Topo
pesquisar

Alterações no estado físico de líquidos

Química

Líquidos são facilmente modificados
Líquidos são facilmente modificados
PUBLICIDADE

Como mudar as características de um líquido? Transformá-lo em um sólido, em um precipitado de bolhas ou simplesmente fazer com que evapore? O segredo está em aumentar ou diminuir a temperatura, um líquido pode passar por transformações físicas se for alterada essa grandeza.

O curioso é que o mesmo não ocorre com os sólidos, estes apresentam estrutura definida, portanto, é mais difícil passarem por alterações físicas.

Vejamos como modificar o estado físico dos líquidos:

Congelamento: se diminuímos a temperatura de um líquido até que toda sua energia seja removida, haverá uma redução na energia cinética das partículas. A consequência dessa ação é o congelamento do líquido, neste caso, o decrescimento da temperatura foi responsável pela alteração física do estado líquido para o sólido.

Ebulição: o chamado precipitado de bolhas, momento em que um líquido entra em ebulição. Isto só ocorre quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada, a tendência que as moléculas possuem de escapar (evaporar) torna-se tão grande que ocorre a ebulição (precipitação).

O ponto de ebulição (P.E.) é a medida da temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa. Por exemplo, a temperatura de ebulição da água é de aproximadamente 100°C, nesse ponto, a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica (pressão padrão). Dizemos então que o ponto de ebulição (P.E) da água é 100°C.

Evaporação: das três mudanças apresentadas até agora, essa é a que se realiza mais lentamente. Evaporar um líquido consiste na perda das moléculas integrantes para o ambiente. A molécula se movimenta com maior velocidade e adquire energia para vencer as forças intermoleculares e escapar (evaporar). A alteração é decorrente do aumento da pressão de vapor quando se eleva a temperatura.

Os líquidos apresentam uma tendência enorme de se transformarem em gases, é por isso que temos de tampar os recipientes onde estão contidos para evitar a perda das moléculas para o ambiente.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
O vidro é sólido ou líquido?



Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Alterações no estado físico de líquidos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alteracoes-no-estado-fisico-liquidos.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UNCISAL) A rapadura, um produto sólido de sabor doce tradicionalmente consumido pela população do Nordeste do Brasil, originou-se das crostas presas às paredes dos tachos durante a fabricação do açúcar. Atualmente, o posicionamento da rapadura como “produto natural” ou “produto rural” é um valor agregado que a diferencia do açúcar refinado, seu principal concorrente. A produção da rapadura a partir do caldo de cana envolve as etapas apresentadas a seguir:

Na concentração, o caldo de cana é aquecido até transformar-se em um xarope denso e viscoso que borbulha no tacho. Quando atinge esse ponto, o xarope é transferido para um tipo de tanque redondo onde é moldada a rapadura. A concentração do caldo de cana ocorre porque a água está sendo eliminada por:

a) destilação.

b) evaporação.

c) sublimação.

d) solidificação.

e) condensação.

Questão 2

Considere os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE) das seguintes substâncias:

Analisando os dados da tabela e considerando que essas substâncias foram submetidas a uma temperatura de 45oC, pode-se afirmar que o estado físico de cada uma delas é, respectivamente:

a) Sólido, gasoso, gasoso, líquido

b) Líquido, líquido, gasoso, sólido

c) Líquido, líquido, sólido, gasoso

d) Gasoso, gasoso, líquido, sólido

e) Líquido, líquido, gasoso, líquido 

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola