Topo
pesquisar

Definição física de densidade

Física

Definimos a densidade de um corpo ou objeto como sendo a razão, isto é, o quociente entre a massa do corpo e o seu volume.
PUBLICIDADE

No estudo da física, muitos alunos apresentam dificuldades em diferenciar densidade de massa específica. De fato, é um pouco difícil, pois ambas são determinadas pela mesma equação. O que difere densidade de massa específica é que densidade leva em conta o volume total de um corpo, seja ele oco ou maciço, já a massa específica leva em consideração somente a parte maciça. Pois bem, vamos às definições.

Em física, definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. Por exemplo, para sabermos a densidade de um tijolo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total. Matematicamente, temos:

Na equação acima temos:

d– representa a densidade
m – representa a massa do corpo (ou objeto)
V – representa o volume

De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3 (quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume. Por exemplo, podemos efetuar a medida da densidade de um peixe, de uma fruta ou de um livro.

Temos que ficar atentos para um fato muito interessante, onde objetos com a mesma forma e mesma dimensão, mas produzidos, isto é, feitos com materiais diferentes, possuem massas e densidades diferentes.

Por outro lado, na física, definimos a massa específica de uma substância como sendo a massa por unidade de volume dessa substância. Nesse caso, nos interessa somente a massa desse objeto. Por exemplo, supondo que temos um tijolo furado, para sabermos a massa específica dele, temos que primeiramente determinar qual é sua massa e o volume da parte maciça, isto é, o volume do tijolo menos o volume da parte oca. Matematicamente, temos:

Sendo que:

ρ – representa a massa específica
m – representa a massa
V – representa o volume da parte maciça

Analogamente, no SI (Sistema Internacional de Unidades) a unidade de medida da massa específica é kg/m3 (quilograma por metro cúbico).


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Definição física de densidade"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/definicao-fisica-densidade.htm>. Acesso em 11 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA