PUBLICIDADE
Caso ocorra a fecundação do óvulo por um espermatozoide, haverá a formação do zigoto, que sofrerá inúmeras divisões celulares até se transformar em um embrião, que se desenvolverá no útero materno. Quando isso ocorre quer dizer que a mulher está grávida e que dali a aproximadamente 40 semanas dará à luz a uma criança.
Leia mais: Risco dos chás para as gestantes
Nas primeiras semanas após a concepção, a mulher sente alguns sinais clássicos que podem confirmar a gravidez. Abaixo listaremos os sinais mais comuns que uma mulher pode sentir no início de uma gravidez, lembrando que esses sintomas variam de mulher para mulher.
- Menstruação atrasada: o atraso da menstruação pode ser uma dica de que a mulher está grávida. Mas é importante lembrar que não é apenas a gravidez que provoca o atraso da menstruação.
- Dores de cabeça: no início da gravidez, o aumento da circulação sanguínea causa alterações hormonais que podem provocar dores de cabeça.
- Náuseas e enjoos matinais: em virtude da elevação dos hormônios produzidos pela placenta, algumas mulheres costumam sentir enjoos nas primeiras semanas de gravidez, mas em algumas mulheres esse desconforto perdura por toda a gravidez. Esses enjoos ocorrem com mais frequência pela manhã, mas podem ser sentidos em qualquer hora do dia.
- Escurecimento dos mamilos: alguns hormônios liberados durante a gravidez atuam nas células responsáveis pela cor dos mamilos, provocando o seu escurecimento.
- Maior sensibilidade nas mamas: o aumento dos seios está entre os primeiros sintomas da gravidez. Eles ficam muito sensíveis e com sensação de peso.
- Sangramento leve: ocorre quando há a implantação do embrião no útero, bem no início da gravidez. Pode ser um sangramento muito leve ou até um corrimento de cor marrom que é considerado normal. É importante ressaltar que se houver qualquer tipo de sangramento após o primeiro mês de gestação a mulher deverá procurar um médico imediatamente.
- Cansaço: na gravidez, o organismo da mulher está produzindo muitos hormônios, o que acaba deprimindo o sistema nervoso, causando o cansaço e até mesmo tonturas.
- Cólicas: algumas mulheres podem sentir cólicas como um sinal de que o útero está se preparando para a gravidez.
- Sono em excesso: em razão do excesso de hormônios e do metabolismo mais lento, a gestante pode sentir muito sono.
- Aumento na vontade de fazer xixi: durante o primeiro trimestre de gravidez, o útero aumenta, comprimindo a bexiga, dando a sensação de que ela está cheia, o que leva a mulher a ir ao banheiro com maior frequência, principalmente no período da noite.
Veja também: Como as grávidas podem prevenir-se do vírus zika?
Esses sinais são típicos do início de uma gravidez, mas ao iniciarem as suspeitas, a mulher deverá procurar um médico ginecologista para que seja feito o exame que comprova a gravidez e também para dar início ao pré-natal, se for o caso.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia