Parecer

Parecer é um texto técnico regido por um especialista, que emite uma reposta a uma consulta feita no intuito de esclarecer uma dúvida ou analisar uma questão.

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O parecer consiste em uma opinião fundamentada que pode ser emitida tanto em nome pessoal quanto associado a algum órgão administrativo, com o objetivo expor uma análise a fim de fornecer o subsídio necessário para uma tomada de decisão.

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Atualmente, o parecer é muito utilizado por instituições e profissionais que buscam uma segunda opinião a fim de orientar e ajudar na tomada de determinada decisão. Assim, por se tratar de um texto ligado ao campo técnico e científico, o parecer possui algumas características que prezam pela impessoalidade e objetividade da informação. Além disso, o uso da norma-padrão da língua portuguesa é fundamental.

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Tópicos deste artigo

Resumo sobre o parecer

  • O parecer é um texto classificado como redação oficial ou redação técnica em que um profissional especializado em determinada área do conhecimento emite uma opinião e interpretação acerca de um assunto.
  • Nele prevalece características como a linguagem denotativa, a objetividade, o uso da norma-padrão da língua, a impessoalidade e a concisão.
  • Pode ser dividido em tipos, sendo alguns deles: o parecer jurídico, o parecer técnico-científico e o parecer médico ou psicológico.

O que é um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Características e estrutura de um parecer

O parecer é classificado como um texto de modalidade técnica, e, sendo assim, ele apresenta fundamentalmente as seguintes características:

  • prevalência da linguagem denotativa e técnica;
  • preferência pela objetividade das informações;
  • uso da norma-padrão da língua portuguesa;
  • uso de uma linguagem concisa;
  • impessoalidade na comunicação.

Quanto ao aspecto estrutural, o parecer dispõe de:

  • título: geralmente com o termo “parecer” no início (exemplo: Parecer da Diretoria de Processamento de Dados);
  • corpo do texto: é a parte principal, com as explicações e interpretações do parecerista;
  • fechamento: data e assinatura.

Veja um exemplo dessa estrutura:

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TÍTULO DO PARECER

CORPO DO TEXTO (PODE CONTER HISTÓRICO OU RELATÓRIO INTRODUTÓRIOS, SEGUIDO DO PARECER E DE CONCLUSÃO OPINATIVA)

DATA

ASSINATURA

 

Quando o parecer é feito de maneira oficial, por meio de integrantes de alguma instituição, é comum vir com um timbre e informações dela.

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Como fazer um parecer

De início, o parecerista deve estar a par do assunto ou temática a ser abordada. Portanto, os estudos e pesquisas devem estar em dia. O conhecimento do destinatário e o contexto são essenciais para compreender o grau de esclarecimento ou as explicações a serem realizados. Assim, ao iniciar o texto, deve-se atentar para:

  • Uso de linguagem técnica: evitar associações e comparações desnecessárias ou lúdicas. O parecerista deve concentrar-se na explicação dos fatos ou situações apresentados e propor uma análise direcionada, sem exageros na escrita.
  • Correção gramatical: um texto de caráter formal exige uma comunicação adequada.
  • Uso dos pronomes de tratamento e o grau de distanciamento: em um parecer, o autor deve lembra-se de que ele não está falando com um amigo ou pessoa próxima, mas possivelmente com um profissional da mesma área ou outro que procura esclarecer uma questão importante. Faça o uso de pronomes de tratamento que ressaltem esse distanciamento entre as partes (exemplo: senhor, senhora etc.).
  • Mensagem final: refere-se às possíveis indicações e sugestões; elas precisam ser claras e sem complicações para o leitor.

Tipos de parecer

Os tipos de parecer mais recorrentes são:

  • Parecer médico ou psicológico: uma explicação ou interpretação sobre algum caso clínico específico em que um profissional emite uma opinião ou análise a fins de esclarecimento.
  • Parecer técnico científico: quando há uma necessidade de se analisar uma matéria específica com o suporte de determinado grupo de técnicos e autoridades no assunto a fim de se desenvolver uma explicação.
  • Parecer jurídico: ocorre sobre determinado processo ou situação relacionados diretamente ao campo do direito.

Exemplos de parecer

PARECER DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – COMISSÃO ORÇAMENTÁRIA

Diante dos recorrentes questionamentos da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério da Fazenda, a Câmara dos Deputados solicitou uma breve consulta no tocante à aprovação dos gastos consoantes à Lei Orçamentária Anual. Assim, após o breve estudo constado no relatório, já encaminhado para a presidência da república, o Poder Legislativo, por meio das atribuições aferidas a ele, aprova, sem ressalvas, as contas públicas apresentadas.

Brasília, 15 de dezembro de 2015

Mesa diretora da Comissão Orçamentária

 

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PARECER DO CASO CLÍNICO A.F.

Conforme solicitado, foi feita uma análise minuciosa do caso clínico da paciente A.F. Durante o processo, identificou-se uma série de crises de ansiedade e como elas têm afetado a saúde de A.F. Uma série de procedimentos clínicos foram feitos, mas nenhum deles surtiu efeito em curto, médio ou longo prazo. A qualidade de vida e as relações interpessoais, conforme foi percebido, foram fortemente alteradas. O acompanhamento clínico-psicológico não tem sido suficiente para sanar as dificuldades apresentadas. Sendo assim, recomenda-se um acompanhamento multidisciplinar associado ao tratamento terapêutico.

São Paulo, 10 de janeiro de 2021

Lúcio Ferreira – Psicólogo clínico

Videoaula sobre redação técnica

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação

O parecer ajuda profissionais e instituições a tomarem decisões importantes.
O parecer ajuda profissionais e instituições a tomarem decisões importantes.
Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Camargo de Oliveira Escritor oficial Brasil Escola
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OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Parecer"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/parecer.htm. Acesso em 20 de dezembro de 2025.
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