Whatsapp
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

3 pontos positivos em ser empreendedor

Clube do empreendedorismo

PUBLICIDADE

Apresentamos no artigo anterior uma avaliação sobre os pontos positivos de fazer uma faculdade. Nosso objetivo foi introduzir um dos lados da pergunta que cada vez mais surge na cabeça dos jovens: estudar ou empreender?

Dando sequência à nossa linha de raciocínio, vamos apresentar aqui os benefícios de empreender. Porém, vai ficar evidente neste artigo, conforme já apresentado anteriormente, que toda essa análise não é uma questão de escolha, mas de como andar com as duas opções de forma paralela e uma alimentando a outra.

Leia também: 6 dicas de filmes sobre empreendedorismo

3 pontos positivos em ser empreendedor

Seguir o caminho do empreendedorismo pode trazer diversos aprendizados e muito amadurecimento.
Seguir o caminho do empreendedorismo pode trazer diversos aprendizados e muito amadurecimento.

1. Autonomia

Cuidado! Essa palavra pode mascarar o verdadeiro sentido de ser autônomo. Os amantes do empreendedorismo consideram a flexibilidade de horário e poder de decisão grandes diferenciais para a vida. O poder de criar projetos quando o pensamento surge, a facilidade de mudar alguns rumos da empresa ou o fato de perceber seu poder são sedutores para os jovens, mas não confunda tudo isso com trabalhar menos.

Empreendedores tendem a trabalhar no horário em que mais se adaptam, mas podem não ter dia certo ou horário para descansar. Criar projetos na velocidade da sua mente é maravilhoso, mas executar e terminar é um grande desafio para qualquer pessoa. Conforme o Tio Ben disse para o Peter Parker: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades!”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Envolvimento com muitas áreas do mercado

Trabalhar em um emprego fixo cria limites no que se pode executar, pois normalmente temos um cargo, uma hierarquia e uma área que iremos desenvolver. No mundo empreendedor, existe uma grande vantagem de se envolver com finanças, marketing, vendas e desenvolvimento de produtos no mesmo dia.

Essa facilidade em se envolver com diferentes setores do mercado traz maior experiência profissional, mas nem sempre traz profundidade. Em resumo, é importante avaliar o que mais segue suas características pessoais ou o que traz maior facilidade e buscar conhecimento extra sobre o assunto. Neste item fica mais evidente que estar estudando é um dos fatores que impulsionam as pessoas a melhorarem e potencializarem seus resultados.

Veja também: 5 ações para começar a sua empresa

3. Seu salário pode subir rapidamente

Você é responsável pelo seu salário. Na nossa visão, esse é o melhor resumo da vida empreendedora. Os resultados são frutos do seu planejamento, execução, esforço e sucesso, não havendo ninguém mais para culpar ou parabenizar. É sabido que, empreendendo, há chances maiores de ganhar valores mais altos que os salários oferecidos no mercado, principalmente para jovens.

Este item traz uma sensação de controle sobre o crescimento profissional e é uma oportunidade mais clara para as pessoas, porém vai existir oscilação e, em alguns meses, pode haver prejuízo. Para concluir, avalie que os ganhos podem ser maiores, mas as quedas também acontecem, e saber viver nessa gangorra de riscos e, principalmente, ter conhecimento financeiro são grandes diferenciais.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Leia o texto para descobrir três importantes pontos para ajudar na hora de decidir entre empreendedorismo e emprego.
Clique aqui e conheça três oportunidades que a faculdade pode oferecer ao jovem empreendedor, sem limitá-lo apenas ao estudo.
Conheça alguns apps gratuitos de celular/tablet que podem colaborar com a organização de ideias e conteúdos, além de contribuir com a produtividade.
Conheça alguns apps de celular que são acessíveis e ajudam muito na hora de empreender, seja na organização, seja na praticidade que eles trazem.
Confira cinco ações para começar a sua empresa! Saiba de que forma você pode aproveitar da melhor forma seu pensamento empreendedor e colocá-lo em prática.
Clique aqui e veja cinco dicas valiosas sobre como utilizar as redes sociais para ajudar ainda mais o jovem empreendedor a alcançar seus objetivos.