UOL - O melhor conteúdo

Alterações no estado físico de líquidos

Líquidos são facilmente modificados
Líquidos são facilmente modificados
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Como mudar as características de um líquido? Transformá-lo em um sólido, em um precipitado de bolhas ou simplesmente fazer com que evapore? O segredo está em aumentar ou diminuir a temperatura, um líquido pode passar por transformações físicas se for alterada essa grandeza.

O curioso é que o mesmo não ocorre com os sólidos, estes apresentam estrutura definida, portanto, é mais difícil passarem por alterações físicas.

Vejamos como modificar o estado físico dos líquidos:

Congelamento: se diminuímos a temperatura de um líquido até que toda sua energia seja removida, haverá uma redução na energia cinética das partículas. A consequência dessa ação é o congelamento do líquido, neste caso, o decrescimento da temperatura foi responsável pela alteração física do estado líquido para o sólido.

Ebulição: o chamado precipitado de bolhas, momento em que um líquido entra em ebulição. Isto só ocorre quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada, a tendência que as moléculas possuem de escapar (evaporar) torna-se tão grande que ocorre a ebulição (precipitação).

O ponto de ebulição (P.E.) é a medida da temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa. Por exemplo, a temperatura de ebulição da água é de aproximadamente 100°C, nesse ponto, a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica (pressão padrão). Dizemos então que o ponto de ebulição (P.E) da água é 100°C.

Evaporação: das três mudanças apresentadas até agora, essa é a que se realiza mais lentamente. Evaporar um líquido consiste na perda das moléculas integrantes para o ambiente. A molécula se movimenta com maior velocidade e adquire energia para vencer as forças intermoleculares e escapar (evaporar). A alteração é decorrente do aumento da pressão de vapor quando se eleva a temperatura.

Os líquidos apresentam uma tendência enorme de se transformarem em gases, é por isso que temos de tampar os recipientes onde estão contidos para evitar a perda das moléculas para o ambiente.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
O vidro é sólido ou líquido?



Química Geral - Química - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Alterações no estado físico de líquidos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alteracoes-no-estado-fisico-liquidos.htm. Acesso em 05 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UNCISAL) A rapadura, um produto sólido de sabor doce tradicionalmente consumido pela população do Nordeste do Brasil, originou-se das crostas presas às paredes dos tachos durante a fabricação do açúcar. Atualmente, o posicionamento da rapadura como “produto natural” ou “produto rural” é um valor agregado que a diferencia do açúcar refinado, seu principal concorrente. A produção da rapadura a partir do caldo de cana envolve as etapas apresentadas a seguir:

Na concentração, o caldo de cana é aquecido até transformar-se em um xarope denso e viscoso que borbulha no tacho. Quando atinge esse ponto, o xarope é transferido para um tipo de tanque redondo onde é moldada a rapadura. A concentração do caldo de cana ocorre porque a água está sendo eliminada por:

a) destilação.

b) evaporação.

c) sublimação.

d) solidificação.

e) condensação.

Exercício 2

Considere os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE) das seguintes substâncias:

Analisando os dados da tabela e considerando que essas substâncias foram submetidas a uma temperatura de 45oC, pode-se afirmar que o estado físico de cada uma delas é, respectivamente:

a) Sólido, gasoso, gasoso, líquido

b) Líquido, líquido, gasoso, sólido

c) Líquido, líquido, sólido, gasoso

d) Gasoso, gasoso, líquido, sólido

e) Líquido, líquido, gasoso, líquido 

Exercício 3

(UNESP SP)

Alquimia subterrânea transforma mina de carvão em mina de hidrogênio

Em uma área de mineração de carvão localizada no sul da Polônia, um grupo de cientistas está usando uma mina de carvão para avaliar experimentalmente um método alternativo para a produção de energia limpa e, assim, oferecer uma utilização para pequenos depósitos de carvão ou minas exauridas, que são tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais.

Na teoria e no laboratório, a injeção de oxigênio e de vapor no carvão resulta na produção de hidrogênio. No processo, oxigênio líquido é colocado em um reservatório especial, localizado nas galerias da mina de carvão, onde se transforma em oxigênio gasoso, começando o processo denominado de gaseificação de carvão.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

A passagem do oxigênio líquido para oxigênio gasoso é uma transformação física

a) exotérmica, classificada como fusão.

b) exotérmica, classificada como ebulição.

c) endotérmica, classificada como liquefação.

d) endotérmica, classificada como evaporação.

e) espontânea, classificada como sublimação.

Exercício 4

De todas as formas que a água pode sofrer vaporização, existe uma em que a transformação ocorre com uma velocidade muito lenta. Qual é o nome desse tipo de vaporização?

a) Calefação

b) Ebulição

c) Condensação

d) Fusão

e) Evaporação