PUBLICIDADE
A energia nuclear é considerada a energia do futuro, sua produção parte do princípio da fissão do núcleo atômico. Acompanhe o processo usado para obtê-la:
No núcleo de um reator é onde tudo acontece: as barras de combustível adicionadas a ele contêm isótopo fissionável. A água, ou outro líquido, realiza um movimento circular ao redor do núcleo e rouba todo o calor gerado pela reação de fissão nuclear.
O líquido altamente aquecido, obtido no processo “1”, escoa para um gerador de vapor, onde o vapor produzido é então encaminhado para uma turbina ligada a um gerador de energia. O vapor realiza o movimento na turbina, gerando eletricidade.
O vapor produzido no processo “2” é condensado e reciclado por meio do gerador, e assim, a produção de energia nuclear na forma de um sistema fechado se torna constante, ou seja, uma fonte de energia renovável.
Na França, 80% da energia consumida no país é de origem nuclear. As usinas nucleares são menos poluentes pelo fato de não queimarem combustíveis fósseis no processo de obtenção. Portanto, não emitem dióxido de carbono, dióxido de enxofre e outros poluidores atmosféricos.
Por Líria Alves
Graduada em Química