Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Equações de ionização dos ácidos

As equações de ionização dos ácidos representam a formação dos cátions hidrônio e dos ânions quando um ácido é dissolvido em água.

O ácido sulfúrico forma dois hidrônios na sua ionização
O ácido sulfúrico forma dois hidrônios na sua ionização
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ionização é o fenômeno químico em que uma substância ácida (cuja fórmula geral é HX), quando dissolvida em água, origina dois íons: um cátion hidrônio (H3O+ ou H+) e um ânion qualquer (X-). O fenômeno é representado a partir de uma equação. Veja:

HX + H2O → H3O+ + X-

Durante uma ionização, apenas os hidrogênios ionizáveis do ácido transformam-se em cátions hidrônio, fator que depende ainda da capacidade de ionização que esse ácido apresenta, isto é, do grau de ionização (α). Dessa forma, nem todo hidrogênio forma hidrônio, a não ser que o ácido apresente um grau de ionização igual a 100%.

Porém, quando estamos montando uma equação de ionização, não levamos em consideração o grau de ionização do ácido, mas, sim, a quantidade de hidrogênios ionizáveis que ele apresenta.

Via de regra, consideramos hidrogênio ionizável todo hidrogênio presente em um hidrácido. No caso dos oxiácidos, são ionizáveis apenas os hidrogênios ligados a átomos de carbono, como podemos observar na fórmula estrutural representada abaixo:

O ácido fosfórico apresenta três hidrogênios ionizáveis
O ácido fosfórico apresenta três hidrogênios ionizáveis

Analisando a fórmula estrutural acima, podemos perceber que o ácido em questão possui três átomos de hidrogênios ligados a átomos de oxigênio. Sendo assim, ele apresenta um total de três hidrogênios ionizáveis.

Veja alguns exemplos de montagem de equação de ionização de alguns ácidos:

Exemplo 1: Ácido bromídrico (HBr)

HBr + H2O → H3O+ + Br-

O ácido bromídrico é um hidrácido com apenas um hidrogênio na sua composição. Como todo hidrogênio de um hidrácido pode ser ionizado, ele forma, ao se dissolver na água, apenas um mol de cátion hidrônio e o ânion brometo (Br-).

Exemplo 2: Ácido sulfídrico (H2S)

H2S + 2 H2O → 2 H+ + S-2

O ácido sulfídrico é um hidrácido com dois hidrogênios na sua composição. Como todo hidrogênio de um hidrácido pode ser ionizado, ele forma, ao se dissolver na água, dois mols de cátions hidrônios e o ânion sulfeto (S-2). Para isso, foram utilizados dois mols de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 3: Ácido mangânico (H2MnO4)

H2MnO4 + 2 H2O → 2 H3O+ + MnO4-2

O ácido mangânico é um oxiácido com dois hidrogênios na sua composição. Como nos oxiácidos só é ionizável o hidrogênio ligado a um oxigênio – no caso do ácido mangânico, os dois hidrogênios são –, ele formará, ao se dissolver na água, dois mols de cátions hidrônios e o ânion manganato (MnO4-2). Para isso, foram utilizados dois mols de água.

Exemplo 4: Ácido fosforoso (H3PO3)

H3PO3 + 2 H2O → 2 H3O+ + HPO3-2

O ácido fosforoso é um oxiácido com três hidrogênios na sua composição. Como nos oxiácidos só é ionizável o hidrogênio ligado a um oxigênio – no caso do ácido fosforoso, os dois hidrogênios são –, ele formará, ao se dissolver na água, dois mols de cátions hidrônios e o ânion fosfito (HPO3-2). Para isso, foram utilizados dois mols de água.

O ácido fosforoso apresenta dois hidrogênios ionizáveis (grupo OH)
O ácido fosforoso apresenta dois hidrogênios ionizáveis (grupo OH)

Exemplo 5: Ácido bórico (H3BO3)

H3BO3 + 3 H2O → 3 H+ + BO3-3

O ácido bórico é um oxiácido com três hidrogênios na sua composição. Como nos oxiácidos só é ionizável o hidrogênio ligado a um oxigênio – no caso do ácido bórico, os três hidrogênios são –, ele formará, ao se dissolver na água, três mols de cátions hidrônios e o ânion borato (BO3-3). Para isso, foram utilizados três mols de água.

Exemplo 6: Ácido pirofosfórico (H4P2O7)

H4P2O7 + 4 H2O → 4 H3O+ + P2O7-4

O ácido pirofosfórico é um oxiácido com quatro hidrogênios na sua composição. Como nos oxiácidos só é ionizável o hidrogênio ligado a um oxigênio – no caso do ácido bórico, os quatro hidrogênios são –, ele formará, ao se dissolver na água, quatro mols de cátions hidrônios e o ânion pirofosfato (P2O7-4). Para isso, foram utilizados quatro mols de água.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Equações de ionização dos ácidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equacoes-ionizacao-dos-acidos.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante