Whatsapp

Podemos beber água destilada?

Química

Podemos beber água destilada? Este texto mostrará as principais características desse tipo de água, bem como se é prudente ou não o seu consumo.
PUBLICIDADE

Podemos ingerir água destilada? Depende! Antes de uma resposta clara, é fundamental saber o que a ingestão dessa água pode provocar no organismo. A água destilada é isenta de qualquer substância, inclusive dos seguintes sais minerais:

Os problemas que a ingestão de água destilada pode provocar ocorrem porque necessitamos de sais minerais para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. Assim, quando ingerimos esse tipo de água, não estamos repondo os sais minerais, o que pode afetar esse equilíbrio.

É importante lembrar que todos os sais minerais podem e devem ser adquiridos por meio da alimentação, e não apenas com o consumo de água potável. Porém, é praticamente impossível medir a quantidade de sais minerais presentes em cada um dos alimentos que estamos ingerindo e, assim, saber se estamos consumindo a quantidade adequada.

Cada sal mineral desempenha uma função importante, como:

- Cálcio: crescimento e formação dos ossos, transmissão nervosa, coagulação do sangue, contração muscular, ação diurética (previne a formação de cálculos renais) e ajuda na respiração celular.

- Magnésio: retarda o envelhecimento molecular, possui efeito calmante no sistema nervoso e auxilia na transmissão de impulsos nervosos e no relaxamento muscular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Potássio: balanço e distribuição de água no organismo, equilíbrio ácido-base e osmótico, crescimento celular e regulação da atividade neuromuscular.

- Sódio: condução do impulso nervoso e atua no equilíbrio aquoso e ácido-base do organismo.

A água destilada não apresenta sais minerais porque passa por um processo denominado de destilação. A destilação é realizada com a utilização do seguinte conjunto de equipamentos:

  • Balão de destilação

  • Condensador

  • Chapa de aquecimento

  • Béquer

Conjunto de equipamentos necessários para realizar a destilação da água
Conjunto de equipamentos necessários para realizar a destilação da água

Ao colocarmos uma porção de água potável ou do mar, por exemplo, no balão de destilação, sob aquecimento, a água sofre vaporização. O vapor de água segue em direção ao condensador e lá sofre o fenômeno da condensação, ou seja, o vapor transforma-se em água líquida, que é recolhida, por fim, no béquer.

A água recolhida no béquer é a água destilada. Mesmo sendo uma água limpa, livre de micro-organismos, sua ingestão não é recomendada.


Por Me. Diogo Lopes Dias

A água com ou sem sais minerais é essencial para nosso organismo
A água com ou sem sais minerais é essencial para nosso organismo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Podemos beber água destilada?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/podemos-beber-agua-destilada.htm. Acesso em 08 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre a composição química da célula e entenda como as substâncias orgânicas e inorgânicas atuam regulando o funcionamento dessa unidade.
Clique aqui, compreenda a importância da hidratação na hora dos estudos, e conheça dicas que melhorarão seu consumo de água no dia a dia.
Entenda a importância da água para o corpo humano e o motivo pelo qual devemos ingerir diariamente cerca de 2,5 litros dessa substância.
Um ótimo aliado na redução de sintomas da TPM.
Saiba mais sobre os sais minerais, como eles atuam no organismo e suas principais fontes.
O sódio detém diferentes compostos que possuem aplicações específicas. Confira!
Clique aqui e entenda por que a água potável é própria para o consumo!