PUBLICIDADE
Um dos piores odores é, ao mesmo tempo, o que dá sabor a alimentos, estamos falando do cheiro de alho e cebola que muita gente detesta. Sabe de onde vem o odor específico desses temperos? Tudo pode se explicar a partir dos compostos sulfurados presentes nas moléculas dessas substâncias.
CH3 — CH2 — S — CH2 — CH3
A estrutura acima é correspondente a um tio-éter, ele se classifica como sulfeto em razão da presença do elemento central enxofre (S). Se esse composto for submetido a uma oxidação branda, se transforma em um dissulfeto:
CH3 — CH2 — S — S — CH2 — CH3
Dissulfeto de dietila
Repare na presença dos dois átomos centrais, eles constituem uma ponte — S — S — que tem função biológica: unir as longas moléculas de proteínas entre si.
A cebola contém um fitoquímico, a alicina, cuja estrutura corresponde a um dissulfeto. A alicina, além de ser responsável pelo odor característico, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas.
O alho, por sua vez, auxilia no combate a gripes e resfriados e tem a capacidade de abaixar o nível de colesterol no sangue e ainda reduzir o risco de câncer gástrico.
Portanto, os compostos sulfurados, apesar do odor nada agradável, contribuem para nossa saúde.
Por Líria Alves
Graduada em Química