se sua empresa pode oferecer uma demonstração gratuita ou um modelo "freemium", é importante incluir no processo de venda e, se possível, abrir para cadastramento direto via site ou aplicativo.
Muitas empresas e usuários gostam de experimentar antes de tomar a decisão de compra. Mas não basta apenas oferecer gratuidade, é preciso entender o modelo de negócio e calcular a conversão avaliando período de tempo e estratégias para impactar e comunicar durante o uso.
5. Entender como seu cliente compra
Já comentamos a importância de entender o cliente, suas dores e como seu negócio pode ajudar, mas, no momento de conclusão da venda, é muito importante estabelecer o formato de compra:
- modelo do contrato;
- forma de pagamento;
- recorrência do serviço ou produto.
Para isso, é necessário entender como o seu mercado ou cliente-alvo está acostumado a comprar, o processo burocrático, o tempo que isso leva e como a implementação se iniciará. Pode não parecer ser importante, pois, assim que ouvimos o "sim", acreditamos que a decisão foi tomada, mas até o dinheiro cair na conta, é preciso desenhar todo o procedimento para que os resultados financeiros apareçam claramente.
Por Nova Educa