PUBLICIDADE
Podemos ingerir água destilada? Depende! Antes de uma resposta clara, é fundamental saber o que a ingestão dessa água pode provocar no organismo. A água destilada é isenta de qualquer substância, inclusive dos seguintes sais minerais:
-
Cálcio
-
Ferro
-
Magnésio
-
Sódio
Os problemas que a ingestão de água destilada pode provocar ocorrem porque necessitamos de sais minerais para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. Assim, quando ingerimos esse tipo de água, não estamos repondo os sais minerais, o que pode afetar esse equilíbrio.
É importante lembrar que todos os sais minerais podem e devem ser adquiridos por meio da alimentação, e não apenas com o consumo de água potável. Porém, é praticamente impossível medir a quantidade de sais minerais presentes em cada um dos alimentos que estamos ingerindo e, assim, saber se estamos consumindo a quantidade adequada.
Cada sal mineral desempenha uma função importante, como:
- Cálcio: crescimento e formação dos ossos, transmissão nervosa, coagulação do sangue, contração muscular, ação diurética (previne a formação de cálculos renais) e ajuda na respiração celular.
- Magnésio: retarda o envelhecimento molecular, possui efeito calmante no sistema nervoso e auxilia na transmissão de impulsos nervosos e no relaxamento muscular.
- Potássio: balanço e distribuição de água no organismo, equilíbrio ácido-base e osmótico, crescimento celular e regulação da atividade neuromuscular.
- Sódio: condução do impulso nervoso e atua no equilíbrio aquoso e ácido-base do organismo.
A água destilada não apresenta sais minerais porque passa por um processo denominado de destilação. A destilação é realizada com a utilização do seguinte conjunto de equipamentos:
-
Balão de destilação
-
Condensador
-
Chapa de aquecimento
-
Béquer
Conjunto de equipamentos necessários para realizar a destilação da água
Ao colocarmos uma porção de água potável ou do mar, por exemplo, no balão de destilação, sob aquecimento, a água sofre vaporização. O vapor de água segue em direção ao condensador e lá sofre o fenômeno da condensação, ou seja, o vapor transforma-se em água líquida, que é recolhida, por fim, no béquer.
A água recolhida no béquer é a água destilada. Mesmo sendo uma água limpa, livre de micro-organismos, sua ingestão não é recomendada.
Por Me. Diogo Lopes Dias