Topo
pesquisar

Uso de vinagre para acabar com mau cheiro

Química

O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida.
O vinagre pode ser usado em limpeza doméstica para acabar com muitos cheiros desagradáveis
O vinagre pode ser usado em limpeza doméstica para acabar com muitos cheiros desagradáveis
PUBLICIDADE

Na limpeza de casa, em diversas situações, é possível fazer uso de vinagre para acabar com mau cheiro. Mas será que ele acaba com todo tipo de odor desagradável? Em que situações ele pode ser usado?

Para entender como o vinagre acaba com os cheiros ruins, precisamos entender primeiro o que constitui esses odores. Os cheiros que nos causam uma sensação desagradável são compostos de moléculas que possuem diversas funções orgânicas. Veja alguns exemplos:

* Ácidos carboxílicos: apresentam de 1 a 3 carbonos e possuem um cheiro que vai de forte a irritante; já os ácidos com 4 a 10 carbonos possuem um odor extremamente desagradável, com cheiros rançosos e pungentes. Alguns exemplos são:

Ácidos carboxílicos

* Compostos sulfurados ou tiocompostos: Vários compostos que contêm enxofre são “fedidos”. Geralmente, eles são derivados do gás sulfídrico, H2S, que é o responsável pelo cheiro de ovo podre.

Muitos compostos sulfurados, especialmente do grupo dos tióis, também chamados de mercaptanas, são adicionados ao gás de cozinha porque possuem um odor extremamente desagradável e podem ser detectados prontamente pelo consumidor mesmo em baixas concentrações. Esse alerta diminui o risco de acidentes. Geralmente, entre os tióis utilizados, temos o etanotiol, o butan-1-tiol e o 1,1-dimetiletanotiol mostrados a seguir:

Tiois usados para conferir cheiro ao gás de cozinha
Tiois usados para conferir cheiro ao gás de cozinha

Além desses, temos também o metanotiol (CH3 ─ S ─ H), que é considerado o composto com um dos piores cheiros do mundo.

* Compostos aromáticos nitrogenados:

Para se ter uma ideia, o escatol (C9H9N) é uma amina aromática responsável pelo cheiro das fezes.

As aminas também estão presentes em odores desagradáveis porque muitas delas são produzidas na decomposição de seres vivos. O cheiro desagradável característico do peixe podre, por exemplo, deve-se à trimetilamina e também à piridina (amina aromática):

A trimetilamina e a piridina são responsáveis pelo cheiro de peixe podre
A trimetilamina e a piridina são responsáveis pelo cheiro de peixe podre

Agora vamos falar sobre o vinagre. Ele é constituído por uma solução aquosa de cerca de 4% em volume de ácido acético. Esse composto orgânico, que também é chamado de ácido etanoico, é da família dos ácidos carboxílicos, e sua estrutura é mostrada a seguir:

Fórmula estrutural do ácido etanoico ou acético
Fórmula estrutural do ácido etanoico ou acético

Para que o vinagre possa acabar com os cheiros ruins, é necessário que ocorra uma reação de neutralização, na qual se produz substâncias que não possuem o mau odor. Visto que toda reação de neutralização ocorre entre um ácido e uma base, o vinagre, que é um ácido, elimina com eficácia somente odores básicos.

Os compostos nitrogenados mencionados são alcalinos, ou seja, possuem um caráter básico (pH > 7). De acordo com a teoria ácido-base de Lewis, base é toda espécie química capaz de oferecer um par de elétrons. Mas segundo a teoria de Bronsted-Lowry, base é toda espécie química capaz de receber um próton (H+).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, os compostos nitrogenados, como as aminas aromáticas, atuam como bases porque o nitrogênio possui um par de elétrons que ele pode fornecer para outra espécie química ou ele pode receber um próton (H+).

O vinagre pode ser usado, então, para acabar com o cheiro de peixe, pois ocorre a seguinte reação entre o ácido acético e a piridina:

Reação de neutralização entre vinagre e piridina
Reação de neutralização entre vinagre e piridina

Observe que a piridina atuou como uma base, pois recebeu um próton do ácido acético do vinagre, formou íons que aumentam a sua solubilidade em água e eliminou o odor de peixe podre.

Assim sendo, no cotidiano, você pode lavar as mãos com vinagre e depois com água para acabar com o cheiro de peixe que fica nas mãos. Isso também pode ser feito para acabar com o cheiro de gordura fétida e com aquele cheiro e sabor rançoso do frango.

O vinagre também atua de forma similar para acabar com o cheiro de mofo nas roupas. Você pode colocar as roupas de molho em uma bacia com água e vinagre.

Outra aplicação do vinagre é para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos. Depois que você remover esses resíduos, pode passar um pano no local embebido em uma solução formada por 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Por último, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.

Mas de acordo com as reações vistas, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor do suor (bromidrose), pois, conforme dito, esse cheiro desagradável deve-se a ácidos carboxílicos.

O suor é secretado pelas nossas glândulas écrinas e apócrinas, sendo constituído basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes.

Ele é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele, existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico, caproico e outros associados a aminas e mercaptanas.

Assim, para acabar com o odor nas axilas, é mais recomendável usar uma substância básica, como o leite de magnésia (solução de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2), que tornará o meio básico, provocando a morte das bactérias e, consequentemente, a decomposição das substâncias orgânicas eliminadas no suor. A maioria dos desodorantes, inclusive, funciona porque eles possuem um componente ativo que inibe o crescimento das bactérias, como o triclosan.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Uso de vinagre para acabar com mau cheiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/uso-vinagre-para-acabar-com-mau-cheiro.htm. Acesso em 26 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola