Parecer

Parecer é um texto técnico regido por um especialista, que emite uma reposta a uma consulta feita no intuito de esclarecer uma dúvida ou analisar uma questão.

O parecer consiste em uma opinião fundamentada que pode ser emitida tanto em nome pessoal quanto associado a algum órgão administrativo, com o objetivo expor uma análise a fim de fornecer o subsídio necessário para uma tomada de decisão.

Atualmente, o parecer é muito utilizado por instituições e profissionais que buscam uma segunda opinião a fim de orientar e ajudar na tomada de determinada decisão. Assim, por se tratar de um texto ligado ao campo técnico e científico, o parecer possui algumas características que prezam pela impessoalidade e objetividade da informação. Além disso, o uso da norma-padrão da língua portuguesa é fundamental.

Leia também: Requerimento — gênero utilizado para pedir, solicitar ou requerer algo

Resumo sobre o parecer

O que é um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Características e estrutura de um parecer

O parecer é classificado como um texto de modalidade técnica, e, sendo assim, ele apresenta fundamentalmente as seguintes características:

Quanto ao aspecto estrutural, o parecer dispõe de:

Veja um exemplo dessa estrutura:

TÍTULO DO PARECER

CORPO DO TEXTO (PODE CONTER HISTÓRICO OU RELATÓRIO INTRODUTÓRIOS, SEGUIDO DO PARECER E DE CONCLUSÃO OPINATIVA)

DATA

ASSINATURA

 

Quando o parecer é feito de maneira oficial, por meio de integrantes de alguma instituição, é comum vir com um timbre e informações dela.

Leia também: Memorando — gênero cujo objetivo é enviar mensagens ágeis em ambiente profissional

Como fazer um parecer

De início, o parecerista deve estar a par do assunto ou temática a ser abordada. Portanto, os estudos e pesquisas devem estar em dia. O conhecimento do destinatário e o contexto são essenciais para compreender o grau de esclarecimento ou as explicações a serem realizados. Assim, ao iniciar o texto, deve-se atentar para:

Tipos de parecer

Os tipos de parecer mais recorrentes são:

Exemplos de parecer

PARECER DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – COMISSÃO ORÇAMENTÁRIA

Diante dos recorrentes questionamentos da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério da Fazenda, a Câmara dos Deputados solicitou uma breve consulta no tocante à aprovação dos gastos consoantes à Lei Orçamentária Anual. Assim, após o breve estudo constado no relatório, já encaminhado para a presidência da república, o Poder Legislativo, por meio das atribuições aferidas a ele, aprova, sem ressalvas, as contas públicas apresentadas.

Brasília, 15 de dezembro de 2015

Mesa diretora da Comissão Orçamentária

 

PARECER DO CASO CLÍNICO A.F.

Conforme solicitado, foi feita uma análise minuciosa do caso clínico da paciente A.F. Durante o processo, identificou-se uma série de crises de ansiedade e como elas têm afetado a saúde de A.F. Uma série de procedimentos clínicos foram feitos, mas nenhum deles surtiu efeito em curto, médio ou longo prazo. A qualidade de vida e as relações interpessoais, conforme foi percebido, foram fortemente alteradas. O acompanhamento clínico-psicológico não tem sido suficiente para sanar as dificuldades apresentadas. Sendo assim, recomenda-se um acompanhamento multidisciplinar associado ao tratamento terapêutico.

São Paulo, 10 de janeiro de 2021

Lúcio Ferreira – Psicólogo clínico

Videoaula sobre redação técnica

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/parecer.htm