Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sais no cotidiano

Cloreto de sódio, bicarbonato de sódio e Iodeto de sódio são alguns dos importantes sais que encontramos em nosso cotidiano.

Peixes coloridos no fundo do mar cheio de corais.
O sal carbonato de cálcio é encontrado nos recifes de corais e nas pérolas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais.

Tópicos deste artigo

Sais encontrados no nosso cotidiano

O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl). É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.

O carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.


O vidro é usado na fabricação de utensílios domésticos.

O carbonato de sódio (Na2CO3) é um pó branco ou levemente acizentado. É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.

O bicarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) é um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Nos efervescentes que combatem à acidez estomacal, o bicarbonato de sódio é princípio ativo, é usado também como fermento em pães. Nos extintores de incêndio (pó seco ou úmido) é um dos componentes principais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fluoreto de sódio (NaF) serve como fonte de fluoreto para a formação do esmalte dental, que aumenta a resistência à formação de cáries. É usado em algumas pastas de dente e em enxaguatórios bucais.

O salitre - nitrato de potássio (KNO3) e o salitre-do-chile - nitrato de sódio (NaNO3), são empregados como conservantes dos embutidos de carne (presunto, salame, mortadela, rosbife, etc, e como afrodisíaco. Tomam parte também, da composição de fertilizantes, de dinamites e da chamada pólvora negra (uma mistura de salitre, carvão e enxofre pulverizados).

O sulfito de sódio (Na2SO3) é um sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar, na clarificação do papel sulfite.

Veja a lista de alguns sais que possuem aplicações relevantes na medicina:

  • Bicarbonato de sódio (NaHCO3) -  Antiácido;
  • Carbonato de amônio (NH4)2CO3 - Expectorante;
  • Carbonato de lítio (Li 2CO3 ) - Antidepressivo;
  • Cloreto de amônio (NH 4Cl) - Acidificante do tubo digestivo;
  • Cloreto de sódio (NaCl) - Soro fisiológico;
  • Fluoreto de estanho II (SnF2) - Fortalecimento do esmalte dental;
  • Iodeto de sódio (NaI) -  Fonte de iodo para a tireóide;
  • Iodeto de potássio (KI) - Fonte de iodo para a tireóide;
  • Nitrato de potássio (KNO3) - Diurético;
  • Permanganato de potássio ( KMnO4) - Antimicótico;
  • Sulfato de bário (BaSO 4) - Contraste em radiografia intestinal;
  • Sulfato de cálcio (CaSO4) - Gesso para imobilizações;
  • Sulfato de ferro II (FeSO4) - Fonte de ferro para anêmicos;
  • Nitrato de potássio (KNO3) - Germicida para olhos de recém nascidos;
  • Sulfato de magnésio (MgSO4) - Laxante.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Sais no cotidiano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sais-no-cotidiano.htm. Acesso em 23 de julho de 2024.

De estudante para estudante