Whatsapp

Corredores ecológicos

Biologia

PUBLICIDADE

Corredores ecológicos são porções de ecossistemas que promovem a ligação entre áreas fragmentadas, sendo importantes por garantir o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas. Esses corredores são fundamentais para diminuírem o impacto dos homens nessas regiões, uma vez que a fragmentação de habitats pode ter consequências drásticas para a fauna e a flora local, sendo responsável, até mesmo, por extinção de espécies.

Os corredores ecológicos, portanto, atuam aumentando a capacidade dos organismos de  movimentarem-se no ambiente e diminuindo o isolamento das populações, promovendo a conexão entre regiões fragmentadas.

Leia também: 7 desastres ecológicos causados pelo homem no mundo

O que são corredores ecológicos?

De acordo com a Lei, nº 9.985, de 18 de julho de 2020, os corredores ecológicos podem ser definidos como:

“porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.”

Os corredores ecológicos promovem conexão entre áreas.
Os corredores ecológicos promovem conexão entre áreas.

Os homens são responsáveis por causar grandes danos nos ambientes naturais, sendo responsáveis, por exemplo, por fragmentar habitats que antes eram contínuos. Essa fragmentação faz com que animais e plantas fiquem isolados nessas manchas de ecossistemas, o que pode, até mesmo, causar a morte de espécies locais. Os corredores ecológicos surgem, nesse contexto, ligando duas regiões que foram fragmentadas, permitindo o trânsito de animais e de sementes de plantas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que os corredores ecológicos são importantes?

Os corredores ecológicos são uma forma de compensar os impactos negativos do homem no meio ambiente, garantindo que áreas fragmentadas possam ser conectadas. Plantas e animais são diretamente impactados pela fragmentação de ambientes.

No caso dos animais, eles são impedidos de circular livremente por grandes áreas, sendo necessário cruzar ambientes sem seu habitat natural para chegar a outro fragmento. Nesse momento, muitos animais, podem ser predados, capturados ou, até mesmo, atropelados, quando, por exemplo, entre os fragmentos, há estradas.

As plantas são também prejudicadas, uma vez que sua propagação é comprometida. A polinização e a dispersão de sementes, por exemplo, podem não ocorrer, o que dificulta a dispersão da espécie por outras áreas. Além disso, com o tempo, a fragmentação pode levar ao surgimento de subpopulações.

O desmatamento pode levar à fragmentação do ambiente, fazendo com que o ambiente, antes contínuo, apresente-se em manchas.
O desmatamento pode levar à fragmentação do ambiente, fazendo com que o ambiente, antes contínuo, apresente-se em manchas.

Os corredores ecológicos, ao conectar essas áreas fragmentadas, permitem o trânsito de animais e também das sementes de plantas. Esse trânsito é fundamental para proporcionar o fluxo gênico (movimentação de genes de uma população para outra) entre as espécies. Além disso, os corredores ecológicos podem ajudar a recolonizar áreas que foram degradadas.

Leia também: Desmatamento – retirada parcial ou total da cobertura vegetal de determinado lugar

Corredores ecológicos no Enem

Os corredores ecológicos já foram tema de questão do Enem. Veja a questão abaixo:

(Enem – 2018) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

A) propicia o fluxo gênico.

B) intensifica o manejo de espécies.

C) amplia o processo de ocupação humana.

D) aumenta o número de indivíduos nas populações.

E) favorece a formação de ilhas de proteção integral.

Resolução

Alternativa A. Os corredores ecológicos propiciam o deslocamento das espécies entre os diferentes fragmentos de habitat, fazendo com que essas espécies consigam cruzar e, desse modo, garantir o fluxo gênico entre as populações.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Corredores ecológicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/corredores-ecologicos.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Confira 10 atitudes que podem salvar o planeta e veja que você também pode mudar o destino da Terra!
Você sabia que existe uma relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante tema.
Entenda a relação entre o aquecimento global e a extinção de espécies e conheça alguns exemplos de animais afetados pela mudança no clima.
Aprenda o conceito de flora e conheça as demais utilizações do termo.
Conheça quais são os impactos ambientais ocasionados pela transposição de rios.
Veja sete grandes desastres ecológicos causados pelo homem no mundo e seus impactos!