Whatsapp

Produção de energia nas usinas nucleares

Química

PUBLICIDADE

A energia nuclear é considerada a energia do futuro, sua produção parte do princípio da fissão do núcleo atômico. Acompanhe o processo usado para obtê-la:

No núcleo de um reator é onde tudo acontece: as barras de combustível adicionadas a ele contêm isótopo fissionável. A água, ou outro líquido, realiza um movimento circular ao redor do núcleo e rouba todo o calor gerado pela reação de fissão nuclear.

O líquido altamente aquecido, obtido no processo “1”, escoa para um gerador de vapor, onde o vapor produzido é então encaminhado para uma turbina ligada a um gerador de energia. O vapor realiza o movimento na turbina, gerando eletricidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O vapor produzido no processo “2” é condensado e reciclado por meio do gerador, e assim, a produção de energia nuclear na forma de um sistema fechado se torna constante, ou seja, uma fonte de energia renovável.

Na França, 80% da energia consumida no país é de origem nuclear. As usinas nucleares são menos poluentes pelo fato de não queimarem combustíveis fósseis no processo de obtenção. Portanto, não emitem dióxido de carbono, dióxido de enxofre e outros poluidores atmosféricos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Como a usina nuclear produz energia?
Como a usina nuclear produz energia?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Produção de energia nas usinas nucleares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/producao-energia-nas-usinas-nucleares.htm. Acesso em 13 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e veja 5 coisas que você deve saber sobre Eletricidade, um dos conteúdos mais cobrados no Enem.
Conheça algumas fontes de energia limpa, tais como: eólica, solar, maremotriz, geotérmica, hidráulica, nuclear e os biocombustíveis.
Veja quais são as causas da poluição termal ou térmica da água e do ar, as respectivas consequências e o que pode ser feito para combater esse problema.
Entenda como um reator atômico ou reator nuclear, através do reaproveitamento do calor fornecido em uma reação de fissão, gera energia elétrica.
Conheça o que é um reator de fusão nuclear, como estão as pesquisas nesse campo e as vantagens e principais dificuldades para a sua construção.