PUBLICIDADE
Os Jogos Olímpicos de Pequim têm causado grandes polêmicas pelo fato de que a capital escolhida para sediar os jogos é uma das mais poluídas do mundo. Para amenizar a situação o governo chinês procura promover as chamadas “chuvas artificiais”. Na véspera de abertura dos Jogos, por exemplo, estas chuvas vão se encarregar de limpar a atmosfera e garantir céu claro na capital chinesa que no verão costuma ser coberta por um nevoeiro que poderia prejudicar o evento esportivo e diminuir o rendimento dos atletas.
Mas como são produzidas “chuvas artificiais”?
A China provoca com freqüência chuvas artificiais para aliviar secas, ajudar na extinção de incêndios, ou simplesmente eliminar as nuvens, inclusive as autoridades afirmam que já podem gerar o fenômeno em um terço de seu território. A China conta hoje com 7 mil canhões e 5 mil lança-foguetes para disparar o iodeto de prata que é um catalisador usado para acelerar a reação, ele atrai as gotículas de água presentes nas nuvens formando cristais de gelo, as nuvens ficam mais pesadas e caem na forma de chuva.
Segundo o próprio governo chinês, o país é o que manipula com mais freqüência o clima no planeta, mas essa prática não chega a prejudicar o meio ambiente. O iodeto de prata usado é uma toxina e pode ser prejudicial à saúde, mas como as quantidades usadas são pequenas demais, não representam uma ameaça.
publicidade_omnia]
A China só perde para os Estados Unidos na emissão de gases causadores do efeito estufa, a cidade chinesa Limfen é responsável pela emissão de enxofre e arsênico pelas termoelétricas, que envenenam o ar com sua alta toxicidade. Infelizmente as providências tomadas pela China até o presente momento, só amenizaram a situação, são iniciativas à curto prazo e se o país não quiser continuar liderando o ranking dos países mais poluídos do mundo, terá que pensar em tecnologias mais efetivas.
Para a organização ambientalista Greenpeace, a idéia das autoridades de causar chuva artificial durante as três semanas antecedentes dos Jogos Olímpicos 2008 só comprova a péssima situação da atmosfera da cidade, para amenizar a situação as autoridades chinesas pretendem parar construções, proibir o tráfego de parte dos carros e fechar fábricas na véspera da Olimpíada.
Só não vale chover no dia da grande festa, e para isso os chineses também se preveniram com o esquema High Tech, que vai manipular as chuvas indesejáveis nos estádios abertos, como o Estádio Nacional da China.
Por Líria Alves
Graduada em Química