Whatsapp

O fenômeno da maré vermelha

Biologia

PUBLICIDADE

O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.

As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto evidente é o bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.

No ser humano pode causar danos à saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos, relativos à produtividade pesqueira.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.
A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "O fenômeno da maré vermelha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mare-vermelha.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Algumas vezes o ambiente aquático sofre com o aumento exagerado de algas, um fenômeno conhecido como floração. Quando as florações são ocasionadas por dinoflagelados, são denominadas de:

a) Eutrofização.

b) Maré vermelha.

c) Desoxigenação.

d) Maré marrom.

Questão 2

Diversos fatores estão relacionados com o aumento de algas e a ocorrência das chamadas Marés Vermelhas. Entre os fatores a seguir, marque aquele que não influencia o aumento da proliferação de algas.

a) Alterações nos níveis de salinidade.

b) Diminuição dos níveis de nutrientes na água.

c) Oscilações de temperatura.

d) Mudança na luminosidade.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o plâncton, organismos que apresentam locomoção bastante reduzida e que se destacam por serem a base da cadeia alimentar aquática.
A reprodução nos protozoários pode ocorrer através de divisão binária, divisão múltipla ou conjugação.