PUBLICIDADE
Uma vez que temos meses com 28, 30 e 31 dias, alguns médicos costumam sugerir que os cálculos relativos ao tempo de gravidez de uma mulher sejam feitos de acordo com o calendário lunar. Isso significa, basicamente, considerar o seguinte:
- 1 semana lunar = 7 dias
- 1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias
Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas. Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.
Em muitos casos, o bebê nasce antes da 40ª semana. Na verdade, até mesmo antes do 10º mês lunar. Por outro lado, seu nascimento também pode atrasar, estendendo a gravidez até a 41ª semana, ou mesmo 42ª, geralmente não extrapolando esse tempo – já que, nesses casos, os médicos tendem a marcar uma cesariana o mais breve possível.
Ultrapassar o período previsto muitas vezes aumenta ainda mais a possível ansiedade que a gestante já sentia – assim como o inchaço nos pés e tornozelos e a frequência com que se vai ao banheiro, fazer xixi. As falsas contrações podem surgir, ou continuar. Vale lembrar que elas se diferem das contrações relacionadas ao parto porque estas são regulares, sempre diminuindo progressivamente o intervalo entre uma e outra, ao mesmo tempo em que se tornam mais dolorosas. O médico, provavelmente, requererá um novo ultrassom, e começará a avaliar a possibilidade de ser feito um parto induzido.
Há pessoas que afirmam que ingerir comidas picantes, fazer caminhadas e/ou ter relações sexuais com frequência; são ações capazes de adiantar esse processo. Caso deseje adotar algumas dessas técnicas, é importante verificar antes, com o seu médico, se existem contraindicações para o seu caso.
O bebê, completamente formado há algumas semanas, continua seu crescimento e aumento de massa corporal (ele nascerá com aproximadamente 55 cm, e 4 kg). Além disso, seus reflexos se apresentam melhores.
O cabelo também vai crescendo; e aquela penugem que alguns recém-nascidos apresentam no corpo, chamada lanugo, diminui cada vez mais. O vernix, substância gordurosa, esbranquiçada, produzida pelas glândulas sebáceas, e que recobre a pele do bebê; não existirá mais. Por esse motivo é que algumas crianças que nascem nesse período apresentam a pele mais ressecada.
Fazer alongamentos e procurar relaxar são técnicas que ajudam bastante a reduzir a ansiedade e preparar para o grande final. A ingestão de ácido fólico continua sendo indicada, já que auxilia no desenvolvimento dos sistemas nervoso e imunitário. Assim, é bom investir em grãos, verduras de cor verde-escura, fígado bovino e cenoura. Além disso, é sempre bom se lembrar da hidratação, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia.
Veja mais!
Décimo mês de gestação
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola
Acompanhamento mês a mês - Gravidez - Biologia - Brasil Escola