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Neoconcretismo é um movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950. O ápice do movimento ocorreu em 1959, quando Ferreira Gullar publicou o Manifesto neoconcreto.
As obras neoconcretas apresentam caráter interativo e abstrato. E se opõem ao racionalismo excessivo do Concretismo. Dois importantes nomes do Neoconcretismo são Ferreira Gullar e Lygia Clark.
Leia também: Neorrealismo — movimento artístico de origem europeia cujas obras denunciam problemas sociais
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre neoconcretismo
- 2 - O que foi o neoconcretismo?
- 3 - Contexto histórico do neoconcretismo
- 4 - Características do Neoconcretismo
- 5 - Manifesto neoconcreto
- 6 - Principais artistas do neoconcretismo
- 7 - Obras do Neoconcretismo
- 8 - Diferenças entre Neoconcretismo e Concretismo
- 9 - Exercícios resolvidos sobre neoconcretismo
Resumo sobre neoconcretismo
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O Neoconcretismo é um movimento artístico surgido no final da década de 1950.
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A principal característica das obras neoconcretas é seu caráter interativo.
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O Manifesto neoconcreto foi publicado em 1959 por Ferreira Gullar e critica o racionalismo concretista.
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Ferreira Gullar, Lygia Clark e Hélio Oiticica são os principais representantes do movimento.
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O Neoconcretismo tende à abstração, em oposição à racionalidade concretista.
O que foi o neoconcretismo?
O Neoconcretismo foi um movimento artístico e literário que surgiu no Brasil no final da década d 1950. Ele é um desdobramento da estética concretista. E seu principal fundador é o poeta Ferreira Gullar, que escreveu o Manifesto neoconcreto, em 1959.
Contexto histórico do neoconcretismo
Em 1959, quando o Neoconcretismo chegou ao seu auge, o mundo estava sob a ameaça da Guerra Fria (1947-1981). Esse conflito político entre países capitalistas e socialistas teve início em 1947 e perduraria até 1991. Durante esse período, a humanidade estava de sobreaviso, temerosa da eclosão de uma guerra nuclear.
No Brasil, predominava o regime capitalista no governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1902-1976), quando foi construída Brasília, a sede do poder estatal. Era um período marcado pela industrialização e pelo estímulo ao consumo. Nesse contexto, valorizar a participação do receptor-leitor-consumidor se mostrava pertinente.
Características do Neoconcretismo
O Neoconcretismo apresenta as seguintes características:
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multiplicidade de sentidos;
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cunho interativo;
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apoliticidade;
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caráter visual-semântico;
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geometrismo;
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aspecto sensorial;
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experimentalismo;
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subjetivismo.
Além destas, a poesia do Neoconcretismo também apresenta estas particularidades:
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dobras e recortes na página;
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verbo no imperativo;
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palavra simbólica.
Manifesto neoconcreto
O Manifesto neoconcreto foi escrito pelo autor Ferreira Gullar e publicado, em 1959, no Jornal do Brasil. Além de Gullar, assinaram o manifesto os seguintes artistas: Franz Weissmann, Lygia Clark, Reynaldo Jardim, Lygia Pape, Amilcar de Castro e Theon Spanudis. Nesse documento, são explicitados os princípios do movimento.
O texto critica a arte concreta, “levada a uma perigosa exacerbação racionalista”. O manifesto é escrito por ocasião da I Exposição Neoconcreta, acontecida em 1959. E propõe “uma reinterpretação do neoplasticismo, do construtivismo e dos demais movimentos afins, na base de suas conquistas de expressão e dando prevalência à obra sobre a teoria”.
O neoconcreto, portanto, é contrário ao cientificismo e ao positivismo na arte. Para Gullar, o “racionalismo rouba à arte toda a autonomia e substitui as qualidades intransferíveis da obra de arte por noções da objetividade científica”. De forma que a arte concreta, em relação à recepção, estaria baseada apenas em “estímulo e reflexo” e não em participação do receptor ou leitor.
Segundo o manifesto, a arte neoconcreta valoriza o “espaço expressivo”. Além disso, defende também “a independência da criação em face do conhecimento objetivo (ciência) e do conhecimento prático (moral, política, indústria etc.)”. Por fim, o manifesto afirma que os participantes da I Exposição Neoconcreta não são um “grupo”, mas apenas pessoas que compartilham de uma “afinidade” artística.
Portanto, no manifesto, sobressaem as seguintes ideias:
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oposição ao racionalismo e, consequentemente, ao Concretismo;
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visibilidade da obra em detrimento da teoria;
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enaltecimento da expressão e da subjetividade;
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valorização da interação do receptor com a obra de arte;
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defesa da arte independente da ciência e de valores morais, políticos e comerciais.
Principais artistas do neoconcretismo
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Franz Weissman (1911-2005).
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Lygia Clark (1920-1988).
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Wyllis de Castro (1926-1988).
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Lygia Pape (1927-2004).
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Hélio Oiticica (1937-1980).
Obras do Neoconcretismo
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Coluna neoconcreta (1957), de Franz Weissman.
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Poema enterrado (1959), de Ferreira Gullar.
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Livro da criação (1959), de Lygia Pape.
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Objetos ativos (1959), de Wyllis de Castro.
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Os bichos (1960), de Lygia Clark.
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Bólides (1963), de Hélio Oiticica.
Diferenças entre Neoconcretismo e Concretismo
A principal diferença entre Neoconcretismo e Concretismo está no papel do receptor diante da obra. Assim, é a interação do receptor, com o objeto artístico ou literário, que vai ser responsável pelo sentido da obra. Portanto, as obras neoconcretas existem em função da interação com leitor ou receptor.
O Concretismo é mais racional, já o Neoconcretismo tende à abstração, à imaginação. O Concretismo valoriza o espaço da folha, enquanto o Neoconcretismo busca a obra tridimensional. O Concretismo se opõe ao caráter simbólico da palavra, mas o Neoconcretismo o valoriza. Para saber mais detalhes sobre o Concretismo, movimento ao qual o Neoconcretismo se opõe, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre neoconcretismo
Questão 1
(Enem)
O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a)
A) participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.
B) percepção do uso de objetos cotidianos para a confecção da obra de arte, aproximando arte e realidade.
C) reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais.
D) reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria.
E) entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para a confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.
Resolução:
Alternativa A.
A principal característica do Neoconcretismo é a interação do receptor com a obra de arte, a qual é estimulada pela obra de Lygia Clark.
Questão 2
Lembra é um poema espacial de Ferreira Gullar. A obra consiste em um cubo que, ao ser levantado pelo leitor, deixa visível o verbo LEMBRA. Assim, esse poema neoconcreto apresenta:
A) limitação semântica.
B) cunho interativo.
C) aspecto sociopolítico.
D) racionalismo.
E) caráter antissensorial.
Resolução:
Alternativa B.
A obra de Gullar exige a participação do leitor/ receptor. Portanto, apresenta caráter interativo. Tal ação é sensorial e subjetiva, e gera uma multiplicidade de sentidos.
Créditos de imagem
[1] Lygia Clark / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] elefteria1 / Hélio Oiticica / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2015.
GERHEIM, Fernando. Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira. ARS, São Paulo, v. 18, n. 39, maio/ ago. 2020.
LYGIA CLARK. Manifesto do neoconcretismo. Disponível em: https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/5741/manifesto-do-neo-concretismo.
SALZSTEIN, Sonia. Construção, desconstrução: o legado do neoconcretismo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 90, jul. 2011.