Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O fenômeno da maré vermelha

A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.
A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.

As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto evidente é o bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.

No ser humano pode causar danos à saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos, relativos à produtividade pesqueira.

 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "O fenômeno da maré vermelha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mare-vermelha.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Algumas vezes o ambiente aquático sofre com o aumento exagerado de algas, um fenômeno conhecido como floração. Quando as florações são ocasionadas por dinoflagelados, são denominadas de:

a) Eutrofização.

b) Maré vermelha.

c) Desoxigenação.

d) Maré marrom.

Exercício 2

Diversos fatores estão relacionados com o aumento de algas e a ocorrência das chamadas Marés Vermelhas. Entre os fatores a seguir, marque aquele que não influencia o aumento da proliferação de algas.

a) Alterações nos níveis de salinidade.

b) Diminuição dos níveis de nutrientes na água.

c) Oscilações de temperatura.

d) Mudança na luminosidade.