Topo
pesquisar

Pais fundadores dos Estados Unidos

História da América

Os pais fundadores dos Estados Unidos são assim considerados por terem dado uma formatação político-jurídica às Treze Colônias tornadas independentes.
Acima, os pais fundadores dos EUA e signatários da declaração de Independência
Acima, os pais fundadores dos EUA e signatários da declaração de Independência
PUBLICIDADE

Sempre que estudamos a história das nações que nasceram na Idade Moderna, tendemos, para fins didáticos, a dar destaque a algumas personalidades centrais. É o caso, por exemplo, dos reis espanhóis, Fernando e Isabel, que, casando-se, unificaram os reinos da região da Espanha, no século XV, e construíram o poderoso Império Hispânico ultramarino. No caso da América do Norte, em especial das Treze Colônias dos Estados Unidos, as figuras que se destacaram não tinham conexão com casas aristocráticas (ou linhagens de nobres e reis), mas eram líderes patriotas que se opuseram à coroa inglesa, o que acabou por desencadear a Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775-1783).

A motivação central da Guerra da Independência foi a aplicação das chamadas leis proibitivas sobre as colônias por parte da Coroa Inglesa, como as leis do Selo, do Açúcar, da Moeda e do Aquartelamento. Essa última lei previa a obrigatoriedade do fornecimento de mantimentos aos soldados ingleses, presentes em solo americano, por parte dos colonos. Ela passou a vigorar após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada no solo americano entre Inglaterra e França, motivadas por posse de territórios.

Todavia, o ponto central para a reação dos colonos a tais espécies de lei veio com o chamado Imposto sobre o chá, que consistia em medidas de desvalorização do preço do chá das colônias, não apenas com o aumento da taxa sobre a produção, mas também pela entrada do chá chinês no mercado interno dos americanos a preço mais baixo, fixado pela Coroa Inglesa. Essa medida suscitou a revolta realizada em 1773, que ficou conhecida como “Festa do Chá de Boston”. Não demorou muito para que estourasse a guerra pela independência. Foi em meia às guerras que os “pais fundadores”, os líderes principais dos colonos naquela época, destacaram-se.

Foram esses líderes que elaboraram, em 1776, a Declaração de Independência dos Estados Unidos e, após a guerra, em 1787, compuseram a chamada Bill Of Rights, isto é, a Declaração de Direitos, a Constituição dos Estados Unidos da América, que prevalece até hoje. Por essa razão que eles receberam o nome de “pais fundadores”, ou “fouding fathers”, pois são considerados aqueles que deram uma arquitetura político-jurídica aos Estados Unidos, reivindicando o seu direito de existir como Estado-Nação independente.

Os principais nomes entre os “pais fundadores” são os de: John e Samuel Adams, George Washington (que se tornou o primeiro presidente), Thomas Jefferson, George Clymer, Benjamin Franklin, George Tylor e George Rea.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Pais fundadores dos Estados Unidos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/pais-fundadores-dos-estados-unidos.htm>. Acesso em 21 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA