Tipos de radiação ultravioleta

Química

PUBLICIDADE

A radiação ultravioleta é dividida em três partes, de acordo com a região do espectro de ondas em que se encontra:

Radiação UV-A: se estende desde 320 a 400 nanômetros (nm);

Radiação UV-B: ocupa a faixa de 280-320 nanômetros (nm);

Radiação UV-C: vai da faixa de 280 a comprimentos de onda menores.

Destas três radiações ultravioletas apenas a UV-B oferece riscos à saúde humana. A radiação UV-A não é absorvida pela atmosfera sendo importante a sua medição, já a UV-C é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre e por isso não participa das medidas feitas na superfície da Terra.

A radiação UV-B é a mais estudada de todas, ela é absorvida na estratosfera pelo ozônio, mas uma pequena quantidade que atinge a Terra já preocupa, pois o excesso a essa radiação causa câncer de pele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A medida da radiação UV-B é importante porque permite o estudo da camada de ozônio e também de sua destruição. Essa medida permite divulgar o chamado “índice de UV-B” e definir de forma quantitativa se o sol está forte ou fraco. Esse índice possui escala de 0 a 16, um exemplo: na cidade de São Paulo no inverno, o índice é de 5, e no verão é de 12.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Protetor solar em ação

As radiações solares recebem estudo especial
As radiações solares recebem estudo especial

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Tipos de radiação ultravioleta"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-radiacao-ultravioleta.htm. Acesso em 23 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Que tal saber mais sobre a luz e as suas propriedades? Entenda do que a luz é feita e como ela é produzida, além de conferir exemplos e interpretações sobre a natureza da luz.
Conheça a diferença entre material fluorescente e fosforescente, além de ver também outros termos relacionados, como luminescência e bioluminescência.
Veja o que são os raios infravermelhos, se eles apresentam algum perigo à saúde, suas fontes, aplicações e como ocorreu a sua descoberta.
Conheça a teoria de Max Planck que ajudou no maior entendimento da natureza da luz e explicou o fenômeno da radiação do corpo negro.