Whatsapp

Sinais de gravidez mais comuns entre as mulheres

Biologia

Os sinais de gravidez podem ser percebidos precocemente. Alguns deles são: menstruação atrasada, náuseas matinais, escurecimento dos mamilos, entre outros.
PUBLICIDADE

Caso ocorra a fecundação do óvulo por um espermatozoide, haverá a formação do zigoto, que sofrerá inúmeras divisões celulares até se transformar em um embrião, que se desenvolverá no útero materno. Quando isso ocorre quer dizer que a mulher está grávida e que dali a aproximadamente 40 semanas dará à luz a uma criança.

Nas primeiras semanas após a concepção, a mulher sente alguns sinais clássicos que podem confirmar a gravidez. Abaixo listaremos os sinais mais comuns que uma mulher pode sentir no início de uma gravidez, lembrando que esses sintomas variam de mulher para mulher.

  • Menstruação atrasada: o atraso da menstruação pode ser uma dica de que a mulher está grávida. Mas é importante lembrar que não é apenas a gravidez que provoca o atraso da menstruação.
  • Dores de cabeça: no início da gravidez, o aumento da circulação sanguínea causa alterações hormonais que podem provocar dores de cabeça.
  • Náuseas e enjoos matinais: em virtude da elevação dos hormônios produzidos pela placenta, algumas mulheres costumam sentir enjoos nas primeiras semanas de gravidez, mas em algumas mulheres esse desconforto perdura por toda a gravidez. Esses enjoos ocorrem com mais frequência pela manhã, mas podem ser sentidos em qualquer hora do dia.
  • Escurecimento dos mamilos: alguns hormônios liberados durante a gravidez atuam nas células responsáveis pela cor dos mamilos, provocando o seu escurecimento.
  • Maior sensibilidade nas mamas: o aumento dos seios está entre os primeiros sintomas da gravidez. Eles ficam muito sensíveis e com sensação de peso.
  • Sangramento leve: ocorre quando há a implantação do embrião no útero, bem no início da gravidez. Pode ser um sangramento muito leve ou até um corrimento de cor marrom que é considerado normal. É importante ressaltar que se houver qualquer tipo de sangramento após o primeiro mês de gestação a mulher deverá procurar um médico imediatamente.
  • Cansaço: na gravidez, o organismo da mulher está produzindo muitos hormônios, o que acaba deprimindo o sistema nervoso, causando o cansaço e até mesmo tonturas.
  • Cólicas: algumas mulheres podem sentir cólicas como um sinal de que o útero está se preparando para a gravidez.
  • Sono em excesso: em razão do excesso de hormônios e do metabolismo mais lento, a gestante pode sentir muito sono.
  • Aumento na vontade de fazer xixi: durante o primeiro trimestre de gravidez, o útero aumenta, comprimindo a bexiga, dando a sensação de que ela está cheia, o que leva a mulher a ir ao banheiro com maior frequência, principalmente no período da noite.

Esses sinais são típicos do início de uma gravidez, mas ao iniciarem as suspeitas, a mulher deverá procurar um médico ginecologista para que seja feito o exame que comprova a gravidez e também para dar início ao pré-natal, se for o caso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Alguns sinais do corpo revelam a gravidez para muitas mulheres
Alguns sinais do corpo revelam a gravidez para muitas mulheres

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Sinais de gravidez mais comuns entre as mulheres"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sinais-de-gravidez.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e saiba mais sobre as mudanças e novidades que permeiam a primeira gravidez.
Alterações que ocorrem no corpo feminino no período da ovulação.
Clique aqui e veja o que o estresse na gravidez pode causar.
Entenda o que é o hCG e qual é a função desse hormônio para a manutenção da gravidez.
Compreenda o que é gravidez ectópica, bem como as causas e consequências para a mãe.
Compreenda por que os índices de gravidez na adolescência continuam aumentando, apesar de quase todos terem acesso à informação.
Um problema de ordem psicológica no qual o apoio e carinho são essenciais para a mulher superá-lo.
Saiba mais sobre o parto Leboyer, que torna o nascimento menos traumático para o bebê.
Saiba mais sobre os diferentes testes de gravidez e compreenda como cada um deles atua na detecção de uma possível gestação.