Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Primeiras manifestações embrionárias

O desenvolvimento embrionário começa com a primeira divisão do zigoto. Essas primeiras manifestações embrionárias são divididas em: segmentação, gastrulação e organogênese.

Diferentes fases embrionárias
Diferentes fases embrionárias
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A fecundação ocorre com a penetração do espermatozoide no óvulo, e a consequente formação do zigoto. O zigoto, pelo processo de mitose, será dividido até formar um indivíduo com o mesmo patrimônio genético contido na sua forma inicial. Porém, ao longo do desenvolvimento, as células passam por um processo de diferenciação celular, no qual alguns genes são ativados (coordenando as funções celulares) e outros são desativados (não mais atuando no organismo). Dessa forma, os tecidos são formados a partir de diferentes tipos de células, que, unidos, compõem os órgãos que formam os sistemas que, por último, completam o organismo.

O desenvolvimento embrionário (que começa com a primeira divisão mitótica do zigoto) pode ser dividido em três etapas consecutivas: a segmentação, a gastrulação e a organogênese.

A segmentação, ou fase de clivagens, é a etapa que engloba desde a primeira divisão do zigoto até a formação da blástula. Quanto ao seu desenvolvimento, ela pode ser dividida em duas fases: a fase da mórula e a fase da blástula.

As células que se formam a partir das divisões celulares (clivagens) são chamadas de blastômeros. Nessa fase ocorre aumento no número de células, mas o volume total do embrião quase não aumenta, porque as clivagens ocorrem de forma muito acelerada. Dessa forma, o embrião é um aglomerado de células, e essa fase do desenvolvimento é chamada de mórula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A blástula é uma fase do desenvolvimento que ocorre após a fase de mórula. Caracteriza-se por ter forma arredondada, com uma cavidade (blastocele) cheia de líquido.

Na etapa seguinte, chamada de gastrulação, as células embrionárias continuam a multiplicação e começam a se organizar para a formação da gástrula. Nessa fase começa a diferenciação celular, com a formação dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma).

Na etapa da organogênese irá ocorrer, a partir dos folhetos embrionários, a diferenciação dos tecidos e órgãos que farão parte do organismo quando adulto.

Nos mamíferos, a segmentação é holoblástica e igual, ou seja, o zigoto divide-se totalmente e os blastômeros formados têm praticamente o mesmo tamanho. O desenvolvimento do zigoto começa antes da nidação do embrião no útero e se dá durante o percurso do zigoto em direção a ele.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Primeiras manifestações embrionárias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/as-primeiras-manifestacoes-embrionarias.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Para que o zigoto torne-se um indivíduo completamente formado, é necessária uma série de modificações. Logo após o encontro do ovócito com o espermatozoide e a formação do zigoto, iniciam-se diversas divisões mitóticas que caracterizam a fase de:

a) gastrulação.

b) organogênese.

c) clivagem.

d) neurulação.

Exercício 2

Durante o desenvolvimento embrionário, ocorre a formação dos folhetos germinativos (ectoderma, endoderma e mesoderma) que serão responsáveis por dar origem a todos os tecidos do nosso corpo. A formação dos folhetos ocorre na fase de:

a) gastrulação.

b) organogênese.

c) clivagem.

d) neurulação.

e) segmentação.