Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de ovos quanto à distribuição de vitelo

Quanto à distribuição de vitelo, podemos classificar os tipos de ovos em alécitos, oligolécitos, mesolécitos, telolécitos e centrolécitos.

A forma como ocorre a divisão do zigoto está relacionada com a quantidade de vitelo do ovo
A forma como ocorre a divisão do zigoto está relacionada com a quantidade de vitelo do ovo
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os ovos, ou zigotos, podem ser classificados utilizando como critério a quantidade e a forma de distribuição de vitelo nessas células. O vitelo é a substância nutritiva presente no ovo que ajuda no desenvolvimento inicial do embrião.

O vitelo pode estar distribuído por todo o ovo ouconcentrado em polos. O polo animal é aquele em que estão presentes o núcleo e as organelas. No polo vegetal, observa-se apenas vitelo. O padrão de distribuição do vitelo está diretamente relacionado com a forma como a clivagem ocorre.

Tópicos deste artigo

Tipos de ovo quanto à distribuição de vitelo

De acordo com a distribuição de vitelo, podemos classificar os ovos em:

  • Alécitos: Os ovos alécitos são aqueles que não apresentam vitelo. Como exemplo, podemos citar os mamíferos placentários.

  • Oligolécitos: Ovos oligolécitos, também conhecidos como isolécitos, são aqueles que apresentam pouco vitelo, distribuído de forma homogênea. Esse tipo de ovo está presente em muitos invertebrados, tais como anelídeos, platelmintos, moluscos não cefalópodos e equinodermos e em anfioxos e tunicados.

  • Mesolécitos: Esses ovos, também chamados de heterolécitos, apresentam uma quantidade moderada de vitelo. Nesses ovos, há a maior concentração de vitelo na região chamada de polo vegetal. Anfíbios apresentam esse tipo de ovo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Telolécitos: Esses ovos, também chamados de megalécitos, apresentam grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula. O núcleo e as organelas ficam restritas a um pequeno disco bem próximo à membrana plasmática, chamado de disco germinativo. Moluscos cefalópodes, peixes ósseos, répteis, aves e mamíferos não placentários apresentam esse tipo de ovo.

  • Centrolécitos: Possuem uma grande quantidade de vitelo, que ocupa a maior parte do ovo, concentrando-se no centro. Esse tipo é encontrado em artrópodes, principalmente em insetos.

Clivagem

O tipo de segmentação que ocorre nos ovos está diretamente relacionado com a quantidade de vitelo presente. Quanto menor a quantidade de vitelo, mais homogênea é a divisão. Uma maior quantidade de vitelo acaba dificultando a clivagem, e essa divisão será mais heterogênea.
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de ovos quanto à distribuição de vitelo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ovulos-animais.htm. Acesso em 20 de setembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que os ovos de diferentes animais diferenciam-se de acordo com a quantidade de vitelo. Na maioria dos artrópodes, por exemplo, encontra-se um tipo de ovo que é rico em vitelo na região central, denominado de

a) oligolécitos.

b) heterolécitos.

c) mesolécito.

d) megalécitos.

e) centrolécitos.

Exercício 2

Os ovos podem ser diferenciados de acordo com a quantidade de vitelo presente no citoplasma. Quando observamos um ovo com pouco vitelo e que o apresenta distribuído de maneira homogênea, dizemos que estamos diante de um

a) oligolécito.

b) heterolécito.

c) mesolécito.

d) megalécito.

e) centrolécito.