Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aminas e Estimulantes

Química

A cafeína é uma amina estimulante
A cafeína é uma amina estimulante
PUBLICIDADE

As aminas são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênio da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos. Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, e existem muitos estimulantes que são fórmulas genéricas de aminas, como por exemplo: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.

• As Anfetaminas pertencem a essa classe de compostos, possuem a propriedade de elevar o ânimo de quem a ingere em virtude do aumento da atividade do sistema nervoso, e ainda proporciona uma diminuição da sensação de fadiga e redução de apetite. Devido a essas atribuições ela é usada como estimulante, mas seu uso é regulado, sendo vendidas apenas como prescrição médica, pois provoca dependência.

• Uma amina que possui a propriedade de ser estimulante muito usada em nosso dia a dia é a cafeína, presente no café, no pó de guaraná e ainda em alguns refrigerantes.

• Outra substância que apresenta o grupo amina em sua estrutura é a cocaína, essa droga provém do cloridrato e possui um grande poder estimulante, a substância é extraída de um arbusto mais facilmente encontrado nas encostas dos Andes. O estímulo provocado por seu uso é caracterizado por aumento da atividade motora, euforia, loquacidade seguida de intensa depressão. Assim seu uso vai ficando cada vez mais compulsivo, e evolui de uso ocasional para a dependência em doses crescentes, o que pode levar à morte por overdose.

• A mistura de cloridrato com bicarbonato de sódio deu origem a uma droga mais barata que a cocaína: o crack. Essa mistura quando aquecida libera vapores de cocaína que são absorvidos rapidamente pelos pulmões, atingindo o cérebro em aproximadamente 15 segundos. Seu uso leva a conseqüências mais intensas do que no caso do cloridrato, chegando à recuperação nula segundo estudiosos, ou seja, é quase impossível um usuário de crack se recuperar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Aminas e Estimulantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aminas-estimulantes.htm. Acesso em 18 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça os alcaloides, uma classe de compostos de aminas muito importantes, pois estão presentes no cotidiano, como é o caso da nicotina, cafeína, morfina e cocaína.
Conheça a constituição química, as aplicações e a história da morfina, um dos medicamentos mais conhecidos no mundo.
Conheça a estrutura química da nicotina, como ela atua no organismo e principalmente no sistema nervoso central, levando à dependência e à degradação do organismo.
Aprenda a nomenclatura oficial e duas nomenclaturas usuais dos compostos químicos pertencentes à função das aminas.
Conheça mais a respeito de um dos maiores estimulantes do grupo das xantinas: a cafeína. Veja os alimentos e bebidas que a contém e seus efeitos para o organismo humano.
As anfetaminas (ou bolinhas, nome pelo qual são comercializadas) possuem vários efeitos adversos; veja quais são essas reações no corpo e qual é a sua constituição química.
Veja qual é a composição química da mistura que forma o crack, uma droga que se tornou uma das maiores tragédias da sociedade atual.
Conheça a composição química e a fórmula estrutural do MDMA, substância que define o ecstasy, e entenda por que essa droga é tão perigosa.