Os anexos embrionários são estruturas ligadas ao embrião de répteis, aves e mamíferos, relacionados com a adaptação desses vertebrados ao ambiente terrestre.
Os principais anexos embrionários são:
Âmnio → bolsa contendo líquido amniótico, favorecendo ambiente úmido ao desenvolvimento do embrião, amortecendo os choques térmicos e mecânicos.
Cório → membrana de natureza celular. Envolvendo o embrião e o saco vitelino, protegendo-os.
Alantoide → bolsa membranosa que realiza o armazenamento das excretas do embrião até o momento do nascimento do organismo. Em répteis e aves, a membrana do alantoide une-se a do cório, constituindo o alantocório, exercendo função respiratória.
Saco vitelínico → bolsa contendo substâncias de reserva energética (vitelo), responsável pela nutrição do embrião. Nos mamíferos placentários, o saco vitelínico possui pequenas dimensões, sendo a nutrição desempenhada pela placenta.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
ARAGUAIA, Mariana. "Anexos embrionários"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anexos-embrionarios.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.
(FCC-BA) A proteção mecânica do embrião dos mamíferos é realizada fundamentalmente
a) pelo alantoide.
b) pela placenta.
c) pelo saco vitelínico.
d) pelo cordão umbilical.
e) pelo saco amniótico.
Essa estrutura é a primeira membrana extraembrionária a ser formada e origina-se a partir do endoderma e mesoderma. Sua principal função é nutrir o embrião e está bem desenvolvida em peixes, répteis e aves.
Marque a alternativa que indica corretamente a estrutura descrita.
a) Saco vitelínico.
b) Placenta.
c) Âmnio.
d) Alantoide.
e) Cório.
Mais Questões