Topo
pesquisar

Relação entre o chocolate e os abalos emocionais

Química

PUBLICIDADE

O rompimento de uma relação amorosa pode trazer conseqüências ao organismo como: ansiedade permanente, insônia, irritação, prostração e desinteresse pelo mundo. E é aí que entra o chocolate: quem nunca viu uma cena parecida ou até mesmo recorreu a essa deliciosa guloseima num momento de carência emocional? Há quem garanta que comer chocolate dá uma sensação de prazer e felicidade, há mesmo uma explicação para esse fenômeno?

O papel da Química no fascínio de tanta gente por essa iguaria começa bem antes da embalagem ser aberta, o chocolate possui sim uma capacidade incomum para interagir com a química cerebral, pelo menos é o que estudos mostram. Foram identificadas 500 substâncias químicas responsáveis pelo sabor do chocolate. Entre elas, podemos citar os compostos carbonílicos como os álcoois, aldeídos, cetonas, e os heterocíclicos. Mas a sensação de bem-estar que esse alimento causa, está ligada ao estímulo da produção de serotonina no corpo humano.

O chocolate contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro. A serotonina recebe quimicamente o nome 5-hidroxitriptamina e é representada pela fórmula molecular N2OC10H12, é a "substância química do bem estar", é responsável pela sensação de felicidade e prazer.

No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino: cai a produção de serotonina e o déficit desse neurotransmissor, e como conseqüência aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Por isso, neste período elas costumam sair correndo atrás de um chocolate para suprir a carência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

O chocolate supre a carência afetiva?
O chocolate supre a carência afetiva?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Relação entre o chocolate e os abalos emocionais "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/relacao-entre-chocolate-os-abalos-emocionais.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola