Kefir

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

O kefir é um tipo de leite fermentado, o qual é produzido a partir da fermentação do leite utilizando grãos de kefir. Esses grãos são massas gelatinosas nas quais estão presentes bactérias e leveduras. A seguir conheceremos mais a respeito desse produto, o que é, como ele é produzido e os benefícios de seu consumo.

O que é o kefir?

Como dito anteriormente, o kefir trata-se de um leite fermentado. Ele apresenta um sabor levemente ácido e ligeiramente alcoólico, sendo resultado da fermentação do leite por meio dos grãos de kefir, massas que apresentam micro-organismos como bactérias ácido lácticas, ácido acéticas e leveduras. Os micro-organismos presentes nos grãos de kefir variam de acordo com o local em que foram produzidos, por isso, nem sempre a bebida final apresenta o mesmo padrão.

A palavra kefir é derivada da palavra, em turco, keif, que significa “sentir-se bem”.

Produção do kefir

Para produzir o kefir é necessário utilizar os chamados grãos de kefir. Esses grãos, que possuem cor branca ou amarelada e assemelham-se à pipoca, são massas ricas em micro-organismos que estão mantidos unidos por uma matriz de polissacarídeos. Esses micro-organismos são bactérias e leveduras, as quais estabelecem uma relação simbiótica. Os grãos de kefir variam muito a depender do seu local de origem, entretanto, alguns micro-organismos são encontrados com mais frequência, tais como os gêneros Lactobacillus, Lactococcus, Acetobacter, Kluyveromyces e Saccharomyces.

Os grãos de kefir possuem bactérias e leveduras que promovem a fermentação do leite.
Os grãos de kefir possuem bactérias e leveduras que promovem a fermentação do leite.

As bactérias e leveduras do grão de kefir são responsáveis por desencadear a fermentação láctica e alcoólica do leite. Geralmente o leite utilizado é o leite de vaca, porém outros leites podem ser usados como o leite de búfala e cabra. A fermentação do leite gera uma série de compostos responsáveis pelo sabor característico do kefir, obtendo-se, ao final do processo de preparação, bebida viscosa, acidificada e levemente alcoólica.

  • Kefir de água

O kefir de água é cultivado em água contendo açúcar mascavo ou suco de fruta. Essa bebida é também uma bebida probiótica, sendo os produtos resultantes similares aos produtos da fermentação no leite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça mais sobre o processo de fermentação.

Benefícios do kefir

O kefir é uma bebida probiótica, ou seja, uma bebida que contém micro-organismos vivos que causam benefícios à saúde se administrados em quantidade adequada. Os probióticos têm sido relacionados com uma série de benefícios, tais como redução de infecções e prevenção de alguns tipos de câncer.

O consumo de kefir pode trazer uma série de benefícios à saude.
O consumo de kefir pode trazer uma série de benefícios à saude.

No que diz respeito ao kefir propriamente dito, alguns estudos demonstraram que seu consumo regular é responsável por efeitos benéficos ao organismo. Dentre os efeitos conhecidos, podemos citar a estimulação da resposta imune, inibição de crescimento de tumores, prevenção de alergia, atividade antimicrobiana e equilíbrio da flora intestinal. É importante destacar ainda que o kefir é um alimento rico em vitaminas, como a B1, B12 e K, sais minerais, como cálcio e magnésio, e aminoácidos essenciais.

Além disso, Dias e colaboradores, no trabalho intitulado “Propriedades antimicrobianas do kefir”, afirmam que o kefir, por meio dos micro-organismos que o compõem e das substâncias bioativas por eles produzidas, constitui uma alternativa viável na busca de substitutivos para os antimicrobianos convencionais. Ainda no mesmo trabalho, os autores afirmam a importância de utilizar os produtos com essa propriedade como conservantes naturais, que apresentam como uma de suas vantagens a inibição do desenvolvimento de bactérias que deterioram e causam doenças sem a necessidade de uso de substâncias químicas indesejáveis.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Origem do kefir

O kefir é um leite fermentado de origem ainda muito discutida. Alguns autores afirmam que a bebida tenha tido sua origem nas montanhas do Cáucaso. De acordo com os caucasianos, os grãos de kefir foram um presente de Alah.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Kefir"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/kefir.htm. Acesso em 28 de outubro de 2020.