Topo
pesquisar

Acne, antraz e botulismo

Biologia

Bacilos do antraz
Bacilos do antraz
PUBLICIDADE

Acne: a Propionibacterium acnes é uma bactéria da flora bacteriana normal da pele, mas que pode causar inflamações cutâneas, com grande possibilidade de deixar cicatrizes ao encontrar condições que permitem sua rápida multiplicação. Para tratamento, o controle da oleosidade da pele do rosto e, em alguns casos, o uso de antibiótico podem ser indicados por profissionais competentes.

Antraz (carbúnculo): causada pelo Bacillus anthracis, é típica de ambientes agrícolas, acometendo principalmente herbívoros, que se contaminam ao pastarem em solo contaminado pelos esporos da bactéria. Estes, ao entrarem em contato com fissuras cutâneas de indivíduos de nossa espécie, causam uma lesão que se transforma em bolhas cheias de pus e, mais tarde, forma uma cicatriz profunda e escura. Quando a infecção se dá pela inalação de esporos, fornece ao indivíduo sintomas semelhantes aos da gripe, mas que pode desencadear em parada cardíaca ou respiratória. Quando ocorre a ingestão, por exemplo, ao se alimentar da carne de um animal contaminado, desencadeia no paciente um quadro diarreico, acompanhado de vômito sanguinolento. Pode ser fatal em muitos casos.

Botulismo: infecção cujo agente causador é a Clostridium botulinum. A infecção se dá pela ingestão da bactéria ou de seus esporos, geralmente presentes em conservas caseiras e alimentos armazenados em latas estufadas. Devido à toxina que libera, o sistema nervoso é afetado, provocando tremores, vômitos e fraqueza muscular progressiva. Pode causar a morte pela paralisia dos músculos responsáveis pela respiração.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Acne, antraz e botulismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/acne-antraz-botulismo.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2017.

A acne caracteriza-se pela formação de lesões típicas na pele
Saúde na escola Acne
Espremer os cravos e espinhas não é uma boa alternativa, já que propicia cicatrizes.
Doenças e patologias Acne
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA