Topo
pesquisar

Movimento acelerado, retardado e uniforme

Física

Quando um móvel movimenta-se, a sua velocidade pode manter-se constante ou não. Assim sendo, o movimento pode ser acelerado, retardado ou uniforme.
PUBLICIDADE

Vamos supor que um carro descreva um movimento em linha reta com velocidade constante de 40 km/h. Vamos fazer a análise de sua velocidade em três momentos: A, B e C.

Móvel com velocidade constante

De acordo com a figura acima, nos três momentos (A, B e C), a velocidade do móvel é a mesma, ou seja, a velocidade manteve-se constante em 40 km/h. Essa situação caracteriza o movimento uniforme, em razão da constância do valor da velocidade. Podemos também dizer que se trata de um movimento retilíneo e uniforme sempre que a velocidade do móvel permanecer a mesma com o passar do tempo.

Movimento retilíneo – velocidade de módulo variável

Agora vamos supor que um carro descreva um movimento em linha reta, mas com velocidade de módulo cada vez maior.

Móvel com velocidade aumentando

Podemos verificar pela figura que, com o passar do tempo, o móvel aumentou sua velocidade. Esse movimento recebe o nome de movimento retilíneo e variado. O termo variado refere-se às situações nas quais a velocidade sofre variações em seu valor. Nesse exemplo, como o carro ficou cada vez mais rápido, podemos classificar o movimento como acelerado.

Suponha agora que um carro descreva um movimento para a direita em linha reta, mas com velocidade cada vez menor:

Móvel com velocidade diminuindo

Nesse caso, a velocidade diminui com o passar do tempo. Esse movimento é também retilíneo e variado, mas, como o carro ficou cada vez mais lento, trata-se de um movimento retardado.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Movimento acelerado, retardado e uniforme"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/movimento-acelerado-retardado-uniforme.htm>. Acesso em 09 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA