Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Platelmintos

Ciclo da esquistossomose e teníase
Ciclo da esquistossomose e teníase
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Platelmintos possuem como principal característica o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. São triblásticos, sem celoma, com simetria bilateral, cabeça, tubo digestivo incompleto ou ausente - na maioria dos parasitas, visto que a alimentação é proveniente do hospedeiro. Não possuem sistemas respiratório e circulatório.

A excreção se dá por células denominadas células-flama e o sistema nervoso possui gânglios nervosos e dois cordões nervosos. As tênias e planárias podem se reproduzir de maneira assexuada, sendo que esta também se reproduz sexuadamente e o esquitissomo também. O filo dos platelmintos se divide nas classes turbelária, trematoda e cestoda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Abaixo, um quadro comparativo entre as classes:

Para prevenir as doenças caudadas pelos representantes da classe cestoda e trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são cruciais. Evitar contato com água onde está presente o caramujo do gênero Biomphalaria, controle destes e uso de botas e luvas de borracha em regiões alagadiças são medidas importantes para se evitar a esquistossomose. Quanto às tênias, evitar se alimentar de carne mal passada ou crua e hábitos de higiene são essenciais para se prevenir da teníase e cisticercose.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Platelmintos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/os-platelmintos.htm. Acesso em 19 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFMG) Organismos que apresentam corpo dividido em proglotes, com escólex na parte anterior e sem tubo digestivo, podem parasitar o homem através de:

a)      Contato com água contaminada;

b)      Ingestão de carne malcozida;

c)       Pés descalços;

d)      Picada de inseto;

e)      Transfusão de sangue.

Exercício 2

(Vunesp) Existe uma frase popular usada em certas regiões relativa a lagos e açudes: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Essa frase se refere à infecção por:

a)      Plasmodium vivax;

b)      Trypanossoma cruzi;

c)       Schistosoma mansoni;

d)      Taenia solium;

e)      Ancylostoma duodenalis.