Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Acompanhamento mês a mês

Ultrassom: um dos métodos capazes de checar o andamento da gestação.
Ultrassom: um dos métodos capazes de checar o andamento da gestação.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A gravidez humana ocorre em consequência da fecundação do ovócito secundário (gameta feminino) com o espermatozoide (gameta masculino); geralmente entre 24 e 36 horas após o ovócito ter sido lançado pelo ovário.

Esse é um período que apresenta diversos eventos essenciais, e bastante específicos, formando pouco a pouco um novo ser vivo, com características próprias de sua espécie, e semelhanças significativas com seus pais. Para tal, ocorrem sucessivas mitoses, além de processos relacionados à diferenciação celular.

A gestação humana costuma durar nove meses, sendo seu início geralmente contado a partir do primeiro dia do último período menstrual; caso não seja de conhecimento da gestante a data exata da concepção. Para facilitar as contas, considerando que existem meses de 31, 30 ou mesmo 28 dias, é comum também adotar o cálculo semanal, ao invés do mensal. Assim, pode-se dizer, de forma mais pontual, que a gravidez dura em média 280 dias, ou 40 semanas.

Conhecer cada uma dessas etapas é interessante, pois permite com que se saiba quais são seus sintomas típicos e também ajuda a identificar em qual estágio de desenvolvimento está o bebê. É válido lembrar que mais importante que isso, é fazer o acompanhamento pré-natal. Quanto mais cedo, melhor, ou seja: a partir da desconfiança de gravidez, a mulher já pode procurar esse atendimento; e o intervalo entre duas consultas não deve ultrapassar 8 semanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O pré-natal permite com que as futuras mães recebam as devidas orientações relativas aos cuidados que devem ter com a gravidez, desde alimentação até mesmo à prevenção ou tratamento precoce de doenças, principalmente em razão de uma gama de exames que são requeridos. Além disso, o pré-natal as orienta quanto ao parto e aos cuidados que devem ser adotados após o nascimento da criança. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante atendimento gratuito a todas as gestantes.

Nessa seção, você encontrará os principais eventos e cuidados relacionados ao processo gestacional humano. Vale lembrar que aqui são considerados meses lunares, ou seja: de 28 dias, 4 semanas e, por isso, há também o 10º mês.

Boa leitura e gestação!
 

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Acompanhamento mês a mês "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/acompanhamento-mes-mes.htm. Acesso em 02 de julho de 2022.

Artigos Acompanhamento mês a mês


No 10º mês (lunar) de gestação, o bebê já está completamente formado, pronto para nascer.
Biologia

10º mês de gestação

Dentre os eventos que ocorrem durante o décimo mês de gestação (37ª à 40ª semana lunar), as contrações uterinas estão entre os mais significativos.

Se o bebê não nasceu até a 40ª semana lunar, provavelmente virá ao mundo no máximo até a 42ª.
Biologia

11º mês de gestação

Caso o bebê não tenha nascido até a 40ª semana de gestação, ou seja: até o 10º mês lunar; ele virá ao mundo até meados do décimo primeiro mês.

No primeiro mês, ocorre a implantação do embrião no útero (nidação)
Biologia

1º mês de gestação

No primeiro mês de gestação (da 1ª à 4ª semana lunar) o embrião se implanta no útero materno. É também no primeiro mês que a mãe começa a produzir o hormônio HCG.

No segundo mês, o zigoto passa a ser considerado embrião.
Biologia

2º mês de gestação

No segundo mês de gestação (da 5ª à 8ª semana lunar) o zigoto passa a ser chamado de embrião. É também no segundo mês que a mãe costuma descobrir que está grávida.

No terceiro mês, o futuro bebê passa a ser considerado feto.
Biologia

3º mês de gestação

No terceiro mês de gestação (da 9ª à 12ª semana lunar) o futuro bebê passa a ser considerado um feto. É também no terceiro mês que o processo de ossificação fetal se inicia.

No quarto mês, o bebê tem tamanho considerável.
Biologia

4º mês de gestação

No quarto mês de gestação (13ª à 16ª semana lunar) surge uma camada de tecido gorduroso abaixo da pele do bebê, e é também nessa época que ocorre a sua ossificação.

No quinto mês o bebê tem o hábito de chupar o dedo.
Biologia

5º mês de gestação

No quinto mês de gestação (17ª à 21ª semana lunar), surge uma camada de tecido gorduroso abaixo da pele do bebê, e é também nessa época que ocorre a sua ossificação.

No sexto mês o bebê já tem suas orelhas formadas.
Biologia

6º mês de gestação

No sexto mês de gestação (21ª à 24ª semana lunar), a face do bebê já está bem formada. Além disso, ele é capaz de deglutir (e digerir) o líquido amniótico, e ouvir sons.

No sétimo mês os testículos já podem ser visualizados.
Biologia

7º mês de gestação

No sétimo mês de gestação (25ª à 28ª semana lunar), o bebê começa a engordar. Suas mãos, bem formadas, são capazes de abrir e fechar – tal como os olhos e pálpebras.

No oitavo mês, o bebê tende a se posicionar de cabeça para baixo.
Biologia

8º mês de gestação

No oitavo mês de gestação (19ª à 32ª semana lunar), a massa corporal do bebê, e seus sistemas, exceto o respiratório, já estão bem desenvolvidos.

No nono mês de gestação, quando o bebê se mexe, tende a desalinhar a barriga materna.
Biologia

9º mês de gestação

No nono mês (entre a 33ª e a 36ª semana lunar), o líquido amniótico apresenta seu volume máximo, e o bebê tende a se encaixar na bacia materna.

PUBLICIDADE

Estude agora


Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...