UOL - O melhor conteúdo

O fenômeno da maré vermelha

A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.
A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.

As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto evidente é o bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.

No ser humano pode causar danos à saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos, relativos à produtividade pesqueira.

 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "O fenômeno da maré vermelha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mare-vermelha.htm. Acesso em 04 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Algumas vezes o ambiente aquático sofre com o aumento exagerado de algas, um fenômeno conhecido como floração. Quando as florações são ocasionadas por dinoflagelados, são denominadas de:

a) Eutrofização.

b) Maré vermelha.

c) Desoxigenação.

d) Maré marrom.

Exercício 2

Diversos fatores estão relacionados com o aumento de algas e a ocorrência das chamadas Marés Vermelhas. Entre os fatores a seguir, marque aquele que não influencia o aumento da proliferação de algas.

a) Alterações nos níveis de salinidade.

b) Diminuição dos níveis de nutrientes na água.

c) Oscilações de temperatura.

d) Mudança na luminosidade.

Exercício 3

O fenômeno Maré Vermelha recebeu esse nome em razão da grande quantidade de pigmentos produzidos por algas que se proliferam exageradamente. As algas responsáveis por esse processo são:

a) os dinoflagelados.

b) as euglenófitas.

c) as diatomáceas.

d) as rodófitas.

e) as clorófitas.

Exercício 4

(Unesp) “Maré vermelha deixa litoral em alerta.

Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha" cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião (...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.”

(Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.)

A maré vermelha é causada por

a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.

b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.

c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.

d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.

e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.