Whatsapp

Ácido Acético

Química

O ácido etanoico, também conhecido como ácido acético, é um composto do grupo dos ácidos carboxílicos e é o constituinte principal do vinagre.
PUBLICIDADE

O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanoico e sua fórmula estrutural está demonstrada a seguir:

Fórmula estrutural do ácido etanoico ou acético

Veja que ele é um composto que pertence ao grupo orgânico dos ácidos carboxílicos.

Ele é o principal constituinte do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Daí a origem do seu nome, pois vinho azedo vem do latim acetum que significa “vinagre”.

O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.

Os soldados romanos ingeriam, em pequenos goles, uma mistura de ácido acético de vinho azedo durante suas marchas

Hoje em dia, a indústria costuma usar o mesmo princípio, isto é, a oxidação do etanol (álcool etílico), para se produzir esse ácido:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H3C ─ CH2 ─ OH + O2 (ar) → H3C ─ COOH + H2O
            Etanol             oxigênio ácido acético ou etanoico água

No caso do vinagre, essa oxidação mostrada na reação química acima é obtida por meio de fermentação, com o auxílio do fungo Mycoderma aceti (chamado mãe do vinagre) e da enzima alcooloxidase. Podem-se usar também bactérias do gênero Acetobacter e Clostridium acetobtylicum. Porém, outro meio é o uso de um catalisador como o pentóxido de divanádio (V2O5).

Pode-se também produzir o ácido acético por meio da oxidação do metanol, pela destilação da madeira e a partir de derivados do petróleo.

Além de ser usado como tempero na alimentação, o acido acético também é usado na produção de acetato de vinila (para se fazer o polímero PVA), de anidrido acético e cloreto de acetila (usados em sínteses orgânicas), de ésteres (solventes, perfumes, essências, entre outros), de acetato de celulose  (fibras têxteis), de acetatos inorgânicos etc.

Quando está na sua forma pura é chamado de ácido acético glacial, pois se solidifica a temperatura de 16,7ºC, ficando com o aspecto de gelo.

O ácido acético glacial tem aspecto de gelo


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O ácido acético ou ácido etanoico é o principal constituinte do vinagre
O ácido acético ou ácido etanoico é o principal constituinte do vinagre

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ácido Acético"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/Acido-acetico.htm. Acesso em 06 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça os principais critérios utilizados na classificação dos ácidos.
Grau de ionização, Ácido clorídrico, Volatilidade, ácido acético, Svante Arrehenius, ácidos conduzem eletricidade, reações de neutralização, Reação com Carbonatos e Bicarbonatos, solução de fenolftaleína vermelha, papel de tornassol azul.
Aprenda a realizar a nomenclatura dos ésteres orgânicos tanto da forma oficial quanto da forma usual.
Será que o vinagre neutraliza mesmo os efeitos do gás lacrimogêneo? Descubra se isso é verdade ou mito, além de ver também meios de se proteger.
Grupo funcional carboxila, ácidos carboxílicos, ácido etanóico, ácido acético, vinagre, ácido metanóico, ácido fórmico, ácido benzóico, fungicida, ácidos carboxílicos de baixa massa molecular.
Veja como é possível usar o vinagre para acabar com mau cheiro e na limpeza doméstica.
Saiba mais sobre as características, classificação e nomenclatura dos ácidos, substâncias que se ionizam em meio aquoso.
Conheça os ácidos carboxílicos. Aprenda quais são suas características, como se dá sua nomenclatura e quais deles estão presentes no cotidiano.
Conheça as características e utilização dos ácidos.