Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sinais de gravidez mais comuns entre as mulheres

Os sinais de gravidez podem ser percebidos precocemente. Alguns deles são: menstruação atrasada, náuseas matinais, escurecimento dos mamilos, entre outros.

Alguns sinais do corpo revelam a gravidez para muitas mulheres
Alguns sinais do corpo revelam a gravidez para muitas mulheres
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Caso ocorra a fecundação do óvulo por um espermatozoide, haverá a formação do zigoto, que sofrerá inúmeras divisões celulares até se transformar em um embrião, que se desenvolverá no útero materno. Quando isso ocorre quer dizer que a mulher está grávida e que dali a aproximadamente 40 semanas dará à luz a uma criança.

Nas primeiras semanas após a concepção, a mulher sente alguns sinais clássicos que podem confirmar a gravidez. Abaixo listaremos os sinais mais comuns que uma mulher pode sentir no início de uma gravidez, lembrando que esses sintomas variam de mulher para mulher.

  • Menstruação atrasada: o atraso da menstruação pode ser uma dica de que a mulher está grávida. Mas é importante lembrar que não é apenas a gravidez que provoca o atraso da menstruação.
  • Dores de cabeça: no início da gravidez, o aumento da circulação sanguínea causa alterações hormonais que podem provocar dores de cabeça.
  • Náuseas e enjoos matinais: em virtude da elevação dos hormônios produzidos pela placenta, algumas mulheres costumam sentir enjoos nas primeiras semanas de gravidez, mas em algumas mulheres esse desconforto perdura por toda a gravidez. Esses enjoos ocorrem com mais frequência pela manhã, mas podem ser sentidos em qualquer hora do dia.
  • Escurecimento dos mamilos: alguns hormônios liberados durante a gravidez atuam nas células responsáveis pela cor dos mamilos, provocando o seu escurecimento.
  • Maior sensibilidade nas mamas: o aumento dos seios está entre os primeiros sintomas da gravidez. Eles ficam muito sensíveis e com sensação de peso.
  • Sangramento leve: ocorre quando há a implantação do embrião no útero, bem no início da gravidez. Pode ser um sangramento muito leve ou até um corrimento de cor marrom que é considerado normal. É importante ressaltar que se houver qualquer tipo de sangramento após o primeiro mês de gestação a mulher deverá procurar um médico imediatamente.
  • Cansaço: na gravidez, o organismo da mulher está produzindo muitos hormônios, o que acaba deprimindo o sistema nervoso, causando o cansaço e até mesmo tonturas.
  • Cólicas: algumas mulheres podem sentir cólicas como um sinal de que o útero está se preparando para a gravidez.
  • Sono em excesso: em razão do excesso de hormônios e do metabolismo mais lento, a gestante pode sentir muito sono.
  • Aumento na vontade de fazer xixi: durante o primeiro trimestre de gravidez, o útero aumenta, comprimindo a bexiga, dando a sensação de que ela está cheia, o que leva a mulher a ir ao banheiro com maior frequência, principalmente no período da noite.

Esses sinais são típicos do início de uma gravidez, mas ao iniciarem as suspeitas, a mulher deverá procurar um médico ginecologista para que seja feito o exame que comprova a gravidez e também para dar início ao pré-natal, se for o caso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Sinais de gravidez mais comuns entre as mulheres"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sinais-de-gravidez.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...