Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é solução saturada?

O que é Química?

Para entender o que é solução saturada, deve-se saber que, a uma determinada temperatura, o solvente consegue dissolver uma quantidade máxima de soluto.
Representação da preparação de uma solução
Representação da preparação de uma solução
PUBLICIDADE

A resposta para a pergunta o que é solução saturada é muito simples, pois, trata-se de uma mistura que apresenta a maior quantidade de soluto que certa quantidade solvente consegue dissolver a uma determinada temperatura.

Como na solução saturada o solvente sempre dissolve o máximo de soluto, teremos visualmente, nesse caso, um sistema homogêneo, ou seja, com apenas uma fase.

Representações de soluções saturadas
Representações de soluções saturadas

Assim, se adicionarmos qualquer quantidade a mais do soluto na solução saturada, não haverá dissolução completa e essa quantidade adicionada a mais ficará no fundo do recipiente, se mais densa que o solvente, ou na superfície, se menos densa que o solvente.

A solução saturada, com quantidade de soluto que se aglomera no fundo do recipiente, pode receber um dos títulos propostos abaixo:

  • Solução saturada com precipitado;

  • Solução saturada com corpo de chão;

  • Solução saturada com corpo de fundo.

Representação de uma solução saturada com precipitado
Representação de uma solução saturada com precipitado

Sem conhecer o coeficiente de solubilidade, que é a quantidade máxima de soluto que um solvente consegue dissolver a uma determinada temperatura, não é possível determinar se uma solução é saturada.

A seguir, veja alguns exemplos de formação de soluções.

1º Exemplo: Uma solução foi preparada com a adição de 20 g do soluto X a 100 g solvente Y a 10 oC. Sabendo que o coeficiente de solubilidade é de 15 g do soluto X por 100 g de solvente a 10 oC, podemos afirmar que temos uma solução saturada?

O coeficiente de solubilidade indica que 100 g do solvente Y dissolvem 15 g de soluto X a 10 oC. Como a solução foi preparada utilizando 20 g de X em 100 g de Y, logo o solvente dissolverá o seu limite, que é 15 g, e sobrarão 5 g de soluto não dissolvidos. Portanto, essa é uma solução saturada com corpo de fundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2º Exemplo: Uma solução foi preparada adicionando 40 g do soluto X a 200 g solvente Y a 25 oC. Sabendo que o coeficiente de solubilidade é de 20 g do soluto X por 100 g de solvente a 25 oC, podemos afirmar que se trata de uma solução saturada?

O coeficiente de solubilidade indica que 100 g do solvente Y podem dissolver 20 g de soluto X a 25 oC. A solução foi preparada utilizando 40 g de X em 200 g de Y, logo o solvente dissolverá o seu limite, pois 200 g de solvente dissolvem 40 g de soluto, assim como 100 g de solvente dissolvem 20 g de soluto. Portanto, temos uma solução saturada.

3º Exemplo: Uma solução foi preparada adicionando 25 g do soluto X a 100 g solvente Y a 30 oC. Sabendo que o coeficiente de solubilidade é de 35 g do soluto X por 100 g de solvente a 30 oC, podemos afirmar que temos uma solução saturada?

O coeficiente de solubilidade indica que 100 g do solvente Y dissolvem 35 g de soluto X a 30 oC. A solução foi preparada adicionando 25 g de X a 100 g de Y, assim, o solvente dissolverá uma quantidade inferior ao seu limite, que é 35 g, faltando 10 g de soluto para atingir o seu máximo de dissolução. Portanto, temos uma solução que não é saturada.

Atenção: Quando o solvente dissolve uma quantidade abaixo do seu limite, forma-se uma solução insaturada.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é solução saturada?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-solucao-saturada.htm. Acesso em 21 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola