Topo
pesquisar

5 coisas que você deve saber sobre Eletricidade

Física

A Eletricidade é um dos assuntos mais cobrados no Enem. Existem, no mínimo, cinco características que não podem passar em branco.
Existem algumas características da Eletricidade que devemos conhecer
Existem algumas características da Eletricidade que devemos conhecer
PUBLICIDADE

A Eletricidade é um dos assuntos mais recorrentes em provas de vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os fenômenos elétricos estão tão presentes em nosso cotidiano que não há como pensar em um mundo onde não exista eletricidade.

Confira cinco tópicos relacionados com a eletricidade que você deve saber!

  • Diferença entre AC e DC

DC é a sigla em inglês para corrente direta, também chamada de corrente contínua, isto é, uma corrente elétrica de valor e sentido únicos no circuito e que possui polos. Pilhas e baterias geram correntes diretas. AC é a sigla em inglês para corrente alternada. Isso significa que a corrente elétrica possui sentido e valor variáveis, tendo fases; ao contrário da corrente contínua, onde existem os polos positivo e negativo da bateria. A corrente elétrica utilizada em casas, por exemplo, é a corrente alternada.

Para saber mais sobre os tipos de corrente, clique aqui!

  • O que é kWh?

O kWh é a sigla para quilo watt hora e representa a quantidade de energia elétrica gasta por determinado aparelho a cada hora de funcionamento. A determinação da energia consumida por um aparelho elétrico é feita por meio do produto da potência do equipamento (informada pelo fabricante) e o tempo de funcionamento.

1 kWh = 3,6 x 10 6 J

  • Aparelhos que mais consomem energia

Geralmente os aparelhos que mais consomem energia elétrica são aqueles que estão relacionados com o efeito Joule (transformação de energia elétrica em calor). Nesse caso, ferro e chuveiro elétricos são os maiores vilões. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que, dos produtos utilizados diariamente na lavanderia e na cozinha, o cooktop e a geladeira são os equipamentos que mais consomem eletricidade.

Algumas medidas simples podem ser tomadas para economizar energia elétrica. Veja:

  1. Deixar o máximo de roupas para serem passadas de uma só vez;

  2. Trocar lâmpadas elétricas por modelos que consomem menos energia e sempre desligá-las ao sair de um local;

  3. Utilizar o chuveiro elétrico na posição inverno somente quando necessário;

  4. Manter portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando e sempre limpar os filtros do equipamento;

  5. Não deixar aparelhos como televisores e computadores em stand-by.

Para saber mais sobre a energia consumida por aparelhos elétricos, clique aqui!

  • Geração de energia

Existem diversas formas de geração de energia elétrica. No Brasil, a principal forma de geração é por meio das hidroelétricas, onde a força da água de rios gera o movimento das turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica, o que ocorre pelo fenômeno da indução eletromagnética.

A energia elétrica no Brasil também é gerada por termoelétricas e usinas nucleares. A resenha energética brasileira fornecida pelo Ministério de Minas e Energia (MME) indica que 75,5 % da oferta interna de energia do Brasil é de energia renovável.

Clique aqui para saber mais sobre geração de energia elétrica!

  • Países que mais consomem energia elétrica

Estados Unidos da América (EUA) e China representam juntos cerca de 40% do consumo de toda a energia elétrica mundial. O Brasil está entre os dez maiores consumidores de energia elétrica no mundo.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "5 coisas que você deve saber sobre Eletricidade"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/5-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-eletricidade.htm>. Acesso em 24 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA