Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

10 melhores dicas de interpretação de texto.

Apontamos as 10 melhores dicas de interpretação de texto. Para uma boa interpretação, são essenciais certos conhecimentos linguísticos. Ter o hábito da leitura também é crucial.

Quadro com dicas de interpretação de texto
A interpretação de texto é uma habilidade aprimorada pela prática da leitura.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As 10 melhores dicas de interpretação de texto aqui apontadas são úteis para aprimorar a sua leitura. Portanto, você deve valorizar o hábito da leitura e o conhecimento, criar hipóteses a partir de informações acerca do texto que pretende ler, responder a perguntas geradas durante a leitura desse texto, além de conhecer os tipos e os gêneros textuais, as características do texto literário e não literário, e os elementos coesivos.

Leia também: 12 questões sobre interpretação de texto nas tirinhas da Mafalda

Tópicos deste artigo

Dicas para você fazer uma boa interpretação textual

  1. DICA 1: Adquira o hábito da leitura.

A capacidade leitora é aprimorada com a prática da leitura. Pessoas que têm o hábito de ler textos de diversos gêneros desenvolvem naturalmente a habilidade de interpretar textos.

  1. DICA 2: Valorize e sempre busque o conhecimento.

Estar bem informado(a), não só a respeito de assuntos atuais, mas também sobre várias áreas do conhecimento, ajuda você a compreender referências extratextuais e intertextuais.

  1. DICA 3: Crie hipóteses e determine os objetivos.

Identifique a autoria (se você já conhece o autor ou autora, sabe o que esperar de seu texto), analise o título (ele pode sugerir a temática ou intenção autoral), verifique o contexto de produção (a linguagem utilizada também está relacionada à época e ao seu contexto sociopolítico), tenha um objetivo de leitura (por que você vai ler o texto) e busque prever a intenção autoral (o objetivo do enunciador do texto).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  1. DICA 4: Identifique tipo e gênero textual.

O texto pode ser narrativo, descritivo, expositivo ou argumentativo. Ler alguns trechos do texto permite que você identifique o tipo textual e se prepare para a leitura detalhada. O mesmo vale para o gênero textual. Por exemplo, se o texto é uma reportagem, você vai ficar atento(a) a informações, dados estatísticos e até mesmo a opiniões. Afinal, cada tipo e gênero textual possui características distintas.

  1. DICA 5: Verifique se o texto possui linguagem literária ou não literária.

Um texto com linguagem não literária é objetivo, denotativo e utilitário, ou seja, possui uma função prática, como informar, por exemplo. Já o texto com linguagem literária é subjetivo, plurissignificativo e não apresenta uma função específica. Portanto, você não pode ler um texto literário da mesma forma que lê um texto não literário. Para entender melhor as diferenças entre o texto literário e o não literário, clique aqui.

  1. DICA 6: Conheça os elementos coesivos.

Estude o uso de pronomes pessoais, relativos e demonstrativos, além de conjunções. Esses elementos são responsáveis pela coesão e coerência textual. Se você desconhece os mecanismos coesivos, sua leitura vai ser comprometida.

  1. DICA 7: Consulte um dicionário.

Ao ler um texto, é comum encontrarmos palavras cujo significado desconhecemos. Vale a pena parar e buscar seu significado em um dicionário. Assim, você vai aumentando o seu vocabulário ativo. Obviamente, isso é uma preparação para quando estiver em um contexto de prova, em que não vai poder recorrer a dicionários, mas já vai ter um grande léxico acumulado.

  1. DICA 8: Use marcadores.

Faça marcações no texto enquanto o lê. Assim, marque as informações mais importantes e também os trechos mais confusos para reler depois. Além disso, você pode marcar trechos que comprovem suas interpretações ou conclusões.

  1. DICA 9: Faça perguntas e anotações.

Anote perguntas sobre o texto à medida que o lê. Por exemplo, em um trecho, você pode ficar em dúvida acerca de quem o enunciado está falando ou por que o enunciador mencionou essa ou aquela informação etc. Depois é só reler o texto em busca dessas informações.

  1. DICA 10: Releia o texto.

Leia o texto mais de uma vez. Em cada leitura, você pode perceber algo que passou batido na leitura anterior. É claro que, em um contexto de prova, você não vai ter tempo para releituras. Por isso, elas devem ser feitas durante seu treinamento, prática ou estudo de interpretação textual.

Fontes

CAMPIGOTO, José Adilçon. Interpretação de textos, de história e de intérprete. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 46, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LEFFA, Vilson J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. In: LEFFA, Vilson J.; ERNEST, Aracy (org.). Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "10 melhores dicas de interpretação de texto."; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cinco-dicas-para-melhorar-sua-interpretacao-texto.htm. Acesso em 17 de novembro de 2024.

De estudante para estudante