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O parecer consiste em uma opinião fundamentada que pode ser emitida tanto em nome pessoal quanto associado a algum órgão administrativo, com o objetivo expor uma análise a fim de fornecer o subsídio necessário para uma tomada de decisão.
Atualmente, o parecer é muito utilizado por instituições e profissionais que buscam uma segunda opinião a fim de orientar e ajudar na tomada de determinada decisão. Assim, por se tratar de um texto ligado ao campo técnico e científico, o parecer possui algumas características que prezam pela impessoalidade e objetividade da informação. Além disso, o uso da norma-padrão da língua portuguesa é fundamental.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o parecer
- 2 - O que é um parecer?
- 3 - Características e estrutura de um parecer
- 4 - Como fazer um parecer
- 5 - Tipos de parecer
- 6 - Exemplos de parecer
- 7 - Videoaula sobre redação técnica
Resumo sobre o parecer
- O parecer é um texto classificado como redação oficial ou redação técnica em que um profissional especializado em determinada área do conhecimento emite uma opinião e interpretação acerca de um assunto.
- Nele prevalece características como a linguagem denotativa, a objetividade, o uso da norma-padrão da língua, a impessoalidade e a concisão.
- Pode ser dividido em tipos, sendo alguns deles: o parecer jurídico, o parecer técnico-científico e o parecer médico ou psicológico.
O que é um parecer?
O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.
Características e estrutura de um parecer
O parecer é classificado como um texto de modalidade técnica, e, sendo assim, ele apresenta fundamentalmente as seguintes características:
- prevalência da linguagem denotativa e técnica;
- preferência pela objetividade das informações;
- uso da norma-padrão da língua portuguesa;
- uso de uma linguagem concisa;
- impessoalidade na comunicação.
Quanto ao aspecto estrutural, o parecer dispõe de:
- título: geralmente com o termo “parecer” no início (exemplo: Parecer da Diretoria de Processamento de Dados);
- corpo do texto: é a parte principal, com as explicações e interpretações do parecerista;
- fechamento: data e assinatura.
Veja um exemplo dessa estrutura:
TÍTULO DO PARECER CORPO DO TEXTO (PODE CONTER HISTÓRICO OU RELATÓRIO INTRODUTÓRIOS, SEGUIDO DO PARECER E DE CONCLUSÃO OPINATIVA) DATA ASSINATURA |
Quando o parecer é feito de maneira oficial, por meio de integrantes de alguma instituição, é comum vir com um timbre e informações dela.
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Como fazer um parecer
De início, o parecerista deve estar a par do assunto ou temática a ser abordada. Portanto, os estudos e pesquisas devem estar em dia. O conhecimento do destinatário e o contexto são essenciais para compreender o grau de esclarecimento ou as explicações a serem realizados. Assim, ao iniciar o texto, deve-se atentar para:
- Uso de linguagem técnica: evitar associações e comparações desnecessárias ou lúdicas. O parecerista deve concentrar-se na explicação dos fatos ou situações apresentados e propor uma análise direcionada, sem exageros na escrita.
- Correção gramatical: um texto de caráter formal exige uma comunicação adequada.
- Uso dos pronomes de tratamento e o grau de distanciamento: em um parecer, o autor deve lembra-se de que ele não está falando com um amigo ou pessoa próxima, mas possivelmente com um profissional da mesma área ou outro que procura esclarecer uma questão importante. Faça o uso de pronomes de tratamento que ressaltem esse distanciamento entre as partes (exemplo: senhor, senhora etc.).
- Mensagem final: refere-se às possíveis indicações e sugestões; elas precisam ser claras e sem complicações para o leitor.
Tipos de parecer
Os tipos de parecer mais recorrentes são:
- Parecer médico ou psicológico: uma explicação ou interpretação sobre algum caso clínico específico em que um profissional emite uma opinião ou análise a fins de esclarecimento.
- Parecer técnico científico: quando há uma necessidade de se analisar uma matéria específica com o suporte de determinado grupo de técnicos e autoridades no assunto a fim de se desenvolver uma explicação.
- Parecer jurídico: ocorre sobre determinado processo ou situação relacionados diretamente ao campo do direito.
Exemplos de parecer
PARECER DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – COMISSÃO ORÇAMENTÁRIA Diante dos recorrentes questionamentos da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério da Fazenda, a Câmara dos Deputados solicitou uma breve consulta no tocante à aprovação dos gastos consoantes à Lei Orçamentária Anual. Assim, após o breve estudo constado no relatório, já encaminhado para a presidência da república, o Poder Legislativo, por meio das atribuições aferidas a ele, aprova, sem ressalvas, as contas públicas apresentadas. Brasília, 15 de dezembro de 2015 Mesa diretora da Comissão Orçamentária |
PARECER DO CASO CLÍNICO A.F. Conforme solicitado, foi feita uma análise minuciosa do caso clínico da paciente A.F. Durante o processo, identificou-se uma série de crises de ansiedade e como elas têm afetado a saúde de A.F. Uma série de procedimentos clínicos foram feitos, mas nenhum deles surtiu efeito em curto, médio ou longo prazo. A qualidade de vida e as relações interpessoais, conforme foi percebido, foram fortemente alteradas. O acompanhamento clínico-psicológico não tem sido suficiente para sanar as dificuldades apresentadas. Sendo assim, recomenda-se um acompanhamento multidisciplinar associado ao tratamento terapêutico. São Paulo, 10 de janeiro de 2021 Lúcio Ferreira – Psicólogo clínico |
Videoaula sobre redação técnica
Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação